Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Com a promessa de atingir um corpo com um percentual de gordura menor, com maior quantidade de massa muscular e ainda ter mais disposição, força e energia durante os treinos, muitas pessoas recorrem ao uso do termogênico para conseguirem se exercitar com mais disposição.

Os indivíduos têm consciência que um estilo de vida saudável engloba o equilíbrio entre o trabalho e o lazer, boas horas de sono, exercícios físicos e alimentação saudável. Porém, atualmente, os praticantes de atividade física não estão apenas preocupados com a saúde, mas também com a estética.

Hoje no mercado existem uma infinidade de produtos vendidos de maneira livre, sem prescrição de um profissional capacitado.

Produtos para ganho de massa muscular e força, para emagrecer, acelerar o metabolismo, perder gordura localizada, que no caso são os termogênicos, e na maioria das vezes tem sua venda proibida. 

Mas será que o uso do termogênico cumpre o que promete? Quais os efeitos do seu uso indiscriminado? Conheça, neste texto, o que é o termogênico e quais são seus efeitos sobre o metabolismo. Boa leitura!

O que é o termogênico?

O termogênico é um comprimido à base de substâncias que por meio de diversos mecanismos auxiliam na redução da gordura corporal. Os suplementos podem ser divididos em duas categorias: dietéticos e os auxiliares ergogênicos.

Os suplementos dietéticos são aqueles que auxiliam no fornecimento de nutrientes, juntamente com a alimentação devido a sua praticidade de utilização. 

Estes produtos são as bebidas esportivas, com concentrações de carboidratos e eletrólitos, géis de carboidratos, multivitamínicos, suplementos minerais, vitamínicos, suplementos à base de cálcio e refeições líquidas. 

Os outros produtos que não se enquadram nestas características são considerados auxiliadores ergogênicos, nos quais os termogênicos estão inseridos.

Função do termogênico

A principal função dos termogênicos é manter o metabolismo acelerado para que a pessoa tenha uma maior queima calórica ao longo do dia e consequentemente perca peso. Ou seja, a ação termogênica é transformar em energia as calorias vindas da gordura corporal e da alimentação.

No mercado existem diversos tipos de termogênicos com as mais diferentes funções no organismo, dependendo do tipo de substância química em sua composição.

As mais utilizadas para a queima de gordura são chamadas de “fat burners” que agem através de uma via de ativação chamada de receptores beta adrenérgicos que consequentemente resultará em lipólise e termogênese.

Existem dois tipos de receptores durante o processo da lipólise. Os receptores beta-adrenérgicos estimulam a lipólise (quebra da gordura) enquanto os receptores alfa-adrenérgicos inibem esse processo. 

O tecido adiposo possui os dois tipos de receptores, porém a proporção de uma ou outra vai variar de acordo com o sexo, pois mulheres possuem maiores quantidades de receptores alfa, por isso maior resistência a lipólise. 

Sua concentração é maior em quadril, coxas e glúteos nas mulheres, enquanto que nos homens é mais propenso na região abdominal.

Principais termogênicos utilizados

  • Efedrina: substância que atua nos receptores alfa e beta adrenérgicos, com efeitos no sistema nervoso central e no sistema cardiovascular. Está presente em várias especialidades farmacêuticas, sendo utilizada no tratamento de doenças respiratórias como asma, resfriado e congestão nasal.

Por causa da sua sensibilidade aos receptores alfa e beta adrenérgicos, encontrados principalmente em adipócitos e no fígado, causa o aumento na taxa metabólica e temperatura corporal a nível central, levando ao aumento do gasto calórico.

Contudo, os efeitos colaterais pelo seu uso indiscriminado estão: hipertensão, insônia, cefaleia, ansiedade, agitação, tonturas, náuseas, vômitos, sudorese, sede, palpitações, fraqueza muscular, tremores e crises convulsivas.

  • Cafeína: substância encontrada em mais de 60 espécies de vegetais como café, folhas de chá-verde, cacau, guaraná e erva-mate. Sua ação compreende a mobilização de cálcio pelo retículo sarcoplasmático, na bomba de sódio e potássio. A cafeína aumenta a liberação de noradrenalina, da frequência cardíaca e pressão arterial. 

Também age no aumento da secreção da enzima lipase, uma lipoproteína que mobiliza os depósitos de gordura para a sua utilização como fonte de energia, tornando o corpo mais resistente à fadiga. 

