Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

O sedentarismo sempre foi um grande vilão para a boa saúde como um todo. Isso porque, ser uma pessoa sedentária pode favorecer o surgimento de diversos problemas como a obesidade, doenças renais e até mesmo questões cardíacas. 

Isso acontece uma vez que pessoas sedentárias são mais propensas a ataques cardíacos do que as que gostam de praticar algum tipo de atividade física.

Entretanto, estudos recentes têm mostrado que o sedentarismo também pode fazer mal para a saúde bucal. 

Uma vez que a realização de esportes e uma vida ativa pode ajudar a fortalecer nossos dentes e desempenhar um papel de prevenção contra problemas bucais. 

Pensando nesse cenário, confira a seguir tudo o que você precisa saber a respeito de uma vida sedentária e entenda os reais motivos desse tipo de estilo que podem fazer mal para a sua saúde. 

Além disso, saiba como sair do sedentarismo e passar a cuidar do seu corpo como um todo, assim como de sua saúde bucal através de uma clínica especializada em periodontia. Boa leitura!

Quais as principais características do sedentarismo?

O sedentarismo nada mais é do que um estilo de vida considerado não saudável, em que a pessoa não pratica qualquer esporte físico e acaba com uma dieta incorreta.

Isso muitas vezes envolve o consumo de alimentos processados, industrializados ou, às vezes, ultra gordurosos que favorecem o desenvolvimento de várias doenças.

Justamente por causa da alimentação e da falta de exercícios físicos, uma pessoa sedentária pode sofrer os sintomas abaixo:  

  • Cansaço constante;
  • Diminuição da força muscular;
  • Dor nas articulações;
  • Acúmulo de gordura abdominal;
  • Aumento excessivo do peso;
  • Má qualidade do sono.

Dessa forma, é preciso estar atento a cada um desses sinais e evitar o sedentarismo. Com isso, entenda mais como ele também pode afetar a saúde bucal de uma pessoa.

Existe relação entre saúde bucal e sedentarismo?

Quando o assunto é saúde bucal, o sedentarismo pode interferir de algumas formas. A primeira delas é a má alimentação

Isso porque, o consumo de doces, por exemplo, é um dos principais vilões da saúde bucal, uma vez que ele favorece o surgimento de cáries e bactérias, fazendo com que seja necessário visitas constantes em clínicas de odontologia.

Além disso, alguns estudos na área da odontologia têm mostrado que a prática de exercícios ajuda a fortalecer os dentes, agindo de forma preventiva contra problemas e doenças nesta região.

Dessa forma, ao levar uma vida sedentária, é possível afirmar que você pode acabar tendo dentes mais fáceis e propícios a ter doenças bucais como cáries, tártaros, gengivites e outras enfermidades periodontais que precisarão, muitas vezes, de tratamentos através de dentista especialista em canal.

Quais doenças bucais podem surgir pela falta de prática de exercícios físicos?

Ainda segundo os estudos realizados por academias e dentistas especializados, foi constatado que pessoas mais ativas e que costumam fazer atividades físicas acabam sofrendo menos e tendo menos incidência de problemas com a gengiva do que pessoas sedentárias. 

Além disso, uma pessoa sedentária acaba tendo mais probabilidade de ter diabetes, por exemplo, uma doença que facilita complicações com a gengiva. 

Essa é uma questão pela qual diabéticos precisam fazer um acompanhamento com um dentista para gengiva. Além disso, essa enfermidade também favorece o surgimento e o desenvolvimento de cáries. 

Isso porque, devido ao alto índice de glicose no sangue, uma vez que o corpo não consegue absorver por problemas com a insulina, o sangue acaba ficando mais doce. 

Desse modo, todo o circuito sanguíneo entre os dentes acabam ficando ricos em glicose, componente que favorece a proliferação de bactérias na boca, que são as principais causas de patologias bucais. 

Dicas para uma boa saúde bucal

O primeiro passo para melhorar todos esses problemas citados é buscar por um estilo de vida mais ativo, com alimentação saudável e fazer avaliações periódicas com um profissional dentista através de uma clínica dentária

Também é preciso ter algumas precauções, como o hábito de fazer exercícios físicos, cuidados com a higiene bucal e o check-up dental através de consultas de rotina a cada, pelo menos, seis meses.

Conclusão

Com tudo isso, é possível evitar quase todos os possíveis problemas dentais e ter um sorriso lindo e estonteante. 

Através da mudança de hábitos e a troca de um estilo sedentário por uma rotina ativa, as chances de aumentar a qualidade de vida, assim como evitar outros problemas de saúde são cada vez maiores.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.