Uma das atividades que mais vem se destacando e sendo procurada é a hidroginástica para idosos. O envelhecimento consiste na degeneração progressiva dos sistemas corporais, o que afeta a capacidade de funcionamento do corpo.
E com a prática desta atividade física, as delimitações por conta da idade podem ser consideravelmente melhoradas.
Atualmente observa-se que o número de idosos tem aumentado de forma expressiva. Segundo estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 9 anos, o número de idosos aumentou 38,9% da população, que atualmente representa aproximadamente 15% no país.
Em função dessa longevidade, os profissionais da área da saúde pesquisam formas de manter a qualidade de vida desta população, pois o envelhecimento promove uma perda progressiva das aptidões funcionais do organismo, aumentando o risco do sedentarismo.
Mas por que será que a hidroginástica para idosos tem sido tão buscada nos últimos tempos? Te contamos todos os detalhes neste texto. Vem acompanhar!
A hidroginástica para idosos pode retardar o envelhecimento?
Não! O envelhecimento é um processo inexorável aos seres humanos e conduz a uma perda progressiva das aptidões físicas e do organismo, podendo resultar em um aumento do risco do sedentarismo na terceira idade.
Essas alterações nos domínios psicossociais põem em risco a qualidade de vida do idoso por limitar a capacidade para a realização de suas atividades rotineiras.
Mesmo assim, a prática de hidroginástica para idosos é indispensável, pois ajudará muito durante o dia a dia, possivelmente reduzindo as doenças ocasionadas pela idade.
Além dos fatores biológicos, a redução do desempenho funcional pode estar associada ao sedentarismo, tabagismo e a alimentação inadequada.
Esses fatores contribuem significativamente para a perda de força, flexibilidade, resistência e capacidade cardiorrespiratória que, por sua vez, causam prejuízo no desempenho motor, repercutindo negativamente na autonomia funcional de idosos.
Benefícios da hidroginástica para idosos
Uma das atividades que se destaca é a hidroginástica para idosos, já que é uma modalidade realizada na água, cuja propriedade auxilia na execução do exercício, sendo de menor impacto.
Como motivos para a prática da hidroginástica para idosos, podemos citar:
- Emagrecimento geral;
- Fortalecimento e resistência muscular;
- Condicionamento físico;
- Melhora da flexibilidade;
- Melhora do equilíbrio e da coordenação;
- Diminuição do estresse;
- Contribuição para a reabilitação física.
Durante as aulas de hidroginástica para idosos, o principal objetivo é o condicionamento cardiovascular e muscular, por meio do treinamento em flexibilidade, coordenação motora e relaxamento.
Segundo especialistas, a hidroginástica é extremamente eficaz no combate ao estresse, além de contribuir para uma melhor qualidade de vida para as pessoas da melhor idade e ser entendida como prática corporal que utiliza o meio líquido para melhora da aptidão física.
A realização de exercícios aquáticos pode ser benéfica para os seguintes problemas de saúde:
- Artrite;
- Esclerose múltipla;
- Dor lombar, nos joelhos e para a reabilitação;
- Diabetes;
- Fibromialgia;
- Pré-natais e pós-natais;
- Problemas cardíacos;
- Aumento da resistência cardiovascular;
- Aumento da força e da resistência muscular localizada (RML);
- Mudanças na composição corporal;
- Aumento da flexibilidade, do equilíbrio e da coordenação motora global.
A biomecânica dos movimentos no meio líquido e os movimentos humanos realizados estão sujeitos às ações de forças de resistência que dificultam os deslocamentos, bem como forças de sustentação que favorecem a flutuação e diminuem a força da gravidade.
Se planejado de forma correta, o condicionamento aquático pode ajudar a pessoa da terceira idade a preservar o funcionamento das funções físicas e psicológicas.
A hidroginástica atrai este público por diversas razões: a água é um meio que reduz a pressão nas articulações e a força da gravidade, e a pressão aquática ajuda a minimizar o inchaço nas articulações inflamadas.
Além disso, propicia maior percepção táctil e melhora o funcionamento dos sentidos. O ambiente da aula também combate a solidão, a depressão e a ansiedade, favorecendo a socialização.
Os principais benefícios, adquiridos com a prática da hidroginástica se referem aos aspectos antropométricos, neuromusculares, metabólicos e psicológicos:
- Menor frequência cardíaca, coração bombeia o sangue com menor esforço;
- Devido ao baixo impacto proposto pela atividade haverá diminuição de tensão muscular;
- Músculos mais fortes;
- Aumento da resistência e flexibilidade;
- Aumento da agilidade, percepção, esquema corporal, velocidade de ação e reação, além de aumento significativo da força;
- Melhora na autoestima, reintegração social e dos aspectos cognitivos;
- Melhora da densidade óssea e coordenação motora;
- Redução de quedas e diminuição de problemas com hipertensão;
- Melhoria da postura.
Assim, os idosos devem ser estimulados a praticar exercícios e mais especificamente a hidroginástica como forma de prevenir ou controlar as alterações funcionais.
Conclusão
Um programa de hidroginástica para idosos deve incluir exercícios que estejam direcionados às modificações mais importantes que surgem com o processo de envelhecimento e auxiliam no bom desempenho das atividades da vida diária.
A hidroginástica para idosos apresenta algumas vantagens, como o aproveitamento das propriedades físicas da água, possibilitando um maior rendimento a este público, além de oferecer menores riscos.