Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

O período pós-parto vem acompanhado de uma série de mudanças na rotina da mulher, tanto fisiológicas quanto referentes a suas novas responsabilidades como mãe. Diante disso, a prática da atividade física no pós-parto se torna fundamental para voltar à rotina e fazer com que o corpo feminino recupere das mudanças geradas pela gravidez.

Para aquelas que levavam uma vida fisicamente ativa antes ou até durante a gravidez, é comum sentir um certo receio de retomar suas atividades físicas no pós-parto, principalmente ao longo do período de amamentação. Contudo, não é impossível!

Em primeiro lugar, é importante entender que a prática recorrente de exercícios no pós-parto não interfere na qualidade ou quantidade de leite produzido, desde que esteja dentro de um limite adequado. 

Rotinas de treinos muito intensas podem causar alterações na amamentação, por isso é sempre recomendado retomar a atividade física no pós-parto com moderação e sempre sob orientação de um profissional especializado, além do médico responsável.

A importância da amamentação nos primeiros meses de vida do bebê

O período de amamentação costuma durar de um a dois anos, sendo mais intenso nos primeiros seis meses, quando a alimentação do recém-nascido se limita exclusivamente ao leite materno. 

Nesses primeiros meses de vida, o leite materno provê todos os nutrientes mais importantes para o organismo do bebê. Conforme o tempo passa, seu valor nutricional diminui e precisa ser complementado com outros alimentos, mas permanece sendo necessário.

Além de todos os seus nutrientes alimentares, o leite materno também é rico em anticorpos, então consegue proteger o bebê de infecções intestinais e desnutrição. Ele contribui com o sono e o desenvolvimento do sistema nervoso e cognitivo, além de ter um papel importantíssimo na prevenção de diversas doenças na fase adulta. 

Estudos já comprovaram que uma amamentação adequada colabora com a redução dos riscos de desenvolver diabetes, hipertensão e obesidade no futuro.

Dessa forma, a atividade física no pós-parto também é muito importante para a saúde física e mental, então acaba sendo um hábito que pode colaborar positivamente com o quadro de saúde da mulher e até mesmo do bebê, que também será beneficiado com um leite de maior qualidade. 

Ao contrário do que muitas pensam, já é possível retomar os exercícios logo nos primeiros meses após o parto, mas sempre de forma cautelosa e gradativa.

Ao fazer tudo corretamente, a mulher pode se beneficiar com uma redução de quadros depressivos (algo comum no período pós-parto), diminuição na pressão arterial e, não menos importante, com uma produção maior de leite. Por isso, acaba sendo até recomendado inserir atividades leves no dia a dia após a liberação médica.

Como praticar atividade física no pós-parto?

O retorno à atividade física no pós-parto não acontece de forma imediata, pois nas primeiras semanas a mulher precisa ficar de repouso para se recuperar do parto. 

Cada caso é único, e não é possível dizer com exatidão o momento certo para começar a retomar a rotina de treinos, mas, quando a pessoa não apresenta nenhum tipo de complicação nos dois primeiros meses, os médicos já costumam liberar para a atividade física no pós-parto.

De início, são recomendados apenas movimentos bem leves, de preferência ao ar livre. Isso inclui caminhadas e outras atividades em grupo que promovam a socialização (outro fator importante para as mães no pós-parto). 

A melhor parte é que esses exercícios também podem ser realizados na companhia do bebê, então as mães não precisam fazer mudanças drásticas em sua rotina para conseguir encaixar esses momentos de lazer.

Ainda nos primeiros meses e com autorização dos profissionais de saúde responsáveis, também é possível retomar outros tipos de atividades físicas de baixa intensidade. Aqui podemos citar corrida, dança de salão, zumba, yoga, natação, Pilates, hidroginástica e ginástica. 

O maior destaque vai para a yoga, que pode ser realizada ao lado do bebê, existindo até mesmo uma modalidade específica para as mães praticarem com seus filhos.

Para as mulheres que tinham rotinas de treino mais intensas, envolvendo atividades pesadas como levantamento de peso, agachamentos e abdominais, é necessário esperar um período mínimo de 90 dias. 

Ainda que o tempo de resguardo seja maior, o processo de adaptação será o mesmo, exigindo que a mulher recomece tudo do zero. Até aquelas que já possuíam mais condicionamento físico precisarão começar aos poucos para garantir toda a segurança necessária para a atividade física no pós-parto.

Atividades como musculação precisam ser retomadas com moderação, mas os especialistas reforçam a importância de fazer esse esforço durante o pós-parto. 

Mulheres em período de amamentação liberam um hormônio chamado prolactina, que inibe a produção hormonal feminina (estrogênio, progesterona, testosterona, etc.). 

Como resultado, ocorre uma redução drástica de massa magra ao longo desses meses, o que pode ser compensado através das atividades físicas.

A perda de massa magra pode afetar drasticamente a autoestima da mulher, especialmente nos casos daquelas que já praticavam exercícios com frequência. 

Além de contribuir com sua saúde mental, a atividade física no pós-parto garante mais resistência física e desenvolvimento muscular, que por sua vez proporcionam energia para dar conta do seu dia a dia de cuidados com o bebê.

Benefícios da atividade física no pós-parto para a amamentação

Atividades físicas não servem somente para fortalecer o corpo e a mente, mas também para aprimorar todos os processos orgânicos. 

É por isso que as mães podem notar um aumento na sua produção de leite – mas, para isso, é necessário manter uma rotina regular de exercícios, buscando praticar um pouco todos os dias ou um tempo maior em dias alternados.

A hidratação é um fator-chave nesse processo, pois manter o corpo hidratado afeta diretamente a produção de leite, cuja composição é 95% de água. 

A mulher já perde muito sangue durante o parto, e grande parte da quantidade de líquido do seu corpo acaba sendo utilizada na amamentação; por isso praticar atividade física no pós-parto colabora com a transpiração, então é indispensável repor o líquido perdido a todo momento. O ideal é buscar consumir o mínimo de dois litros de água diariamente.

Para conseguir lidar com esse aumento no fluxo de leite, é importante procurar horários estratégicos para amamentar ou extrair o líquido. Caso contrário, pode ser difícil lidar com a pressão e o desconforto dos movimentos realizados nos exercícios. 

Conclusão

A prática de atividade física no pós-parto é uma decisão saudável que pode trazer inúmeros benefícios para as novas mães. 

Após o parto, muitas mulheres enfrentam desafios físicos e emocionais, e a atividade física pode desempenhar um papel fundamental na recuperação. 

Além de ajudar na perda de peso pós-gravidez, a atividade física no pós-parto fortalece os músculos, melhora a resistência cardiovascular e ajuda a restaurar a confiança da mulher em seu corpo.

A prática regular de atividade física no pós-parto pode aliviar o estresse e os sintomas de depressão pós-parto, proporcionando um importante impulso ao bem-estar emocional das mães. 

Por isso, é sempre recomendado buscar orientações mais específicas com um profissional de saúde, seja formado na faculdade de enfermagem ou um médico especializado. 

Com a orientação certa, a atividade física no pós-parto pode ser um caminho para uma recuperação mais saudável e uma vida mais ativa, beneficiando a saúde física e mental da nova mãe.

Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.