Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

As áreas da Educação Física vêm ganhando força no mercado de trabalho, já que envolve diversos segmentos. Conhecer as profissões mais populares neste campo pode aumentar suas chances de encontrar a posição correta para seu futuro emprego. 

Se você olhar para as ofertas no Jooble, as áreas da educação física envolvem muitas atuações, variando de instrutor de dança a fisioterapeuta. Mas é claro, essas vertentes diferem no valor do salário, deveres do trabalho, horário, experiência e outras funcionalidades.

Independentemente de qual área da educação física você decida seguir, entender as tarefas essenciais afeta significativamente o futuro da sua carreira. Dessa forma, é possível alcançar o sucesso e lucratividade em seu campo escolhido. 

Ficou interessado e quer se recolocar profissionalmente? Então continue a leitura para saber mais sobre as áreas da educação física que estão em alta no mercado!

Top 10 profissões nas áreas da educação física que estão no auge 

Concluir uma graduação e pós-graduação em Educação Física te ajudam a obter várias habilidades e conhecimentos técnicos para as funções do trabalho, além de chamar mais atenção do mercado. Esta profissão envolve interagir com pessoas de diferentes idades e origens, assim como ensinar crianças, adultos, idosos e atletas.

Uma das principais funções de um profissional de educação física é manter um aluno fisicamente apto e alcançar um novo nível de condicionamento físicoSe você está interessado neste campo, felizmente há muitas vagas disponíveis.

Juntamente com o Jooble, aprofundamos a questão das profissões mais populares nas diversas áreas da educação física e selecionamos as 10 mais procuradas. Confira a seguir!

1. Instrutor de dança

Os instrutores de dança podem trabalhar em escolas de esportes, estúdios de dança e seções extracurriculares. A principal tarefa de um instrutor é ensinar movimentos e estilos de dança. 

Muitas vezes, você não precisa ter um diploma para conseguir um emprego em uma escola particular. Mas não faz mal se formar em educação física ou licenciatura em dança para melhorar seus conhecimentos e habilidades. 

Um instrutor de dança também pode conseguir um emprego em uma agência governamental. Mas, neste caso, para obter a vaga, é preciso fazer um curso de formação de professores.

2. Treinador/Coach

A principal tarefa deste especialista é treinar jovens na faculdade, escola ou trabalhar com atletas profissionais. Na maioria das vezes, um treinador escolhe treinar um esporte específico. Para o emprego em uma instituição educacional, às vezes é necessário treinamento direcionado para a área exigida pelo responsável. 

Porém o requisito mais importante é a experiência como treinador em uma disciplina esportiva específica. Dessa forma, a obtenção de um diploma em educação física permite uma compreensão mais profunda sobre reabilitação, desenvolvimento físico e outras áreas relacionadas às capacidades físicas do corpo humano.

3. Jornalista Esportivo

Esta talvez seja uma das áreas da Educação Física mais concorridas no mercado de trabalho para um profissional do ramo. Os deveres do trabalho de um jornalista esportivo são criar e publicar conteúdo sobre um determinado esporte. 

Muitas vezes, o trabalho de um jornalista deste segmento é escrever sobre artigos ou eventos esportivos. 

Para obter material de origem suficiente para escrever um texto, você deve participar regularmente de torneios, partidas e outros eventos. Também é fundamental se comunicar com outros especialistas da área e fazer sua própria pesquisa. 

Para se tornar um jornalista de sucesso, ter conhecimento suficiente em um ou mais esportes é requisito básico.

4. Treinador de Educação Física

O especialista representado é um profissional médico que pode atuar em diversas instituições públicas e privadas, como escolas, faculdades, academias de ginástica, hospitais e equipes profissionais de um determinado esporte. 

A principal tarefa de um preparador físico é diagnosticar e tratar várias lesões musculares, podendo também realizar a prevenção delas. Muitas vezes, o treinador é o elo entre médico e paciente. 

Para dominar esta especialidade e conseguir o emprego, o requisito mínimo do mercado é ter um diploma de bacharel, podendo ainda fazer cursos exclusivos de cinesiologia, medicina esportiva e reabilitação física, para atrair mais atenção ao seu currículo.

5. Professor de Educação Física

Profissionais de educação física muitas vezes se tornam professores. Os locais de trabalho mais comuns são escolas primárias, secundárias e faculdades. 

