Uma das maiores alegrias da vida é ver uma criança correndo e brincando, dançando e se divertindo, com saúde e disposição, seja nos parques, na rua, ou em uma sala cheia de brinquedos. Ou seja, qualquer atividade física na infância.
Mas, é impressão minha, ou quase não estamos mais vendo crianças andando de bicicleta, de patins, correndo, e subindo em árvores?
Sim, é verdade, a nova tecnologia chegou para todos, até para as crianças.
Não precisamos ir muito longe para ver uma criança de quatro anos já com o celular do pai, do irmão, mexendo e vendo animações virtuais, pulando e saltitando apenas com os dedinhos, mas seu corpo extremamente parado em uma cadeira, sofá, ou até mesmo no chão, onde a interação acontece apenas entre ela e sua tela, do celular ou tablet.
E aí que chega a seguinte interrogação: e a socialização com as demais crianças? E a fantasia de ser criança? E o movimento motor para chegar à idade adulta? E a saúde, aonde fica?
Pois o corpo necessita de movimentos, o ser humano necessita de interação, socialização, precisa manipular e sentir, precisa tocar, e a infância é o período onde as descobertas entram!
Portanto, o texto abaixo descreve a importância da atividade física na infância e os benefícios do exercício físico. Vamos lá?
Atividade física na infância
A atividade física na infância, ou o movimento do corpo, tem um papel essencial para o desenvolvimento infantil! Esses movimentos expressam emoções, ampliam a postura corporal, auxiliam na linguagem corporal, e desenvolvem a capacidade afetiva e intelectual.
- Habilidades Motoras do Movimento
- Caminhar
- Correr
- Saltar
- Habilidades Manipulativas do Movimento
- Arremesso de Objeto
- Chute de Bola
- Recepção de Algum Item,
- Ou até como Cortar um Papel
- Habilidades Estabilizadores do Movimento
- Tentar Manter a Postura Vertical
- Ter Domínio do Corpo
- Rolar
- Andar sobre uma Faixa
- Corda no Chão
Todas essas habilidades devem ser estimuladas dentro da atividade fisica na infância, e uma vez que esta etapa não seja trabalhada, a criança perde, e infelizmente não recupera na idade adulta.
As mudanças do desenvolvimento motor e até afetiva ou emocional, ocorre no período da educação infantil, e é na infância onde se constroem o desenvolvimento psicológico e as habilidades motoras, e isto inclui atividades/ brincadeiras das crianças na infância.
O brincar no trabalho pedagógico é uma tarefa estratégica, utilizando de atividades para garantir o aprimoramento das habilidades motoras.
E conforme esta criança avança com a idade, essas funções que foram desenvolvidas ao longo do período auxiliam na melhora da capacidade de seus movimentos e habilidades e uma maior capacidade de controlar seus movimentos.
O brincar é onde a fantasia toma conta da realidade, e assim as atividades vão acontecendo naturalmente.
Freire (1997) afirma que a criança é para ser educada e não adestrada, sendo assim, as atividades desenvolvidas pelas crianças devem levá-las a pensar, a terem consciência da ação corporal que estão realizando.
Independentemente de qual seja o conteúdo escolhido, os processos de ensino e aprendizagem devem considerar as características dos alunos em todas as suas dimensões:
- Cognitiva
- Corporal
- Afetiva
- Ética
- Estética
- Relação Interpessoal
- Inserção Social
É com toda clareza que a infância é uma fase importantíssima para os desenvolvimentos de habilidades e comportamentos, que perduram ao longo da vida.
Benefícios da atividade física na infância
Há 3 décadas ainda víamos crianças brincando nas ruas, com seus colegas e vizinhos de porta, víamos mais crianças andando de bicicleta e brincando de pique esconde.
Os parques muitas vezes eram morros de areia de construção, os tijolos dos vizinhos, e qualquer objeto que levasse a criança a imaginar uma situação no seu mundo imaginário.
Porém, hoje temos crianças presas em paredes de tijolos, chamadas casas, que mais parece uma prisão com muitos equipamentos eletrônicos.
O nível de obesidade infantil está se tornando algo comum na sociedade atual.
