Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Qualquer tipo de esporte, em geral, é benéfico para o corpo humano e isso nos ajuda tanto física quanto intelectualmente. Mas você sabe quais são os melhores exercícios para a saúde do coração?

É muito importante considerar que cada exercício físico é adequado para um tipo de pessoa e problemas de saúde. Por isso, o acompanhamento médico com um clínico geral, um médico do esporte e o profissional de Educação Física são fundamentais para determinar o melhor exercício, como fazer e a frequência a ser seguida.

A atividade não se trata apenas de queimar calorias e perder peso, mas de um mecanismo que ajuda o corpo como um todo, desde condicionamento físico até na saúde do paciente. 

As práticas que auxiliam na saúde do coração são as atividades aeróbicas e os exercícios de ganho de massa muscular que, além de ajudar a perder peso, também mantém a saúde cardíaca em dia.

Na medida certa e acompanhada por profissionais, essa prática é super importante e auxilia a alcançar uma vida mais saudável.

Mas e você, profissional da Educação Física, tem conhecimento dos movimentos mais indicados para a saúde do coração? Continue a leitura e entenda sobre o tema! 

3 tipos de exercícios para melhorar a saúde do coração

1. Exercícios aeróbicos

Esse tipo de treino aumenta a frequência cardíaca, melhora a circulação e ajuda a baixar a pressão arterial, além de controlar o nível de açúcar no sangue. 

As atividades aeróbicas têm efeito na atividade nervosa simpática periférica. Assim, a vasodilatação ocorre aumentando o fluxo sanguíneo. 

Com o aumento da frequência cardíaca, o coração bombeia mais sangue para o corpo. Nesta categoria estão os exercícios de cardio como correr, nadar, andar de bicicleta, pular corda e dançar. 

As pessoas que são consistentemente ativas fisicamente são conhecidas por terem um risco menor de desenvolver problemas cardiovasculares, diabetes e colesterol alto. 

2. Musculação 

É necessária porque faz aumentar a massa muscular, bem como a resistência, força e flexibilidade. A massa muscular é importante porque quanto maior for a capacidade do corpo de gastar calorias em repouso, maior será o nível de emagrecimento do corpo.

Outro benefício é que o coração sofre menor sobrecarga com esforços do dia a dia. Dessa forma, as doenças que afetam a saúde do coração, como hipertensão, diabetes e obesidade estão diretamente relacionadas à qualidade de vida e a musculação ajuda a evitá-las. 

O músculo cardíaco torna-se mais forte e maior com o exercício, e ocorre aumento da fibra cardíaca do miocárdio, uma das camadas que revestem o coração. Isto permite bombear mais sangue para o corpo. 

3. Treinamento de flexibilidade

Esses tipos de exercícios, como o Pilates, ajudam a aumentar a flexibilidade, assim, auxiliando na execução de outros exercícios.

Outro benefício é que essas atividades estão ligadas à prevenção e cura de doenças ou condições que afetam o coração, tais como redução do índice de massa corporal, diminuição dos níveis de colesterol ruim e aumento do bom colesterol.

Confira os melhores suplementos para a saúde do coração:

  • Vitamina D3, K2, C, E e do complexo B;
  • Ômega 3;
  • Ácido alfa-lipóico; 
  • Coenzima Q10 (Ubiquinona); 
  • Aminoácidos, taurina;
  • l-carnitina.

Como o personal trainer pode auxiliar nos exercícios para a saúde do coração?

O personal trainer é o profissional de saúde peça chave pois ajuda a realizar todas as atividades descritas acima, tanto nos exercícios de musculação quanto nos treinamentos de flexibilidade.

Esse profissional pode contribuir para guiar a pessoa a fazer os exercícios físicos corretamente, bem como auxiliar na quantidade e frequência correta para que sejam benéficos no emagrecimento e na saúde do coração.

Outros hábitos que ajudam na saúde cardíaca podem estar ligados à alimentação e hábitos saudáveis como evitar tabaco e bebidas alcoólicas. Isso porque os componentes do cigarro afetam as células que revestem os vasos sanguíneos.

Essas células se tornam rugosas e favorecem o acúmulo de colesterol, deixando de executar a função de impedir a formação de coágulos e depósito de gorduras.

Práticas que atrapalham a saúde do coração

Outro ponto importante é que a bebida alcóolica também deve ser evitada. O uso frequente e contínuo é relacionado com o aparecimento de lesão no miocárdio e pode provocar insuficiência cardíaca. 

Evitar a ingestão de gordura saturada é fundamental, pois está presente em uma variedade enorme de alimentos, como produtos derivados da carne, laticínios, bolos e biscoitos, assim como no óleo de coco e no azeite de dendê.

Especialistas indicam que o consumo de gordura saturada não pode ultrapassar 10% de tudo que é ingerido no dia. Ingerir alimentos naturais, com frutas e verduras, aliadas a uma dieta balanceada é indicado para manter a saúde do coração.

Outro ponto importante é reduzir o consumo de sal, pois esse retém líquidos e pode aumentar a pressão arterial.

Conclusão

A atividade física controlada e com intensidade moderada é essencial para manter a saúde do coração. Além disso, é fundamental se consultar com um profissional de saúde e realizar exames periódicos antes de iniciar qualquer atividade.

Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.