Um professor está envolvido em conduzir os alunos através de vários jogos físicos, ensinando habilidades específicas, como usar equipamentos esportivos e incentivando um estilo de vida saudável. 

Para se tornar um professor de educação física, você deve ter um diploma e um certificado de ensino. Para obter este último, é necessário fazer cursos de desenvolvimento infantil, pedagogia e outras áreas da educação.

6. Nutricionista esportivo

Este profissional lida com atletas profissionais e amadores em campo, criando programas de nutrição individual ou em equipe para atingir objetivos físicos específicos. Nutricionistas esportivos montam dietas personalizadas e exclusivas de acordo com cada paciente que está atendendo. 

Eles também devem manter-se atualizados sobre os últimos avanços em nutrição e incorporá-los ativamente em seu trabalho. 

Para se tornar um profissional nesta área, é necessário ter uma licenciatura em nutrição clínica ou áreas afins. O emprego também requer amplo conhecimento e aptidão física.

7. Instrutor de fitness

A mais conhecida na área da educação física no mercado de trabalho. A principal responsabilidade desse especialista é criar programas de treinamento individuais ou estar envolvido no treinamento de um grupo inteiro de alunos de uma só vez.

Para se tornar um instrutor de fitness profissional, nem sempre é necessário ter uma licenciatura em educação física. Mas um futuro instrutor deve passar no exame de certificação apropriado, que requer conhecimento de fisiologia, anatomia e outras disciplinas. 

Também é possível se formar em um programa de educação em ciências do movimento humano para que, posteriormente, vire um instrutor de fitness. Esta disciplina ensina o básico da atividade física humana, o que é útil durante a criação dos mais variados tipos de treino.

8. Instrutor de Fitness Sênior

O profissional representado está envolvido em ajudar seus pacientes a estabelecerem um estilo de vida mais ativo e saudável. Muitas vezes, os instrutores lidam com pessoas mais velhas. Eles devem ter conhecimento suficiente de anatomia e fisiologia, por exemplo. 

Eles também precisam conhecer as peculiaridades do exercício para pessoas de idade, regras de segurança e recursos de interação psicossocial com pacientes semelhantes. 

Para se desenvolver como profissional nesta área, é preciso ter uma licenciatura em esportes ou qualquer outra área relacionada ao desenvolvimento físico.

9. Fisioterapeuta

O trabalho principal de um fisioterapeuta é entrar em contato com pacientes com lesões físicas graves, tendo como objetivo principal a restauração da força física e das capacidades.

A fisioterapia é um processo de reabilitação de longo prazo que pode levar meses ou até anos. Este processo é feito sob a supervisão constante de um especialista em fisioterapia. 

Para se tornar um profissional, é fundamental uma licenciatura em uma área relevante da educação física e um mestrado ou doutorado em fisioterapia.

10. Terapeuta ocupacional

Um terapeuta ocupacional deve interagir com pessoas doentes, pacientes feridos e pessoas com deficiência durante o desempenho das funções de trabalho. 

O principal objetivo do especialista é ajudar o paciente a realizar tarefas básicas para o seu cuidado. Com a ajuda deles, a reabilitação física é concluída e os pacientes recuperam a força e a função motora.

Em particular, os especialistas têm que trabalhar com pacientes que tiveram doenças ou lesões graves, ajudando a dominar todas as habilidades necessárias para ter uma vida saudável. 

Antes de trabalhar com cada paciente, são identificadas tarefas específicas com as quais o terapeuta ocupacional deve ajudar. Por exemplo, ele pode dominar uma variedade de equipamentos adaptativos, como cadeiras de rodas, suspensórios, muletas e acessórios exclusivos para alimentação independente.

Conseguir um emprego e se tornar um profissional muitas vezes é suficiente para obter um diploma em terapia ocupacional. No entanto, este programa educacional deve ser credenciado pelo Education Accreditation Board no campo escolhido.

Conclusão

No geral, uma licenciatura em educação física abre um grande número de oportunidades de emprego no mercado de trabalho. Cada profissional pode encontrar a melhor ocupação, dependendo de sua formação e de outras preferências individuais.

Por isso, este artigo te ajudará a fornecer as melhores abordagens para sua carreira dentro da área da Educação Física.

Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.