Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

O  Levantamento de Peso Olímpico (LPO) é uma das modalidades que o CrossFit abrange. Portanto, hoje vamos conhecer tudo o que você deve saber tudo sobre LPO: o que é, como surgiu, quem pratica e quais os detalhes desta modalidade esportiva. Acompanhe nosso texto e, ao final desta leitura, saiba tudo sobre LPO! Vamos lá?

O que é LPO?

O halterofilismo, levantamento de peso, ou ainda levantamento de peso olímpico é um esporte que consiste, basicamente, no atleta levantar o maior peso possível. O atleta deve elevar o peso disposto em uma barra do chão até a cabeça.

Neste esporte, compete-se em duas modalidades: o Arranco e o Arremesso. O objetivo principal do LPO é desenvolver a potência do atleta (força rápida, explosiva), mas sem deixar de exigir técnica, flexibilidade, coordenação e equilíbrio. 

A História do Levantamento de Peso Olímpico

O LPO é um esporte praticado há milênios. No início do seu surgimento, o intuito maior da modalidade era encontrar o homem mais forte daquela cidade ou local onde  acontecia a competição. Passando os anos, no século XIX, o LPO chegou à Europa. Assim, em meio ao auge europeu, este esporte tornou-se popular. O Levantamento de peso Olímpico está no quadro Olímpico moderno desde 1896, na Olimpíada de Atenas, na Grécia. 

O Levantamento de Peso esteve fora das competições olímpicas durante alguns anos, mas em 1920 ele voltou a competição. 

Curiosamente, o LPO também esteve presente na história de outras civilizações. Na China, por exemplo, o levantamento de peso era uma das etapas de recrutamento do exército. Já na Grécia, ele era uma forma de aquecimento para a prática de outros esportes.

O Levantamento de Peso Olímpico nas Olimpíadas

levantamento-de-peso-olímpico-nas-olimpíadas

O LPO passou por altos e baixos ao longo da história dos Jogos Olímpicos. Ausente nos jogos de 1900, ela voltou a aparecer em 1904, mas não fez parte das edições de 1908 e 1912. Com o cancelamento dos jogos durante o período da Primeira Guerra Mundial, a modalidade voltou a fazer parte dos jogos apenas em 1920. Após algumas modificações ao longo dos anos, o LPO só foi consolidado com o modelo atual nos Jogos Olímpicos de 1932.

O levantamento de peso reinserido nos Jogos Olímpicos de Verão de 1920 era composto por três provas:  o Arranco com uma mão, o Arremesso com uma mão e o Arremesso com as duas mãos. Porém, já nos Jogos Olímpicos de Verão de 1924, participaram cinco provas: o Arranco com uma mão, o Arranco com duas mãos, o Arremesso com uma mão, o Arremesso com duas mãos e o Desenvolvimento com as duas mãos.

Além disso, em 1928, nos Jogos Olímpicos de Amsterdã, foi instituído o triplo Levantamento e Desenvolvimento.

Campeonatos mundiais e o LPO

A partir de 1946, os campeonatos mundiais de Levantamento de Peso passaram a ser realizados regularmente e anualmente, à exceção dos anos em que aconteciam os Jogos Olímpicos. A partir do campeonato mundial de 1969, em Varsóvia, as seguintes categorias ganhavam medalhas: o Desenvolvimento, o Arranco e o Arremesso. Ainda em 1969, a federação internacional recebeu o novo nome de Fédération Haltérophile International (FHI) e a European Weightlifting Federation foi fundada.

Porém, em 1972 a federação internacional foi renomeada para International Weightlifting Federation (IWF) e, desde então, o nome não mais foi alterado.

Outro fator importante na história das competições mundiais do LPO foi que, no Congresso da IWF em 25 de agosto de 1972, em Munique, foi decidido que o desenvolvimento não faria mais parte das competições da federação. Esta decisão considerava a data a partir de 1º de janeiro de 1973. As autoridades optaram por esta escolha devido a problemas que ocorriam na arbitragem dessa modalidade, além de preocupações com a saúde dos atletas. Assim, o Arranco e o Arremesso foram deixados como os movimentos padrão do desporto.

Um marco importante para o Levantamento de Peso foi em 1964, quando o esporte tornou-se modalidade também dos Jogos Paraolímpicos. Já a participação feminina foi inserida apenas depois: nos Jogos Paraolímpicos as mulheres competem desde 1996 e, enquanto nos convencionais, apenas desde 2000. 

As modalidades do Levantamento de Peso:

modalidades-do-levantamento-de-peso

Agora que já sabemos tudo sobre o surgimento do LPO, vamos conhecer a fundo sobre as modalidades deste esporte e como elas são praticadas.

Arranco (Snatch):

O Arranco é a primeira prova da competição e consiste em levantar a barra do solo até acima da cabeça num movimento sem pausa, sem apoiá-la no corpo. Para o Arranco, primeiro a barra é colocada horizontalmente em frente às pernas do levantador; depois, ela deve ser agarrada pelo atleta, com as palmas das mãos para baixo, e em seguida puxada em um único movimento. Então, o peso deve ser erguido até a extensão completa de ambos os braços acima da cabeça, enquanto o levantador se agacha ou dobra as pernas.
Com a barra já levantada, deve-se estabilizá-la durante dois segundos e esperar o sinal de “abaixar” dos árbitros. Por fim, os árbitros dão o sinal de “abaixar” a barra ao observar que o levantador ficou imóvel em todas as partes do corpo enquanto erguia o peso.

Você sabia que o Arranco é o segundo movimento técnico mais complexo dentro de uma Olimpíada? O Arranco fica atrás somente do salto com vara, modalidade do atletismo.

