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Uma das maiores alegrias da vida é ver uma criança correndo e brincando, dançando e se divertindo, com saúde e disposição, seja nos parques, na rua, ou em uma sala cheia de brinquedos. Ou seja, qualquer atividade física na infância.

Mas, é impressão minha, ou quase não estamos mais vendo crianças andando de bicicleta, de patins, correndo, e subindo em árvores?

Sim, é verdade, a nova tecnologia chegou para todos, até para as crianças.

Não precisamos ir muito longe para ver uma criança de quatro anos já com o celular do pai, do irmão, mexendo e vendo animações virtuais, pulando e saltitando apenas com os dedinhos, mas seu corpo extremamente parado em uma cadeira, sofá, ou até mesmo no chão, onde a interação acontece apenas entre ela e sua tela, do celular ou tablet.

E aí que chega a seguinte interrogação: e a socialização com as demais crianças? E a fantasia de ser criança? E o movimento motor para chegar à idade adulta? E a saúde, aonde fica?

Pois o corpo necessita de movimentos, o ser humano necessita de interação, socialização, precisa manipular e sentir, precisa tocar, e a infância é o período onde as descobertas entram!

Portanto, o texto abaixo descreve a importância da atividade física na infância e os benefícios do exercício físico. Vamos lá?

Atividade física na infância

A atividade física na infância, ou o movimento do corpo, tem um papel essencial para o desenvolvimento infantil! Esses movimentos expressam emoções, ampliam a postura corporal, auxiliam na linguagem corporal, e desenvolvem a capacidade afetiva e intelectual.

  • Habilidades Motoras do Movimento
    • Caminhar
    • Correr
    • Saltar
  • Habilidades Manipulativas do Movimento
    • Arremesso de Objeto
    • Chute de Bola
    • Recepção de Algum Item,
    • Ou até como Cortar um Papel
  • Habilidades Estabilizadores do Movimento
    • Tentar Manter a Postura Vertical
    • Ter Domínio do Corpo
      • Rolar
      • Andar sobre uma Faixa
      • Corda no Chão

Todas essas habilidades devem ser estimuladas dentro da atividade fisica na infância, e uma vez que esta etapa não seja trabalhada, a criança perde, e infelizmente não recupera na idade adulta.

As mudanças do desenvolvimento motor e até afetiva ou emocional, ocorre no período da educação infantil, e é na infância onde se constroem o desenvolvimento psicológico e as habilidades motoras, e isto inclui atividades/ brincadeiras das crianças na infância.

O brincar no trabalho pedagógico é uma tarefa estratégica, utilizando de atividades para garantir o aprimoramento das habilidades motoras.

E conforme esta criança avança com a idade, essas funções que foram desenvolvidas ao longo do período auxiliam na melhora da capacidade de seus movimentos e habilidades e uma maior capacidade de controlar seus movimentos.

O brincar é onde a fantasia toma conta da realidade, e assim as atividades vão acontecendo naturalmente.

Freire (1997) afirma que a criança é para ser educada e não adestrada, sendo assim, as atividades desenvolvidas pelas crianças devem levá-las a pensar, a terem consciência da ação corporal que estão realizando.

Independentemente de qual seja o conteúdo escolhido, os processos de ensino e aprendizagem devem considerar as características dos alunos em todas as suas dimensões:

  1. Cognitiva
  2. Corporal
  3. Afetiva
  4. Ética
  5. Estética
  6. Relação Interpessoal
  7. Inserção Social

É com toda clareza que a infância é uma fase importantíssima para os desenvolvimentos de habilidades e comportamentos, que perduram ao longo da vida.

Benefícios da atividade física na infância 

Há 3 décadas ainda víamos crianças brincando nas ruas, com seus colegas e vizinhos de porta, víamos mais crianças andando de bicicleta e brincando de pique esconde.

Os parques muitas vezes eram morros de areia de construção, os tijolos dos vizinhos, e qualquer objeto que levasse a criança a imaginar uma situação no seu mundo imaginário.

Porém, hoje temos crianças presas em paredes de tijolos, chamadas casas, que mais parece uma prisão com muitos equipamentos eletrônicos.

O nível de obesidade infantil está se tornando algo comum na sociedade atual.

Isso, porque a falta de espaço no ambiente de casa, a falta de estrutura das cidades grandes, e dos colégios e escolas fazem com que a criança se desmotive para brincar ou fazer qualquer atividade, gerando assim um corpo parado, sem movimento, e atrás de telas virtuais.

E para piorar: uma imensidade alimentos industrializados, devido à praticidade do dia a dia. Os tornando assim, seres pequeninos, acima do peso, depressivos e com doenças que antes aparecia apenas em pessoas adultas ou idosas.

A prática da atividade física pode aumentar a autoestima de qualquer pessoa, mas para a criança, gera uma alegria imensurável, aquele sorriso no rosto, as mãos sujas de manipular algo diferente, a socialização de um convívio com demais crianças da mesma idade, o humor e a autoconfiança.

A socialização com outras crianças é essencial, porque há brincadeiras individuais, mas há outras brincadeiras que são coletivas e que precisam deste convívio, e dentro dessas brincadeiras há regras, que devem ser orientadas a todos pelo professor, que tem papel essencial nesta etapa.

Pois os jogos coletivos ou brincadeiras que envolvam ganhos e perdas, levam a criança a lidar com este equilíbrio.

A questão de saúde e estética também é importante, pois hoje o índice de crianças com diabetes e colesterol elevado, e um circunferência abdominal altíssima, faz com que haja uma reflexão sobre o quão doente será este indivíduo na idade adulta.

E a atividade física influencia nesta questão, pois um corpo ativo, é um corpo saudável!

Muito se questiona que exercício físico para a criança é prejudicial, porém a atividade física pode ser uma brincadeira ativa na qual a criança se movimenta brincando, e os benefícios, são muitos. Dos quais:

  • Estimula o Crescimento e Desenvolvimento
  • Melhora Postura e Equilíbrio
  • Fortalece Ossos, Músculos e Articulações
  • Tem Domínio do Corpo
  • Autoestima Elevada
  • Socialização
  • Promove a Saúde
  • Minimiza a Obesidade e Depressão
  • Minimiza Doenças relacionadas ao Sedentarismo

Devemos ressaltar que toda atividade, brincadeira ou exercício, deve entreter e ser do gosto da criança, para que seja algo prazeroso. E assim seja aproveitada a atividade física na infância.

Concluindo…

O exercício físico ou qualquer atividade, é bem-vinda em qualquer idade da vida, porém, é na infância que os movimentos são trabalhados.

A atividade deve ser inserida desde os primeiros meses da vida, estimulando esta criança a manipular objetos diferenciados, engatinhar, segurar e puxar.

É importante que qualquer atividade seja feita de forma prazerosa, e que este importante do movimento do corpo perdure até a velhice.

A atividade física na infância, de forma bem orientada, só trará benefícios ao corpo e a mente. Muito além do lado estético, temos a saúde, porém a mente deve estar em equilíbrio também!

Referência Bibliográfica
FREIRE, João Batista. Educação de Corpo Inteiro: Teoria e Prática da Educação Física (Pensamento e ação no magistério). São Paulo: Scipione, 1997.

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