Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Nós já sabemos que as atividades que exercitam a capacidade mental, imaginação com desafios, brincadeiras de rua e que estimulem as crianças são divertidas e uma forma de entreter, envolver, inspirar e ensinar de forma mais eficaz. Mas você imaginava que é possível inserir o treinamento funcional lúdico para fornecer mais qualidade de vida aos pequenos?

Esse tipo de condução de exercícios passa informações de diferentes maneiras e estimula diferentes sentidos, o que é muito importante para o desenvolvimento da criança, além de eliminar, de uma vez por todas, o sedentarismo infantil. 

Quando estimulado através dos jogos, a carga de informações é significativamente maior, o apelo sensorial pode ser multiplicado, ajudando na manutenção da atenção e o interesse dos alunos, além de promover a retenção de informações e facilitar o aprendizado. 

Dentre as inúmeras opções de exercícios físicos que podem ser benéficos para as crianças, o treinamento funcional lúdico pode ser uma ótima opção de desenvolvimento integral e motivacional.

Neste texto, abordaremos os princípios do funcional de maneira divertida e prazerosa, sem deixar de respeitar a individualidade biológica do público infantil, além de exercícios fáceis e que trazem grandes resultados. Continue a leitura!

 

O que é o Treinamento Funcional Lúdico?

O treinamento funcional lúdico voltado para as crianças consiste em todo tipo de treinamento ou estratégia, para alcançar o aprimoramento de determinada capacidade funcional do corpo humano, sempre utilizando exercícios que desafiam os diferentes componentes do sistema nervoso.

Feito de maneira lúdica, ou seja, voltada para o mundo da criança, é possível se desenvolver, a nível psicomotor, o processo de maturação da aprendizagem a partir das experiências vividas por eles. 

Então, a partir desse conceito, o profissional que irá trabalhar com o público infantil, deve entender que para que a criança tenha uma experiência e se desenvolva de maneira positiva, ela deve ser exposta a um ambiente diversificado, com diferentes estímulos.

E por essas razões, o treinamento funcional lúdico é uma ótima ferramenta como atividade motivacional, de socialização e ainda melhora o condicionamento físico da criança em desenvolvimento, independentemente da idade e da condição física de cada um. 

Uma das bases do treinamento funcional lúdico é o constante aprimoramento das capacidades físicas do indivíduo (força, velocidade, agilidade, equilíbrio, coordenação motora, flexibilidade e resistência), através de padrões de movimento (puxar, empurrar, agachar, dominância de quadril, girar, locomover) e, por isso, a modalidade é benéfica no aprimoramento das capacidades da criança e em seu desenvolvimento.

Para um planejamento eficaz e seguro, é necessário que a criança tenha a possibilidade de se expressar e utilizar a criatividade, não somente realizando exercícios com padrões ou exigidos pelo instrutor. 

Deve existir um equilíbrio entre o comando do professor na aula e momentos em que a criança se sinta livre para explorar seus movimentos, partindo do princípio que os profissionais são condutores para levá-la à expressão, desenvolvimento da criatividade e o autoconhecimento.

 

Principais vantagens do Treinamento Funcional Lúdico

O treinamento funcional lúdico é uma maneira da criançada se desenvolver física, emocional e socialmente, já que:

  • Estimula o desenvolvimento motor, auxiliando na postura corporal e qualidade dos movimentos;
  • Auxilia no processo de crescimento e maturação dos sistemas orgânicos, principalmente do sistema nervoso central;
  • Estimula a criatividade;
  • Auxilia no desenvolvimento psicomotor e melhora a capacidade de raciocínio;
  • Desenvolve a coordenação motora e noção espaço-temporal;
  • Agrega no autoconhecimento.

Faz parte do desenvolvimento do ser humano querer experienciar várias situações no decorrer da sua vida, como andar, saltar, cair e se levantar. 

Assim, o desenvolvimento de uma aula de funcional de maneira adequada, respeitando os limites e as fases de maturação da criança, refletirá em seu ótimo desenvolvimento motor e terá efeitos positivos em sua vida futura, sobre os aspectos sociais, intelectuais e culturais.

 

5 exercícios para trabalhar no Treinamento Funcional Lúdico

1. Corrida no Step

treinamento-funcional-lúdico

Em frente ao Step ou degrau, realize corridas, elevando os joelhos, subindo e descendo do Step, com os membros superiores flexionados, movimentando ao lado do corpo. 

Realizar um tempo determinado com o lado direito dominante e depois mudar para o esquerdo. Pode ser realizada uma variação do exercício tocando a ponta dos pés, alternadamente no Step com pequenos saltos.

Objetivo: Estimular o sistema cardiorrespiratório e a coordenação motora.

2. Canoinha

treinamento-funcional-lúdico1

Deitado em decúbito dorsal com membros estendidos ao longo do corpo, elevar a cabeça e os ombros do chão, mantendo em isometria e, a partir dessa posição, levar os membros superiores estendidos para trás, ao mesmo tempo que eleva os membros inferiores estendidos do chão. Retornar à posição inicial.

Objetivo: Fortalecimento da faixa abdominal e estimular o desenvolvimento neuromuscular.

3. Shutle Run adaptado

treinamento-funcional-lúdico2

Demarcar uma linha reta, com uma distância média de 5 a 10 metros com dois cones. Ao sinal, o aluno irá correr de um cone para o outro em linha reta o mais rápido que puder, e o instrutor marcará o tempo realizado. 

Esse exercício é um teste, porém pode ser utilizado para trabalhar a agilidade e velocidade.

Objetivo: Desenvolver a velocidade e agilidade.

4. Climbing

Climbing

Em posição de 4 apoios (membros superiores estendidos com as mãos apoiadas no solo), estender os dois joelhos e realizar flexões de quadril e joelhos alternadamente. Pode ser realizado por tempo ou por repetições.

Objetivo: Fortalecimento global (Core), resistência cardiorrespiratória e coordenação motora.

5. Agachamento com cones 

Agachamento-com-cones

Demarcar uma linha reta com dois cones em uma distância de 3 metros. Realizar deslocamentos laterais de um cone para o outro em posição de agachamento.

Objetivo: Fortalecimento de membros inferiores, resistência cardiorrespiratória e muscular localizada, e agilidade.

 

Conclusão

O ser humano possui múltiplas habilidades e isso se deve graças à integração do físico com a mente. Por essa razão, o treinamento funcional lúdico direcionado para crianças auxilia no aprimoramento e no desenvolvimento psicomotor, através da exploração de movimentos corporais, cognitivos e sociais.

Contudo, apesar da ludicidade que devemos envolver quando planejamos uma aula de treinamento funcional lúdico, não podemos focar somente na recreação ou exclusivamente no treinamento das habilidades motoras, e sim no desenvolvimento psíquico, para que a criança consiga se expressar de maneira criativa e espontânea através do movimento.

 

Referências Bibliográficas

CUBA, Bruna Wahasugui; PROVENZANO, T. Atividades perceptivas motoras lúdicas com enfoque no condicionamento físico. ADAPTA, p. 26, 2010.

DE PAULA, Luana Ventura et al. TREINAMENTO FUNCIONAL NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. ANAIS DO FÓRUM DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO UNIFUNEC, v. 6, n. 6, 2015.

DA FONSECA, Vitor. Desenvolvimento psicomotor e aprendizagem. Artmed Editora, 2009.

DE OLIVEIRA MARIN, José Luiz et al. O treinamento funcional na infância: o que pensam os pais e as crianças? Revista Brasileira de Fisiologia do Exercício, v. 18, n. 1, p. 17-22, 2019.

Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.