Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Quando o assunto é saúde e beleza, muitas pessoas possuem dúvidas sobre qual é o equilíbrio entre esses temas. Isso ocorre porque a maioria tenta lutar para quebrar os “padrões” a qualquer custo.

Ou seja, existe uma meta equivocada que faz com que a pessoa se submeta a procedimentos negativos em prol da beleza, afetando, consequentemente, a saúde. 

Um exemplo muito comum é a dieta de emagrecimento que muitas pessoas servem, levando em conta uma perda de peso de forma não saudável. 

Alguns pacientes tomam remédios sem orientação médica, chás sem comprovação científica ou até mesmo, elementos que aceleram o metabolismo e que podem ser prejudiciais. 

No entanto, assim como o excesso de peso traz malefícios à saúde, a baixa de peso também. Mas, para chegar no peso ideal é importante ter uma alimentação correta e equilibrada, com orientação médica e nutricional. 

Pensando nisso, neste artigo abordaremos como combinar saúde e beleza, para mostrar que é possível ter as duas de forma saudável, sem prejudicar sua saúde física e emocional. Acompanhe a seguir!

Saúde e beleza: elementos que devem andar juntos 

Buscar saúde e beleza devem ser ações que caminham juntas, de forma equilibrada. Isso representa dizer que as pessoas não devem tomar decisões ou medidas descabidas para conseguir chegar ao peso considerado ideal, afetando sua saúde. 

Por isso, apresentaremos algumas orientações neste artigo. Confira.

Bem-estar, saúde e beleza: como combinar os 3?

A saúde e beleza não deve ser vista somente como ausência da doença, mas envolve outros aspectos que estão ligados ao bem-estar, assim como a saúde mental da pessoa. 

Quando ela não está bem mentalmente, pode ter diversas crises, seja de ansiedade, assim como de pânico. 

Um elemento que pode causar é a perda ou o aumento drástico da fome, sendo cada vez mais comum em uma sociedade que é agitada, compulsiva e imediatista.

Pensando em evitar esse problema, não somente o nutricionista deve ser procurado para a criação de uma dieta equilibrada, mas também um psicólogo.

Esses profissionais são importantes, pois eles ajudam a identificar se a pessoa possui alguma compulsão alimentar que precisa ser tratada. 

O bem-estar também é um aspecto que envolve a qualidade de vida, que é um assunto relativamente complexo, levando em conta que existem vários fatores que podem afetar isso. 

A qualidade de vida depende do local onde moramos, o que comemos, com o que trabalhamos, o acesso aos profissionais de saúde que podemos ter, dentre outros aspectos. 

Dessa forma, é importante que a pessoa consiga avaliar as lacunas que estão em sua vida, do ponto de vista da saúde mental, assim como em uma mudança para a melhora de seus hábitos cotidianos. 

Isso envolve não somente se alimentar melhor, mas também ter boas horas de sono, praticar exercícios físicos e estar em um ambiente agradável. 

O contato com amigos, assim como a participação em eventos e atividades podem ajudar. Para isso, você pode realizar o aluguel de tendas, por exemplo, e celebrar momentos especiais junto com pessoas importantes da sua vida. 

O bem-estar e os profissionais que podem ajudar nesse percurso

O bem-estar também envolve o cuidado com o corpo, e quando falamos sobre isso não estamos nos referindo somente ao emagrecimento. 

Estar feliz com o seu próprio corpo é o ato de se sentir bem tanto no momento que você olha para o espelho, mas também nos exames de check-up. 

Por isso, a recomendação é que as pessoas busquem por profissionais qualificados para acompanhamento no processo de perda ou ganho de peso, assim como para a realização de problemas de saúde.

O que isso envolve? A busca por um médico endocrinologista responsável, que possa realizar exames e entender do ponto de vista hormonal como o paciente se encontra. 

Além disso, esse especialista pode encaminhar para outros profissionais, como cardiologista, nutricionista e psicólogo. É essencial entender como está o funcionamento do coração, assim como questões ligadas ao colesterol e glicemia.

Com esse panorama, a pessoa consegue entender como está sua saúde e o que pode ser melhorado. A prática de exercícios deve ser feita com orientação, seja de um professor ou personal trainer. 

