Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Após a realização de exercícios intensos, é essencial que exista uma hidratação com líquidos corretos para repor os sais minerais e nutrientes perdidos, além de restabelecer o ciclo hídrico do corpo.

Existem algumas opções de bebidas que são excelentes para reabastecer e aumentar a hidratação do corpo após a prática de exercícios físicos mais intensos. Embora a água seja vista como a melhor opção para a maioria das pessoas, existem outras recomendações em caso de exercícios de alta intensidade. 

No caso, líquidos que contêm componentes chamados de eletrólitos – minerais que carregam uma certa quantidade de carga elétrica. Neste texto, convidamos você a explorar a importância da hidratação, não apenas como uma necessidade básica, mas como um fator determinante para o nosso bem-estar geral.

Por que é importante manter a hidratação do corpo após as atividades físicas?

Manter a hidratação do corpo após a prática de atividades físicas é essencial para a saúde e o desempenho atlético. A água desempenha um papel fundamental em várias funções do corpo, e a sua importância após o exercício deve por diversos motivos.

Durante uma atividade física, o corpo perde água através do suor para regular a temperatura corporal. A desidratação leva a um desequilíbrio eletrolítico, o que pode causar danos, fadiga e até mesmo exaustão por calor. 

Reabastecer os fluidos perdidos ajuda a manter o equilíbrio hídrico e a prevenir problemas de saúde relacionados ao calor.

Além disso, a água é vital para o funcionamento adequado dos músculos. A desidratação pode levar a uma redução na força muscular, progressiva e resistência, comprometendo o desempenho durante o exercício e dificultando o alcance dos objetivos de treinamento. 

A hidratação também desempenha um papel crucial na regulação da temperatura corporal. 

A transpiração é essencial para manter a temperatura dentro de limites seguros durante o exercício, e a falta de hidratação adequada dificulta a capacidade do corpo de se resfriar, aumentando o risco de hipertermia, insolação e outras complicações relacionadas ao calor

As bebidas isotônicas ajudam a manter a hidratação?

As chamadas ‘bebidas isotônicas’ têm uma composição parecida com a dos fluidos do corpo. E, além de repor água perdida no suor, ajudam na recomposição da taxa de sais minerais do corpo, o que evita que o praticante de atividades físicas chegue a um grau alto de desidratação.

Entre alguns exemplos de componentes assim, estão elementos como sódio, potássio e magnésio, que são muito perdidos através do suor durante uma prática mais intensa de exercícios físicos, e podem ser repostos por meio de bebidas isotônicas prontas, encontradas facilmente nos mercados. 

Uma das vantagens da opção industrializada é a composição formulada para repor os nutrientes no organismo de forma mais rápida e eficaz.

Além da variedade de marcas e sabores de isotônicos, há também versões para diferentes intensidades de esforço físico, com carga maior e menor de eletrólitos. 

Isso para atender bem desde atletas profissionais de alto rendimento, que apresentam níveis de desgaste altíssimos, até amadores que tiveram mais esforço em algum treino específico. 

No entanto, cuidado! Especialistas alertam que essas bebidas não devem ser consumidas em dias em que a prática de atividade física tenha durado menos de uma hora ou for de baixa intensidade. 

O excesso de repositores hidroeletrolíticos podem acumular no corpo e causar danos aos rins.

Opções caseiras também são eficazes

Muitos atletas médios, que não precisam de toda a performance de uma bebida industrializada, optam por misturas caseiras, como água com suco de limão e uma leve pitada de sal. 

Esses ingredientes apresentam uma composição muito eficiente para a hidratação. O limão colabora com a reposição de vitamina C, enquanto o sal atua justamente nessa reposição de eletrólitos perdidos durante o exercício. 

No caso de atletas de baixo rendimento, que sentem que precisam de mais vitaminas e minerais porque se exercitam por mais tempo do que estão acostumados ou em um dia muito quente, a água de coco é uma boa saída. 

Conhecida como um isotônico natural, fornece os eletrólitos essenciais, como potássio, sódio e magnésio, que desempenham um papel crucial na regulação do equilíbrio hídrico e na função muscular.

Além disso, a água de coco tem uma boa carga de potássio, que é fundamental para a função muscular e a transmissão de impulsos nervosos. 

Mas, em casos de desidratação mais severa, como no caso citado anteriormente, referente a exercícios mais intensos, a água de coco não é tão recomendada, porque sua taxa de eletrólitos para reposição é um pouco mais baixa. 

Outras bebidas que trazem vantagens no pós-treino

Para além da hidratação, o corpo também pode se beneficiar do consumo de outros tipos de bebidas depois do treino, como o whey concentrado ou isolado, ricos em aminoácidos essenciais, sendo particularmente elevadas em leucina, que desempenha um papel crucial na síntese de proteínas musculares. 

Inclusive, existe até mesmo a opção de misturar o whey com água de coco, por exemplo, e intensificar ainda mais suas propriedades. 

Além da reposição energética, o whey também tem uma carga proteica, que impulsiona os resultados do exercício. 

A creatina, ingerida comumente antes de treinos de força para auxiliar na hipertrofia, também pode ser adicionada a shakes no pós-treino, caso ainda não tenha sido tomada no dia. Após a atividade física, esse suplemento vai ajudar a repor o glicogênio muscular, uma fonte energética contida no músculo, que se perde durante o esforço físico.

Vale também pensar na ingestão de vitaminas no geral, antioxidantes, como vitamina E e C, ácidos graxos e carboidratos. Todos esses componentes são importantes para a recuperação do organismo e podem ser ingeridos na próxima refeição depois do treino. 

No entanto, quem tem pressa e quer retomar as energias exatamente após a atividade física pode optar por levar uma vitamina de frutas e suplementos, que será fácil de consumir, refrescante e hidratante.

Conclusão

A hidratação após exercícios intensos é crucial para a recuperação eficaz do corpo e a manutenção do desempenho físico. A escolha da melhor opção de bebida para esse fim depende de diversos fatores, incluindo a intensidade e duração do exercício, bem como as preferências individuais. 

No entanto, vale ressaltar que a água é a única sem contraindicações e não deve ser subestimada, já que é suficientemente eficiente para a hidratação da maioria das pessoas que praticam exercícios, além de ser uma aliada durante o treino para evitar a desidratação e reduzir desconfortos como a boca seca e o calor.

A chave está em avaliar, junto a um profissional da área da saúde, o nível de intensidade do exercício, a duração e as necessidades individuais, garantindo que a escolha da bebida após o treino seja adequada.

Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.