Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Todos sabemos que a gestação é um momento único na vida da mulher, mas com toda essa alegria, as alterações do corpo com o passar dos meses, como o ganho de peso, crescimento da barriga e as mudanças hormonais são característicos. Por isso, essas adaptações, junto aos benefícios do Pilates na gestação, são fatores essenciais para gerar uma nova vida de maneira saudável e tranquila.

É fato que, neste período gestacional, as mudanças podem gerar mal-estar, porém existem formas de cuidar para prevenir e melhorar todos os sintomas. O importante é sempre conversar com seu médico e explicar o que está incomodando.

Vale lembrar que a prática do Método não significa que a mulher não sofrerá mudanças e sintomas característicos da gravidez, porém podemos afirmar que será de maneira bem mais suave e saudável.

Continue a leitura e confira quais são as principais adaptações neste período e a importância da prática do Pilates na gestação!

Mudanças no corpo das gestantes

Enjoos e náuseas

São comuns no primeiro trimestre da gestação os enjoos e as náuseas. Até a 12ª semana gestacional costuma ocorrer pela manhã e, na maioria dos casos, desaparece no início do segundo trimestre.

Outras mulheres podem ter sintomas mais intensos e as náuseas serem acompanhadas de vômitos e desânimo geral. 

Constipação intestinal

Os músculos podem ficar mais relaxados ou frouxos, devido ao aumento da produção do hormônio progesterona, para o crescimento uterino. 

Essa adaptação interfere também no intestino, alterando o trânsito intestinal, que pode causar constipação, conhecida como prisão de ventre. O uso de ferro contribui para essa mudança.

Varizes e formigamentos nas pernas

O aumento de peso sobre as pernas e do fluxo de sangue no corpo também podem causar varizes, podendo vir associadas à sensação de cansaço, formigamento e dormência das pernas.

Para prevenir, evite passar muito tempo sentada ou em pé. Sempre que possível, repouse as pernas de forma ligeiramente elevada e faça pausas a cada hora para se movimentar e estimular a circulação sanguínea. 

Alterações mecânicas na gestação

A gestante tende a adaptar a sua postura para compensar as mudanças do seu centro de gravidade. Em uma mulher não grávida, o centro de gravidade está localizado em frente à coluna vertebral, na altura dos rins. 

Mas em gestantes, o centro de gravidade torna-se mais anterior, forçando a coluna vertebral. Neste processo, é comum a mulher caminhar com uma base de suporte mais larga e o simples andar, subir escadas, abaixar e levantar para pegar algum objeto se torna mais difícil.

O peso do corpo agora está sobre os calcanhares para trazer o centro de gravidade para uma posição mais posterior. Essas alterações na postura geralmente não se corrigem espontaneamente após o nascimento do bebê. 

Pilates e gestação combinam?

O Pilates tem se tornado cada vez mais popular em nosso país e conquista novos adeptos. São muitos os benefícios que seus movimentos proporcionam, inclusive para gestantes. 

A prática de exercícios físicos leves é importante durante a gestação para cuidar da saúde da futura mamãe e bebê e, por isso, o Método é uma excelente opção.

O planejamento do Pilates na gestação é dividido em 3 trimestres, cada um deles com direcionamentos diferentes, desde a liberação médica, o trabalho de fortalecimento, alongamento muscular, de mobilização de quadril e assoalho pélvico para o parto propriamente dito.

O Pilates durante a gestação ajuda a mulher a se manter ativa, já que os exercícios priorizam a qualidade e não o excesso, por se tratar de uma atividade física que respeita as individualidades.

O Método foi desenvolvido em 1920 por Joseph Pilates. E é utilizado até hoje para a solução e prevenção de várias patologias. O Pilates não tem contraindicação, podendo ser praticado por idosos, crianças, adultos, atletas e durante a gestação. Seus movimentos são de baixo impacto.

Pilates na gestação e os benefícios do Método para o corpo da mulher

Os exercícios são realizados juntamente com a conscientização da respiração, uma vez que a gestante tem uma frequência respiratória mais elevada que o normal. Dessa forma, os movimentos ajudam a melhorar a sensação de cansaço, ativando os músculos do tronco e abdômen.

O Pilates na gestação tem uma importância significativa na força postural, na mobilidade  articular e no equilíbrio. Ele também auxilia na circulação sanguínea e no fortalecimento e relaxamento correto da musculatura do assoalho pélvico

Além disso, proporciona à gestante um bom preparo mental e físico para a hora do parto, para que não sofra tanto com as alterações que ocorrem em seu corpo durante a gravidez.

Entre seus principais benefícios, podemos destacar:

  • Fortalecimento muscular, principalmente do músculo transverso do abdômen;
  • Fortalecimento do assoalho pélvico; 
  • Melhora da postura;
  • Prevenção e redução de dores;
  • Melhora da circulação sanguínea;
  • Prevenção de câimbras e edemas;
  • Preparação para o parto.

Cuidados essenciais na aplicação do Pilates para as gestantes

O Pilates durante a gestação precisa ser adaptado e supervisionado, mesmo para as futuras mamães que já praticavam o Método ou qualquer outra atividade física antes deste período. Isso se dá por causa das mudanças fisiológicas e corporais que a gestante precisa lidar.

A temperatura do ambiente também deve-se levar em consideração, sendo que o ideal é evitar locais abafados e com pouca ventilação.

A pressão arterial deve ser aferida antes e após a atividade física e os exercícios devem ser sempre prescritos de acordo com o período gestacional.

3 Exercícios de Pilates na gestação

1. Agachamento com a bola na posição de cócoraspilates na gestação-Agachamento com a bola na posição de cócoras

Instruções: Paciente realiza o agachamento e permanece na posição associando o trabalho respiratório. Repetir 10 vezes.

2. Mobilização da pelve na bola em anteversão e retroversãoMobilização da pelve na bola em anteversão e retroversão

Instruções: Pode complementar com movimentos rotacionais na bola para o relaxamento pélvico. Repetir 10 repetições.

3. Relaxamento na bolapilates na gestação-Relaxamento na bola

Instruções: Apoiar o tórax sobre a bola e realizar movimentos para frente e para trás. Repetir 10 vezes.

Conclusão

O Pilates na gestação ajuda a futura mamãe a ter uma maior percepção corporal, melhora a disposição, força muscular, flexibilidade, autoestima, concentração, diminui os esforços respiratórios, as dores musculares e articulares, ansiedade, além de aprimorar o trabalho de parto e sua recuperação. 

Bom demais, né? Por isso, te fazemos um convite: quer ter acesso a um minicurso gratuito, ministrado pela especialista e treinadora do Grupo VOLL, Vanessa Ferraz?

Nele, você vai entender como aplicar o Método em gestantes de forma segura para ela e o bebê, minimizando os impactos fisiológicos e preparando-a para o parto.

O Pilates atualmente é uma das atividades mais indicadas por apresentar baixo impacto e poder ser adaptado às necessidades específicas de cada gestante, adaptado aos 3 trimestres da gestação, dividindo em teoria e prática.

Ficou interessado? Clique aqui e tenha acesso exclusivo!

Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.