Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Nos últimos anos a busca por aulas de cross training aumentou bastante na população mundial por combinar características de alta intensidade, abranger ambos os gêneros, várias faixas etárias, os mais diversos tipos de condicionamento físico e objetivos com o intuito de potencializar a qualidade de vida e sair do sedentarismo. 

O cross training, método de atividade física baseado no atletismo, ginástica olímpica e levantamento olímpico, foi criado no ano de 1995 por Greg Glassman e tem como prática a execução de exercícios de alta intensidade e funcionais. Dentre eles, movimentos ginásticos e exercícios aeróbicos

Preparamos essa matéria para você que quer se aperfeiçoar na modalidade, busca uma nova prática de exercícios físicos ou pretende se especializar na área. Continue lendo e entenda as vantagens das aulas de cross training para o corpo!

O que é o Cross Training?

As aulas de cross training são um programa de força e condicionamento, com o objetivo de promover uma resposta adaptativa do organismo e otimizar a competência física como a resistência cardiorrespiratória, muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão.

Os praticantes de cross training realizam vários tipos de exercícios como pedalar, correr, remar em curtas, médias e longas distâncias, estimulando todas as vias metabólicas do corpo (anaeróbio lático, glicolítico e oxidativo).

__CONFIG_colors_palette __ {"active_palette": 0, "config": {"colors": {"62516": {"name": "Main Accent", "parent": - 1}}, "gradients": []}, " paletas ": [{" nome ":" Paleta padrão "," valor ": {" cores ": {" 62516 ": {" val ":" rgb (195, 29, 13) "," hsl ": {" h ": 5," s ": 0,875," l ": 0,4078}}}," gradientes ": []}}]} __ CONFIG_colors_palette__
SAIBA MAIS

Outras características das aulas de cross training é a inserção de elementos da ginástica, para que o praticante possa controlar o corpo de forma dinâmica e estática, além de elementos do levantamento olímpico para o desenvolvimento da potência explosiva e domínio dos padrões de recrutamento motor.

Os benefícios da prática do cross training são inúmeros, feito de forma regular confere saúde a longo prazo, controle de peso corporal, desenvolvimento das capacidades físicas, além de melhorar o condicionamento do corpo.

Exercícios para as aulas de Cross Training

Pedalar, correr, nadar e remar em incontáveis variações de exercícios durante as aulas de cross training. Movimentos como clean e jerk, snatch, agachamento, deadlift, push press, bench press e power clean, fazem parte da prática, assim como saltar, arremessar e receber madballs, pull-ups, dips, push-ups, paradas de mão, subida à força na parada de mão, piruetas, kips, estrelas, muscle-ups e sit-ups. 

Os equipamentos mais utilizados são bicicletas, esteiras, remos e ergômetros, conjuntos de anilhas olímpicas, argolas, tapetes para exercícios livres, caixas pliométricas, madballs, cordas de pular, além de barras paralelas e horizontais.

Uma das vantagens de uma sessão de cross training é que ela proporciona não apenas benefícios estéticos, como redução do percentual de gordura e definição do tecido muscular, mas também a saúde, trabalhando diretamente a:

  • Superação;
  • Trabalho em equipe;
  • Desenvolvimento de um novo estilo de vida;
  • Modificação da composição corporal;
  • Melhoria da resistência cardiovascular e respiratória;
  • Aprimoramento da força, flexibilidade, velocidade, agilidade, coordenação e equilíbrio.

Diferenças entre aulas de Cross Training, Crossfit e Treinamento Funcional

As aulas de cross training são vistas como a prática de diversos esportes seguindo os princípios das modalidades: ginástica, atletismo e levantamento olímpico, porém com a mistura de treinamento em circuito, com mais ou menos intensidade. 

O seu objetivo é promover o condicionamento físico geral, saúde e bem-estar, sem pensar em rendimento a nível atlético.

O Crossfit é uma marca com os mesmos princípios de treinamento do Cross Training, porém, de acordo com a visão do Crossfit, a prática é mais abrangente, pois a modalidade vai além dos parâmetros normais das demandas típicas de um esporte ou treinamento. No Crossfit, além dos movimentos, o treino é focado em vias metabólicas, métodos e esportes comuns ao programa de treinamento do praticante. 

O Crossfit hoje, além de uma marca registrada, é considerado um esporte, pois possui um método uniformemente praticado no mundo inteiro, muito competitivo e intenso. 

Já o treinamento funcional é uma modalidade que trabalha através do treinamento, padrões de movimento necessários para o recrutamento motor das atividades da vida diária. Tem como objetivo traçar um planejamento lógico e evolutivo, melhorando as capacidades físicas (resistência, força, velocidade, flexibilidade, agilidade, coordenação motora e equilíbrio) do praticante, com movimentos multiplanares e integrados. 

Mesmo com as diferenças entre os exercícios, qualquer uma traz ótimos resultados. A escolha da modalidade vai depender das necessidades, perfil e condições físicas de cada pessoa.

Dicas para boas aulas de Cross Training

Dica 1: Respeite o limite do aluno

Lembre-se que cada praticante tem seus pontos fortes e fracos assim como dias bons e ruins. Por isso, respeitar os limites de cada um é uma boa alternativa para que as aulas de cross training tragam excelentes resultados de maneira segura, sem atrapalhar o desempenho do aluno.

Dica 2: Estimule sempre

Seja positivo e estimule o aluno a alcançar suas metas, ter disciplina e a dedicar-se 100% durante o treino. Estímulos através de frases positivas e de encorajamento farão com que o aluno sempre esteja disposto a alcançar seus objetivos e levar essa disciplina e os ensinamentos do cross training para outras situações da sua vida.

Dica 3: Planeje

Planejar significa organizar e traçar estratégias para o alcance dos objetivos e das metas. Uma aula planejada trará uma linha organizada de treino de maneira segura e eficiente para o aluno e ele não sentirá insegurança nem ficará desestimulado a praticar a atividade.

Conclusão

A prática do cross training é uma excelente opção de treinamento físico e que traz vários benefícios, não apenas físicos, mas modificações nos hábitos de vida e na forma como encarar as situações cotidianas. 

Desenvolve a disciplina, a superação e o espírito de equipe e, por isso, a modalidade vem sendo muito escolhida e praticada por pessoas com os mais diversos objetivos. 

Para se alcançar e aproveitar de todas as vantagens que a modalidade proporciona, é importante a supervisão de um profissional de educação física especializado e ainda iniciar a prática das aulas de cross training progressivamente, respeitando os limites e o condicionamento físico de cada pessoa.

 

REFERÊNCIAS

BARRANCO-RUIZ, Yaira et al. Prevalência de lesões em programas de exercícios baseados em Crossfit®, cross training e metodologias de treinamento funcional de alta intensidade: revisão sistemática. Revista de cinética humana, v. 73, p. 251, 2020.

TIBANA, Ramires Alsamir; ALMEIDA, Leonardo Mesquita de; PRESTES, Jonato. Crossfit® riscos ou benefícios? O que sabemos até o momento. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 23, n. 1, p. 182-185, 2015.

MEYER, Jena; MORRISON, Janet; ZUNIGA, Julie. The benefits and risks of CrossFit: a systematic review. Workplace health & safety, v. 65, n. 12, p. 612-618, 2017.

D’ELIA, Luciano. Guia completo de treinamento funcional. Phorte Editora LTDA, 2017.

BOYLE, Michael. Avanços no treinamento funcional. Artmed Editora, 2015.