Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

É comum que atletas, praticantes de atividades físicas e pessoas que querem emagrecer recorram ao uso de termogênicos, sejam naturais ou manipulados. 

Basicamente, esse tipo de substância serve para acelerar a queima de gordura do nosso corpo – desde que combinada com exercícios físicos regulares e uma alimentação equilibrada.

Os termogênicos são suplementos dietéticos populares que possuem a função de aumentar a termogênese no organismo. A termogênese refere-se ao processo pelo qual o corpo gera calor a partir do metabolismo de nutrientes, originado em um aumento na queima de calorias. 

Eles são frequentemente utilizados por pessoas que desejam perder peso ou melhorar seu desempenho físico, uma vez que se acredita que eles podem aumentar o gasto energético basal.

Quer entender melhor o que são e para que servem os termogênicos? Então continue a leitura deste conteúdo que vamos explicar tudo o que você precisa saber!

Para que servem os termogênicos?

Antes de respondermos essa pergunta, vale a pena explicarmos o que é a termogênese. Trata-se de um processo natural do nosso organismo que consiste na geração contínua de calor – o qual é indispensável para a manutenção das atividades metabólicas do corpo.

A termogênese ocorre a partir da ingestão de alimentos. Estes, por sua vez, são convertidos em calor e energia para o corpo.

O termogênico consiste em um tipo de substância que estimula esse processo de geração de energia. Ele é um grande aliado das pessoas que buscam queimar gordura, pois influencia no gasto calórico.

Ao ingerir corretamente as substâncias presentes nos termogênicos, o organismo vai produzir mais calor, sem ser necessário fazer a ingestão de alimentos – sendo como esse processo ocorre naturalmente. No caso, esse calor é produzido a partir das nossas reservas de gordura, o que leva ao emagrecimento.

Por favorecer a produção energética, as substâncias termogênicas podem ter o seu efeito potencializado quando combinadas com exercícios físicos. Os treinos tendem a render mais, pois o corpo estará com mais energia para fazer aquela corrida ou levantar mais pesos na musculação, por exemplo.

Termogênicos para emagrecer: como tomar?

Geralmente, os termogênicos são recomendados para pessoas que, por razões estéticas ou de saúde, querem emagrecer e possuem dificuldade para queimar gordura ou engordam com mais facilidade.

Ao estimular a produção de calor e, consequentemente, aumentar a temperatura corporal, o termogênico ajuda a acelerar o metabolismo e a queima calórica e o emagrecimento.

Mas como tomar termogênico? Essas substâncias podem ser consumidas na forma líquida, em cápsulas, em comprimidos e também em pó.

O nutricionista ou o nutrólogo são os profissionais que vão determinar a dose, a frequência e o momento do dia mais adequados para administrar o termogênico.

Porém, de modo geral, recomenda-se fazer o uso de substâncias desse tipo cerca de uma hora antes do treino. Assim, o termogênico vai te dar mais energia para concluir as atividades físicas e acelerar a queima calórica.

Além disso, é indicado que você evite tomar termogênicos à noite ou próximo da hora de dormir. Isso porque a cafeína é um dos principais componentes dos termogênicos disponíveis no mercado, o que pode te deixar mais “acelerado” e prejudicar a sua qualidade de sono.

Quais são os efeitos colaterais dos termogênicos?

Apesar de ser um grande aliado para a perda de peso, existem alguns efeitos colaterais dos termogênicos que devem ficar no seu radar, caso você esteja pensando em implementar substâncias desse tipo na sua dieta – seja na alimentação ou por comprimidos e cápsulas.

Dentre os principais possíveis efeitos colaterais, destacam-se:

  • Aumento da pressão arterial;
  • Palpitações;
  • Arritmia cardíaca;
  • Insônia;
  • Ansiedade;
  • Inquietação;
  • Tremores;
  • Desidratação;
  • Irritabilidade;
  • Dor de cabeça;
  • Diarreia;
  • Dor de estômago.

Para controlar esses efeitos colaterais do termogênico, é indispensável consultar um nutricionista ou nutrólogo para que ele te avalie e determine a dose ideal para o seu caso específico.

Termogênicos naturais

Praticantes de exercícios físicos e atletas profissionais que aderem ao termogênico fazem isso por meio de cápsulas manipuladas e vendidas livremente em farmácias, drogarias e lojas de suplementos.

Porém, existe uma lista vasta de alimentos com propriedades termogênicas que podem ser introduzidos na dieta de quem deseja acelerar o metabolismo e intensificar a queima de gordura.

Confira abaixo quais são os principais exemplos de termogênicos naturais.

1. Gengibre

O gengibre é uma raiz rica em gingerol. Trata-se de uma substância com grande capacidade de estimular a termogênese, o que favorece o emagrecimento.

Você pode consumi-lo na forma de chá ou adicioná-lo no preparo de receitas do dia a dia, como saladas e outros pratos.

2. Cafeína

A maioria dos termogênicos comercializados no Brasil levam cafeína em sua composição. Ela age no sistema nervoso central, aumentando nossa excitação, adrenalina, saciedade e gasto calórico.

Você pode consumir naturalmente essa substância ao preparar aquele cafezinho preto tradicional ou então um chá-mate e outros tipos de chá com cafeína.

3. Chá-verde

Por falar em chá, o chá-verde também é uma boa opção natural de termogênico. Além da cafeína, ele leva em sua composição polifenóis e catequinas, que são substâncias que favorecem a termogênese e estimulam o uso da gordura para produção energética.

4. Pimenta

Sabe aquela “quentura” que a gente sente quando comemos uma comida muito apimentada? Pois bem, isso se deve aos capsaicinóides. Trata-se de um tipo de substância bioativa termogênica, que aumenta a produção de calor e a queima energética.

Além de acelerar o metabolismo, a pimenta é um termogênico natural que atua também na inibição do apetite, o que contribui para o processo de emagrecimento.

5. Laranja-da-china

A laranja-da-china – também conhecida como laranja amarga ou laranja-azeda – é rica em um protoalcaloide chamado p-sinefrina. Vários suplementos utilizam a p-sinefrina em sua fórmula devido ao potencial termogênico e lipolítico (ou seja, de “quebrar” moléculas de gordura) dessa substância.

Essa fruta é um termogênico natural que pode te auxiliar na perda de peso, principalmente se você tiver um metabolismo mais lento.

Conclusão

Ficou claro para que serve o termogênico? Se o foco é emagrecer, saiba que você precisa saber combinar o uso de termogênicos com atividades físicas regulares e uma dieta saudável e equilibrada.

Por isso, é muito importante consultar um nutricionista e um profissional da educação física para receber as orientações especializadas desses profissionais.

Este artigo foi escrito por Memed, um ecossistema da saúde que conecta pacientes e médicos para aumentar a adesão ao tratamento, além de possibilitar a economia na compra de medicamentos e itens para cuidados pessoais.

Conheça a Memed+, uma plataforma de compras de medicamentos! Receba seus produtos em casa com os melhores preços e a segurança das maiores redes de farmácia do Brasil.

Fique por dentro das novidades e receba nossas promoções!

Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.