A ingestão recomendada por especialistas são doses entre 200 e 300 mg, melhorando a concentração e o aumento da energia. Altas doses (acima de 400 mg) podem levar a sintomas como ansiedade, inquietação, irritabilidade, tremores, perda de apetite, tensão muscular, dores abdominais, estados de pânico e depressão.

  • DMAA: substância estimulante do sistema nervoso central que possui uma ação vasoconstritora, broncodilatadora e hiperpressão. Antigamente era utilizado como descongestionante nasal e passou a ser utilizado em suplementos dietéticos com o objetivo de estimular o emagrecimento e melhorar o desempenho atlético.

Pode provocar alguns efeitos adversos como agitação, náuseas, cefaléia e aumento da pressão arterial, portanto, seu uso no Brasil é proibido.

  • Salicina: substância com propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e antipiréticas. Alguns estudos mostram que a salicina é um ingrediente a mais na termogênese, sendo combinado com outras substâncias principais como a cafeína.

Metabolismo acelerado e lento: qual o impacto no organismo?

Metabolismo é a quantidade de energia em calorias que o corpo consome para manter suas funções vitais e ativo. 

Este metabolismo possui uma velocidade de acordo com a individualidade de cada pessoa que é chamada de taxa metabólica, podendo ser acelerada devido a diversos fatores como: características genéticas, exercício físico, alimentação e o usos de suplementos ergogênicos, como é o caso dos termogênicos.

Algumas pessoas com o metabolismo mais lento têm dificuldade em emagrecer e manterem-se magras, e esta lentidão leva ao acúmulo de gordura. Algumas pessoas, em contrapartida, têm o metabolismo médio, e poucas possuem o metabolismo rápido.

Além do metabolismo ser importante para o processo de emagrecimento, ela tem a função de manter a disposição e a energia para a realização das atividades cotidianas.

Portanto, aquelas pessoas que vivem cansadas e desanimadas na sua rotina, precisam analisar vários pontos como o estilo alimentar, nível de estresse e exercício físico, e caso tenha vontade de fazer o uso de termogênico, o ideal é procurar um médico especialista.

O termogênico ajuda na aceleração do metabolismo?

As promessas de que o uso do suplemento termogênico acelere o metabolismo ainda se encontram duvidosas, porém toda substância termogênica deve ser consumida com prescrição de um nutricionista ou médico especialista da área, juntamente com uma dieta balanceada.

O seu uso está cada vez mais evidente por atletas praticantes de musculação e outros esportes e ainda por pessoas iniciantes da prática de exercícios físicos, fazendo o uso indiscriminado dos termogênicos.

Portanto, os termogênicos auxiliam no aumento do metabolismo, queima de calorias e aumentam o consumo de energia corporal. 

Eles atuam no metabolismo celular fazendo com que o corpo produza mais calor e menos energia na quebra de nutrientes, transformando assim em um organismo mais eficiente, resistente e com melhora da performance durante o exercício físico.

Conclusão

O termogênico é um recurso ergogênico que deve ser utilizado com cautela e prescrito por profissionais especialistas da área. Todavia, a escolha do produto deve ser regularizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

Promessas milagrosas com resultados a curto prazo são evidenciados a todo momento nas mídias sociais, porém todo cuidado é necessário para que se emagreça de maneira saudável e respeitando os limites do próprio corpo.

Referências Bibliográficas

Clark JE, Welch S. Comparing effectiveness of fat burners and thermogenic supplements to diet and exercise for weight loss and cardiometabolic health: Systematic review and meta-analysis. Nutr Health. 2021 Dec;27(4):445-459. doi: 10.1177/0260106020982362. Epub 2021 Jan 11. PMID: 33427571.

Collado-Mateo D, Lavín-Pérez AM, Merellano-Navarro E, Coso JD. Effect of Acute Caffeine Intake on the Fat Oxidation Rate during Exercise: A Systematic Review and Meta-Analysis. Nutrients. 2020 Nov 24;12(12):3603. doi: 10.3390/nu12123603. PMID: 33255240; PMCID: PMC7760526.

MURARO, Caroline Rosa; SALDANHA, Ricardo Pedrozo. Uma revisão de literatura sobre o uso de termogênicos e seus efeitos no organismo. Revista Perspectiva: Ciência e Saúde, v. 1, n. 1, 2016.

PEÇANHA, Allan Maycon Monguini; FRIGERI, Ricardo; SILVA FILHO, José Nunes. Suplementos termogênicos: evidências sobre a sua eficácia na redução da gordura corporal. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, v. 11, n. 65, p. 544-553, 2017.

Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.