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A Importância da Psicomotricidade na Iniciação ao Esporte Para Crianças

O esporte é uma ferramenta importante para o desenvolvimento da psicomotricidade de qualquer indivíduo, principalmente quando desenvolvido em crianças. A criança em sua iniciação em algum esporte precisa de um trabalho planejado e voltado especificamente para o seu perfil.

Uma criança em iniciação ao esporte ainda está se descobrindo, por isso momentos críticos podem ser apresentados, pois ainda estão sendo estimuladas suas habilidades, podendo haver mudança físicas e psicológicas.

Criança, Movimento e Esporte

A criança que brinca e pratica esportes tem um domínio maior do seu corpo e de sua coordenações motora. O movimento é a essência da vida e da infância.

A pessoa ao nascer se comunica por meio de movimentos e gestos, ou seja, suas habilidades motoras iniciais. Ao longo do tempo essas habilidades vão evoluindo e sendo moldadas dentro de casa e principalmente dentro do ambiente escolar.

As atividades esportivas devem ter um caráter recreativo, mesmo que isso ocorra em uma só modalidade e devem traduzir os objetivos específicos que o professor deseja alcançar com as crianças.

Com um trabalho lúdico a criança diverte-se, aprimora seu desenvolvimento motor, cria gosto pelo esporte que está sendo trabalhado e cria um domínio sócio afetivo.

Para esse trabalho temos como ferramenta o uso da psicomotricidade, quando a criança é estimulada não somente em sua parte motora, mas também em sua parte psíquica, assim buscando que a criança tenha um desenvolvimento maior e fazendo com que ela leve esses benefícios para a vida toda.

O que é Psicomotricidade?

Psicomotricidade é a ciência que estuda o homem em seu estado de movimento, seja interno ou externo, em relação ao mundo. Está relacionado aos processos cognitivos, afetivos e motores. Suas bases são os conhecimentos básicos de movimento, intelecto e afeto (FONSECA, 2004).

Fonseca (2004) afirma que a psicomotricidade não deve ser entendida como um conflito da mente com o corpo, mas como a união desses dois fatores, pois todo movimento é carregado de afeto, assim havendo a sua conexão.

De acordo com a ABP (2016), a psicomotricidade é uma organização de movimentos que leva em consideração as experiências vividas pelo sujeito, buscando respeitar a sua individualidade, por meio de conjuntos de conhecimentos, psicológicos e motores.

Iniciação Desportiva

Os jogos desportivos, nas escolas regulares e escolas de esportes, são constituídos por várias modalidades esportivas, podemos destacar dentre as mais praticadas:

  • Voleibol;
  • Futsal;
  • Futebol;
  • Handebol;
  • Basquetebol;
  • Dentre outros.

Para a iniciação de uma prática desportiva devemos levar em consideração a adequação da característica física e motora do indivíduo a ser trabalhado.

Deve-se também observar se a criança tem os níveis mínimos de desenvolvimento motor, físico e psíquico para adequar-se à prática corporal exigida.

A iniciação desportiva é considerada um período em que a criança começa a aprender de forma específica e planejada a prática esportiva.

Portanto, é necessário que se conheçam e respeitem suas características para que ela não sofra um amadurecimento precoce.

É importante também ressaltar que quando uma criança começa um trabalho de iniciação desportiva, esta deve ser adequada as limitações infantis sem queimar etapas no seu aprendizado para assim manter seu interesse nas atividades.

O desenvolvimento da criança fica mais evidente e equilibrado quando se exige regras em competição, já por outro lado o esporte introduzido junto a pedagogia também promove:

  • A Cooperação;
  • Inclusão;
  • Disciplina;
  • Entre Outros Ganhos à Criança.

Procedimentos Básicos de Ensino

Para o melhor desenvolvimento da modalidade é válida a adoção de alguns procedimentos básicos para o melhor suporte didático e pedagógico nas aulas (FERREIRA, 2008).