6 dicas para garantir que saúde e beleza caminhem juntas

Existem algumas dicas para garantir que saúde e beleza caminhem juntas, levando em conta o entendimento do que falamos acima sobre qualidade de vida e bem-estar. 

Separamos uma lista que falaremos a seguir, assim como explicaremos cada um dos pontos apresentados. Confira:

  • Durma pelo menos 7 a 8 horas;
  • Faça uma alimentação equilibrada;
  • Pratique atividade física;
  • Desenvolva o contato com a natureza;
  • Realize atividades relaxantes;
  • Procure profissionais qualificados para os procedimentos de beleza;
  • Busque aconselhamento médico para cada ação que for realizada.

1. Durma de 7 a 8 horas

É impossível negar que uma noite de sono mal dormida traz diversos prejuízos para saúde e beleza. Um deles diz respeito à redução do metabolismo, já que o corpo não conseguiu descansar e eliminar o total de toxinas anteriores. 

Por causa da ansiedade, muitas pessoas sofrem com insônia no período noturno e, durante o dia, sofrem com muito sono. 

Outros problemas podem ser ocasionados, desde dores de cabeça, perda de memória, corpo cansado, redução da imunidade, irritabilidade e alterações de humor.

Dessa forma, é essencial que a pessoa busque realizar um tratamento que cuide da saúde do seu sono, pois isso afeta diretamente na saúde e beleza.

2. Faça uma alimentação equilibrada

O segundo ponto diz respeito à importância de realizar uma alimentação saudável, baseada na riqueza de vitaminas, sais minerais, antioxidantes e proteínas. 

Uma alimentação saudável deve investir nos carboidratos saudáveis, que estão presentes nas frutas e grãos, e reduzir massas, doces, bolachas e refrigerantes. Ou seja, é essencial diminuir os processados para ter mais qualidade de vida e saúde.

Uma recomendação é buscar pelo serviço de um nutricionista que possa ajudar na criação de uma dieta personalizada. Não siga a dieta das outras pessoas, pois cada corpo tem uma necessidade diferente.

3. Pratique atividade física

Além de uma boa alimentação, a prática de atividade física é essencial para quem deseja ter qualidade de vida. A recomendação é de, pelo menos, 30 minutos diários, ou 150 minutos na semana. 

Ou seja, uma caminhada, ida à academia, ou até mesmo uma aula de hidroginástica já podem te ajudar a ter mais qualidade de vida. O que importa é buscar uma atividade física que goste de fazer, para parecer mais leve e agradável. 

4. Desenvolva o contato com a natureza

Como a saúde e beleza envolvem a qualidade de vida, também recomendamos que você busque desenvolver o contato com a natureza ou fazer atividades relaxantes. 

Ou seja, yoga, meditação, alongamento e até mesmo Pilates podem ser importantes para o fortalecimento muscular, assim como para a saúde da alma e mente. 

Mesmo estando em casa, é possível estar em contato com a natureza. Dessa forma, você pode contratar uma empresa de paisagismo, que trabalha com a instalação de plantas e árvores, assim como cria cenários que podem te fazer relaxar dentro da cidade.

Também é possível buscar atividades ligadas a trilhas, passeios, rios, mares e um contato mais profundo com a natureza.

5. Procure profissionais qualificados para os procedimentos de beleza

Outra dica importante é procurar profissionais qualificados para os procedimentos e que não prejudiquem a saúde e beleza, assim como buscar aconselhamento médico para cada ação que for realizada. 

6. Busque aconselhamento médico

Muitas pessoas acabam se precipitando no momento de escolher uma pessoa para realizar um procedimento e sofrem posteriormente. Com o acompanhamento de um especialista, a prevenção é bem maior, evitando que algo inesperado ocorra, tanto antes quanto depois do procedimento.

Conclusão

Mesmo diante de uma realidade em que somos inseridos pela “beleza padrão”, vale lembrar que beleza é subjetiva e cada um tem a sua. Porém, ao fazer qualquer procedimento estético, procure por um profissional qualificado e converse com outros pacientes que tenham sido consultados. 

Isso representa dizer que o profissional precisa ter o registro adequado no conselho responsável, experiência no caso e bons relatos dos seus pacientes. 

De modo geral, aprendemos que não devemos agir por impulso e sim, que é essencial ter atenção a alguns pontos necessários para a manutenção do bem-estar, saúde e beleza.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.