Isso, porque a falta de espaço no ambiente de casa, a falta de estrutura das cidades grandes, e dos colégios e escolas fazem com que a criança se desmotive para brincar ou fazer qualquer atividade, gerando assim um corpo parado, sem movimento, e atrás de telas virtuais.
E para piorar: uma imensidade alimentos industrializados, devido à praticidade do dia a dia. Os tornando assim, seres pequeninos, acima do peso, depressivos e com doenças que antes aparecia apenas em pessoas adultas ou idosas.
A prática da atividade física pode aumentar a autoestima de qualquer pessoa, mas para a criança, gera uma alegria imensurável, aquele sorriso no rosto, as mãos sujas de manipular algo diferente, a socialização de um convívio com demais crianças da mesma idade, o humor e a autoconfiança.
A socialização com outras crianças é essencial, porque há brincadeiras individuais, mas há outras brincadeiras que são coletivas e que precisam deste convívio, e dentro dessas brincadeiras há regras, que devem ser orientadas a todos pelo professor, que tem papel essencial nesta etapa.
Pois os jogos coletivos ou brincadeiras que envolvam ganhos e perdas, levam a criança a lidar com este equilíbrio.
A questão de saúde e estética também é importante, pois hoje o índice de crianças com diabetes e colesterol elevado, e um circunferência abdominal altíssima, faz com que haja uma reflexão sobre o quão doente será este indivíduo na idade adulta.
E a atividade física influencia nesta questão, pois um corpo ativo, é um corpo saudável!
Muito se questiona que exercício físico para a criança é prejudicial, porém a atividade física pode ser uma brincadeira ativa na qual a criança se movimenta brincando, e os benefícios, são muitos. Dos quais:
- Estimula o Crescimento e Desenvolvimento
- Melhora Postura e Equilíbrio
- Fortalece Ossos, Músculos e Articulações
- Tem Domínio do Corpo
- Autoestima Elevada
- Socialização
- Promove a Saúde
- Minimiza a Obesidade e Depressão
- Minimiza Doenças relacionadas ao Sedentarismo
Devemos ressaltar que toda atividade, brincadeira ou exercício, deve entreter e ser do gosto da criança, para que seja algo prazeroso. E assim seja aproveitada a atividade física na infância.
Concluindo…
O exercício físico ou qualquer atividade, é bem-vinda em qualquer idade da vida, porém, é na infância que os movimentos são trabalhados.
A atividade deve ser inserida desde os primeiros meses da vida, estimulando esta criança a manipular objetos diferenciados, engatinhar, segurar e puxar.
É importante que qualquer atividade seja feita de forma prazerosa, e que este importante do movimento do corpo perdure até a velhice.
A atividade física na infância, de forma bem orientada, só trará benefícios ao corpo e a mente. Muito além do lado estético, temos a saúde, porém a mente deve estar em equilíbrio também!
Nadas a ver! Eu botei para ler mais e apareceu um texto enorme
ótimo texto! Temos que cuidar da saúde das crianças desse século!!!!
É mesmo
Ótimo texto, precisamos cada dia estimular nossas crianças para uma melhor qualidade de vida, e fazer conscientização desde de pequenos para serem adulto melhores no amanhã
Ótimo texto
ok professor
Excelente texto. Parabéns!
Ótimo texto, atividade física só contribui para o bom desenvolvimento mental, corporal é educacional das crianças.
Um texto muito interessante. hoje em dia está acontecendo isso mesmo! Devemos da mas atenção as nossas crianças, tira de frente a televisão, do celular, e tablete. E por as crianças para brincar !
Meu filho tem 11 anos ele já pode fazer musculação? Ele faz natação desde 3 anos e vejo que já está desmotivado por fazer muito tempo!
O médico ortopedista indicou que fizesse musculação sem peso, e com acompanhamento.
Gostaria de saber se não está muito cedo pra isso?
Excelente matéria , gostei!
OTIMO TESTO MINHA FILIHA AMOU E ELA SO FICA NO CELULAR MAIS AGORA QUE ELA LEU O TESTO TA LA BRINCADO NA RUA
bom mesmo pra todos isso
Muito bom saber que eu preciso fazer essa brincadeira
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