Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Você provavelmente já sabe que a prática de atividades físicas traz inúmeros benefícios durante todas as fases da vida. Seja para crianças ou idosos, ela ajuda tanto a saúde física quanto mental. Por isso, é claro que a prática de exercícios físicos também pode ser muito benéfica para mulheres grávidas. E se você pensa que elas só podem realizar exercícios tradicionais, está enganado: Já pensou em oferecer Treinamento Funcional para gestantes?

Isso mesmo, Treinamento Funcional para gestantes! Devemos incentivar as futuras mamães a se moverem, não é? E o TF pode ser uma ótima opção. Quer entender por quê? Então continue lendo para entender os benefícios do Treinamento Funcional para gestantes.

Necessidades especiais das gestantes

Trabalhar com Treinamento Funcional para gestantes é completamente diferente de trabalhar com outros públicos. Isso porque suas necessidades são únicas e mudam rapidamente a cada trimestre. Além disso, seu corpo está passando por mudanças constantes que só elas podem entender completamente.

Apesar disso, a atividade física ainda é essencial nessa fase da vida e deve ser adotada. Estudos indicam que boa parte das gestantes brasileiras permanece sedentária. Isso acontece por uma variedade de motivos; um dos mais comuns é a falta de orientação adequada, que deixa a mulher temerosa quanto à sua saúde e do bebê.

Muitas, ainda, podem ter medo do exercício danificar seu corpo. Mas o fato é que ele fará exatamente o contrário: praticar atividades físicas durante o período gestacional ajuda a controlar o ganho de peso e combate problemas comuns da gravidez, como:

Isso significa que precisamos incentivar os exercícios como um todo e, é claro, o Treinamento Funcional para gestantes! Elas só têm a ganhar com isso. Ao trabalhar com uma dessas alunas, lembre-se de seguir corretamente as indicações médicas. Afinal, elas estão passando por mudanças:

  • Hormonais;
  • Cardiovasculares;
  • Renais;
  • Pulmonares;
  • Gastrointestinais;
  • Das mamas;

Além disso, é interessante lembrar que a futura mamãe não é um paciente com algum problema de saúde terminal que mal pode se mover. Elas podem e devem se mover e praticar atividades físicas leves ou moderadas. O importante é que sejamos capazes de adaptar os exercícios para atender melhor a suas necessidades.

Atividades físicas recomendadas para gestantes

O mais recomendado para gestantes é que elas pratiquem exercícios de baixo impacto e de intensidade leve ou moderada. Por isso, caminhadas e corridas leves são bastante populares entre as futuras mães.

Seguido da caminhada, outras modalidades muito lembradas na hora de procurar algo para fazer são o Pilates, e ginástica e a hidroginástica. Como já sabemos, o Pilates possui características ótimas para gestantes – e o mesmo ocorre com a ginástica e com a hidroginástica. Mas, como veremos mais à frente, o Funcional também é ótimo!

Gestantes saudáveis podem praticar quase qualquer atividade, contanto que treinem dentro de seus limites. O que realmente importa é que a gestante escolha uma atividade agradável, que além de cuidar da sua saúde proporcione momentos de descontração.

Para garantir todos os benefícios da atividade física durante a gravidez, é preciso praticá-la ao longo de todo o processo. Por isso, não adianta escolher algo que a aluna consegue fazer por duas semanas e depois desiste porque cansou. Ela deve escolher algo dinâmico e interessante, algo que consiga manter a longo prazo.

Muitas vezes, a gestante encontra atividades físicas que serão benéficas inclusive após o parto. Obviamente, o exercício deve incluir tudo que a praticante precisa para manter a saúde e respeitar seus limites. Muitas vezes, uma simples caminhada já é o suficiente para dar ao corpo o movimento que precisa.

Mas, pense bem. Esse é um período bastante importante na vida da mulher e durante o qual ela precisa de ótimos cuidados, não é mesmo? Então, por que parar num exercício leve de treino cardiorrespiratório? Existem maneiras muito mais completas de trabalhar esse corpo, como veremos a seguir:

Benefícios do Treinamento Funcional para gestantes

Quando criamos um programa de Treinamento Funcional para gestantes, é importante termos alguns objetivos em mente. O primeiro deles é conseguir manter o condicionamento físico da mulher durante a gestação. Além disso, é relevante manter e melhorar o condicionamento cardiorrespiratório, alongar músculos e fortalecer estruturas corporais.