Arremesso (Clean and Jerk):

O Arremesso é executado em duas partes. Primeiro, a barra é colocada horizontalmente em frente das pernas do levantador. Depois, ela é agarrada, com as palmas das mãos para baixo e levantada até à altura dos ombros, por cima do peito. Enquanto isso, o levantador deve se agachar ou dobrar as pernas. A seguir, o atleta deve se reerguer e alinhar-se. 

Na segunda parte desta modalidade, usando a força conjunta de braços e pernas, a barra é levantada acima da cabeça, enquanto que o levantador realiza um movimento em forma de tesoura com as pernas. Depois, o atleta deve realinhar as pernas, manter os braços estendidos e estabilizar o corpo durante dois segundos. Assim, ele deve esperar o sinal de “abaixar” dos árbitros. Da mesma forma que o Arranco, os árbitros dão o sinal de “abaixar” a barra assim que observam que o levantador está com todas as partes do corpo imóveis.

Como funciona uma competição de Levantamento de Peso Olímpico?

A competição de LPO é realizada numa plataforma (tablado) de 4mx4m, que pode ser feita de madeira, plástico ou qualquer material sólido. Além disso, esta plataforma deve ser coberta por um material não escorregadio, a fim de evitar acidentes.

O haltere (peso que irá ser levantado) é constituído das seguintes partes:

  1. A barra
  2. Os discos
  3. Os colares

Para a prova masculina de Levantamento de Peso Olímpico, a barra deve medir 2,20 m de comprimento, pesar 20 kg e possuir 2,8 cm de diâmetro. Enquanto isso, a distância entre os discos internos deve ser de 1,31 m. Já para a prova feminina, a barra deve ter 2,01 m, 15 kg e 2,5 cm de diâmetro.

Além disso, os discos de peso são feitos de metal e a coloração varia conforme o peso.

Os discos brancos pequenos representam 0,5 kg e os grandes são um total de 5 kg. Quando falamos dos verdes, os menores pesam 1kg e os maiores 10kg. Já os pesos amarelos são divididos entre 1,5kg e 15kg. Ainda, os azuis apresentam as marcações de 2kg e 20kg. Finalizando, os pequenos vermelhos possuem a carga de 2,5kg, e os grandes 25kg. Todas as cargas precisam conter uma indicação clara e visível do seu peso.

Os colares (presilhas) devem pesar 2,5 kg cada um tanto para os homens e mulheres.

material-levantamento-de-peso-olímpico

Como funcionam as provas de Levantamento de Peso?

Existem duas provas no Levantamento de Peso Olímpico, como já foi referido antes: o Arranque e o Arremesso. Assim, em uma prova de competição, cada atleta tem três tentativas para levantar o maior peso possível de Arranco e de Arremesso. 

Primeiro, todos os atletas da competição realizam os três movimentos de Arranco; depois, todos os atletas realizam os três movimentos de Arremesso, finalizando a prova de Arremesso. 

A soma dos maiores pesos levantados no Arranque e no Arremesso determina o total de peso levantado pelo atleta. Portanto, quem levantar mais peso neste total vence a competição. Em caso de empate, o atleta com o menor peso corporal (que foi pesado antes da competição) vence. Entretanto, persistindo o empate, quem levantou a carga primeiro, sai como vencedor. 

As categorias são divididas por peso corporal, da seguinte forma:

Masculinas Femininas
Categorias da IWF 

(Federacao Internacional)

Jogos Olímpicos       Categorias da IWF

(Federacao Internacional)

Jogos Olímpicos
Até 55 kg Até 61 kg Até 45 kg Até 49 kg
Até 61 kg Até 67 kg Até 49 kg  Até 55 kg
Até 67 kg Até 73 kg Até 55 kg Até 59 kg
Até 73 kg Até 81 kg Até 59 kg Até 64 kg
Até 81 kg Até 96 kg Até 64 kg Até 76 kg
Até 89 kg Até 109 kg Até 71 kg Até 87 kg
Até 96 kg +109 kg Até 76 kg Até +87 kg
Até 102 kg Até 81 kg
Até 109 kg Até 87 kg
+109 kg +87 kg

 

O treinamento para o Levantamento de Peso

Existem diversas maneiras de treinar para conseguirmos levantar o maior peso possível no LPO. Saiba que durante a preparação para as competições não são treinados somente os movimentos técnicos, mas são treinadas variantes para desenvolver mais ainda capacidades de força, potência, agilidade, técnica e equilíbrio do atleta. 

Então o LPO é parecido com o CrossFit?

O LPO é um esporte olímpico realizado em uma competição individual para atletas dessa modalidade. Entretanto, o levantamento de peso faz parte da rotina de quem pratica Crossfit. Por ser um movimento que ativa diversas regiões do corpo e ajuda no aumento da força,  o LPO é muito benéfico para os atletas do Crossfit.

Além disso, o Levantamento de Peso Olímpico é uma modalidade exclusivamente focada no aumento de carga. Já no CrossFit, o levantamento de peso costuma ser feito de forma mais dinâmica, com uma carga não tão elevada. Também, no treino de CrossFit, o LPO é praticado em meio a diversos outros exercícios.

Conclusão

O Levantamento de Peso Olímpico é um esporte complexo e que requer, além de força, técnica. Hoje em dia, ainda há pouca informação difundida sobre esta modalidade, mas com a expansão do CrossFit, o LPO tende a se tornar mais conhecido e mais praticado fora dos jogos olímpicos. 

Referências:

https://www.basefitness.com.br/lpo-levantamento-de-peso-olimpico/

http://rededoesporte.gov.br/pt-br/megaeventos/olimpiadas/modalidades/levantamento-de-peso

https://pt.wikipedia.org/wiki/Halterofilismo

Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.