Tais quais:

  • Conhecimentos Compatíveis Com as Exigências da Área Exigida;
  • Formação de Acervo Motor;
  • Iniciar o Ensino com Atividades Simples;
  • Atividades de Interesse da Criança;
  • Observar e Diagnosticar Comportamentos;
  • Utilizar Procedimentos de Forma Prazerosa;
  • Utilizar Linguagem de Forma Objetiva;
  • Evitar Preocupação com Performance;
  • Facilitar a Adaptação da Criança;
  • Ir do Simples Para o Mais Complexo;
  • Diferenciar o Ensino de Acordo com a Condição Motora da Criança;
  • Despertar o Interesse Pela Prática Esportiva;
  • Utilizar Competições como Incentivo;
  • Diversificar Atividades;
  • Avaliar Respostas Individuais e Corrigi-las;
  • Motivar;
  • Combinar Atividades Lúdicas com Formais;
  • Planejar Atividades;
  • Transmitir o Gosto por Aprender e se Aperfeiçoar.

O trabalho de iniciação esportiva requer cuidados, pois é na infância que melhor se inicia o desenvolvimento motor.

O esporte é uma ferramenta que promove várias formas e técnicas para seu desenvolvimento, podendo ser praticado por todas as idades.

No caso o desenvolvimento em crianças vai muito além de um jogo, podendo se desenvolver:

  • A Parte Social;
  • O Equilíbrio;
  • A Lateralidade;
  • A Coordenação;
  • Podendo Ser Estendidas Para Toda a Vida.

Habilidades podem ser trabalhadas antes e durante a prática do esporte com o auxílio da psicomotricidade, que nada mais é que o desenvolvimento de um esporte de forma lúdica, por meio de atividades, visando o desenvolvimento motor, cognitivo e psíquico da criança.

Devemos também levar em consideração:

  • A Individualidade de Cada Criança;
  • Suas Dificuldades;
  • Suas Habilidades;
  • Seu Histórico;
  • Sua Vivência Passada no Esporte.

Pois isso pode influenciar no seu tempo de aprendizagem: o professor sabendo destes fatores poderá planejar melhor as estratégias de ensino para seu aluno.

Assim, o uso de um método durante a iniciação ao esporte, no caso a psicomotricidade, é de grande relevância para o melhor desenvolvimento:

  • Motor;
  • Psíquico;
  • Socialização da Criança;
  • Conhecimento de seu Corpo.

Relação da Psicomotricidade no Ensino e Aprendizado do Esporte

Para um melhor desenvolvimento da aprendizagem de alguma modalidade, utilizando a ferramenta da psicomotricidade, devemos conhecer melhor a parte motora do indivíduo a ser trabalhado.

Segundo Fonseca (2008), durante o aprendizado de iniciação de uma modalidade o ser humano apresenta momentos críticos, pois ainda estarão sendo estimuladas suas habilidades, havendo ainda mudanças físicas e psicológicas.

Para a prática de algum esporte a psicomotricidade se torna uma ferramenta importantíssima para um melhor aprendizado, por meio dela podemos observar e desenvolver a modalidade durante sua fase de iniciação com a criança, pois com ela podemos ativar habilidades motoras básicas que é preciso ter antes da prática da modalidade.

Conclusão

Como citado acima o movimento é a essência da vida e da infância, assim a criança que está sempre se movimentando aprende muito sobre seu corpo e melhora sua psicomotricidade.

A psicomotricidade é a junção da mente e do corpo, sendo muito importante que esses dois fatores estejam muito bem conectados, pois ela garante, além do movimento, o desenvolvimento de aspectos fundamentais, como: afetivo e cognitivo.

Para que esse desenvolvimento seja feito de maneira correta, o profissional de educação física deve ser bastante paciente e interagir com a criança a fim de conhecer suas dificuldades e potenciais para criar uma estratégia que ajude a criança a melhorar seu desenvolvimento motor.

É necessário que o educador físico crie um método leve e divertido para treinas as crianças, através de jogos e brincadeiras, promovendo desenvolvimento motor, afetivo e intelectual da pessoa.

Written by Welden Miguel

Welden Miguel

Prof. Welden de Oliveira Miguel, Licenciado em Educação Física pela Faculdade Presidente Antônio Carlos de Itajubá (FUPAC), Bacharel em Educação física pelo Centro Universitário Claretiano, Pós Graduando em Docência do ensino da educação física pelo Instituído Brasileiro de formação (IBF), Possui experiência no trabalho psicomotor, modalidades esportivas e academia.

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