Se tudo isso for feito corretamente, os riscos de dores e desconfortos para a grávida diminuem, assim como risco de complicações para o feto. Para isso, recomenda-se praticar exercícios cardiorrespiratórios de intensidade leve a moderada. De preferência, esses exercícios devem trabalhar grandes grupos musculares e exercer baixo impacto sobre o corpo.

Lendo isso, ainda é preciso mencionar qual modalidade nos proporciona exatamente isso?

Se você pensou no Treinamento Funcional, saiba que está correto!

Grávidas também devem trabalhar treino de força e condicionamento muscular. Isso porque se elas se manterem sedentárias, podem sofrer com perda de força e condicionamento físico, que é muito importante para a manutenção postural. Através do treino de força seu corpo torna-se capaz de se adaptar melhor às mudanças de cada trimestre.

Além disso, treinos de força como o Treinamento Funcional para gestantes ajudam o corpo a realizar os ajustes posturais necessários para uma boa gravidez. Lembre-se: sua aluna passou por muitas mudanças no centro de gravidade do corpo. Alterações posturais são naturais, mas se ocorrerem sem suporte postural são uma fonte de dor.

Por que os exercícios do Treinamento Funcional são úteis para gestantes?

Bom, agora que você já percebeu alguns dos benefícios que o Treinamento Funcional para gestantes pode trazer, saiba que não para por aí. Também existe outro motivo para trabalhar com essa modalidade específica em mulheres grávidas: ele trabalha com o próprio peso do corpo e acessórios como a faixa elástica.

Exercícios que usam o peso do corpo como resistência são ótimos para prevenir a sobrecarga de estruturas articulares. E, ainda, se precisarmos evolui-los, é possível usar acessórios que não aumentam o impacto. Faixas elásticas e outros equipamentos funcionais são muito recomendados para esse público.

Os movimentos usados no Treinamento Funcional para gestantes auxiliam no fortalecimento e alongamento das musculaturas, além de realizar a manutenção da mobilidade e do condicionamento cardiorrespiratório. Por isso, trata-se de uma modalidade completa que, quando bem utilizada, não oferece riscos.

Cuidados ao usar o Treinamento Funcional para gestantes

O treino de Treinamento Funcional para gestantes deve ser planejado levando em consideração as principais alterações que acontecem nos 3 trimestres de gestação. 

Gestantes devem estar sempre atentas a sua hidratação e nutrição antes, durante e após a prática de atividade física. O ideal é ter um bebedouro de fácil acesso no seu espaço ou recomendar que a aluna traga a própria garrafa d’água. Incentive sua hidratação durante a sessão e instrua ela a manter esse hábito também em casa.

Além disso, precisamos ficar atentos a sintomas que podem indicar que a gestante ultrapassou seu limite. A dor, obviamente, é um deles. Também devemos incluir na lista a tontura, náuseas e falta de ar. Ainda, é importante que a aluna realize os exercícios de maneira que comece a ficar cansada, mas sem chegar à exaustão.

Se necessário, interrompa o exercício e preste auxílio a sua aluna. Nada é mais importante que seu bem-estar.

Conclusão

Como você percebeu durante esse texto, é preciso trabalhar com cuidado ao preparar aulas para nossas alunas gestantes. O trabalho deve ser mais individualizado do que nunca e se adaptar a cada alteração que a aluna passa. Portanto, trabalhar com gestantes significa estar sempre atento e preparado caso precise mudar a aula.

Quando feito corretamente, o Treinamento Funcional para gestantes é a modalidade perfeita. Ele impede o ganho de peso excessivo nesse período e previne outros problemas comuns. Além disso, também conseguimos ajudá-las a manter uma boa postura e diminuir dores musculares.

E então, o que achou das dicas? Ficou empolgado para oferecer Treinamento Funcional para gestantes? Comente abaixo!

Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.