Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

A corrida é uma das atividades físicas preferidas das pessoas que estão começando a ter uma vida mais ativa, mas também não fica de fora da rotina de atletas mais experientes. Você pode fazer sua corrida na esteira ou no asfalto, o importante é o exercício.

A praticidade e versatilidade do exercício é um dos seus principais atrativos: basta apenas vestir uma roupa leve e sair para correr, se encaixando perfeitamente dentro dos horários disponíveis e da região em que se encontra.

Além dessas vantagens, o simples ato de correr já colabora com diversos elementos do nosso organismo. Se tratando de uma atividade física, o corpo produz mais endorfina, substância que aumenta a sensação de bem-estarPraticar corrida na esteira ou asfalto ajuda a equilibrar nossa saúde mental e ainda aumenta a resistência e o condicionamento físico, já que trabalha com todo o sistema cardiorrespiratório.

Contudo, muitos podem se confundir ao pensar que correr no asfalto e correr em uma esteira de academia se trata do mesmo exercício. A atividade em si pode ser igual, mas os resultados obtidos são completamente diferentes. É importante entender como essas duas modalidades se diferenciam para definir qual atende melhor às suas necessidades e expectativas.

Quer saber qual corrida é ideal para você? Continue lendo!

Qual a diferença entre corrida na esteira e na rua?

Para entender melhor como cada tipo de corrida influencia em seu progresso físico, é necessário separar com mais clareza quais são as particularidades de cada modalidade. 

Enquanto a corrida na esteira proporciona um trajeto fixo e estável com diferentes velocidades, a rua é um percurso completamente irregular e aleatório, dando mais liberdade para o corredor tomar as rotas que preferir. O esforço exigido para correr na esteira é bem menor do que no asfalto, pois não existem variações de nível ou obstáculos pelo caminho. 

O corredor simplesmente ajusta o equipamento na velocidade desejada e mantém um ritmo constante, sem se preocupar com as adversidades. Correr na rua exige mais atenção e improviso, pois o atleta precisará desviar de buracos e outros elementos próximos, assim como encarar subidas e descidas.

Sendo assim, quem corre na rua trabalha mais com os músculos, devido ao impacto dos pés com o solo e à força colocada em cada passo. Não menos importante, correr no asfalto melhora a propriocepção do atleta, ou seja, a pessoa passa a reagir mais rapidamente em mudanças bruscas de terreno, evitando possíveis lesões como entorses, por exemplo.

Por esse motivo, a corrida de rua acaba sendo uma modalidade esportiva, pois é um tipo de atividade física que exige bem mais dos seus atletas. Isso não significa que se limita exclusivamente a profissionais, já que amadores também podem praticar o exercício livremente. 

Contudo, é sempre importante avaliar bem o terreno e o trajeto, principalmente quando não se tem tanta experiência.

Quais as indicações para corrida na esteira e na rua?

Através desses fatos, podemos definir que a corrida na esteira é mais indicada para atletas casuais ou iniciantes, enquanto a corrida na rua está mais direcionada para corredores experientes. Novamente, é válido reforçar que isso não é uma regra, então é importante ter em mente algumas recomendações antes de escolher a modalidade certa.

Por ser uma atividade mais leve, a corrida na esteira é ideal para iniciantes, pessoas obesas ou com sobrepeso e atletas que estão se recuperando de lesões. Apesar de ser um treino de baixa intensidade para os músculos, o exercício já ajuda a ter mais condicionamento físico e melhorar o sistema cardiorrespiratório

O gasto calórico também é menor, se comparado com a corrida no asfalto, mas, em compensação, a pessoa consegue treinar por mais tempo, devido à economia de energia.

Já a corrida na rua é para atletas mais experientes, que buscam melhorar seu desempenho ou até mesmo participar de competições. Correr ao ar livre exigirá grande condicionamento físico e resistência ao ar, incluindo algumas técnicas que somente quem já pratica atividades físicas há algum tempo domina. 

Como escolher o trajeto?

A escolha do trajeto fica totalmente a critério do atleta e de seus principais objetivos, então as possibilidades aqui são maiores.

Ainda seguindo essa lógica, nada impede que perfis diferentes explorem ambas as modalidades. Um atleta experiente pode acabar se lesionando e precisando retomar suas atividades aos poucos, através da corrida na esteiraDa mesma forma, é comum que veteranos pratiquem outros treinos, como musculação, e aproveitem que já estão na academia para correr no equipamento.

Do outro lado, é possível encontrar iniciantes que podem não se adaptar bem ao ambiente de academias, dificultando correr na esteira. Praticar a atividade na rua pode ser a melhor saída para manter os exercícios em dia e ainda ter mais liberdade para fazer como quiser.

Nesse caso, é sempre importante reconhecer suas limitações físicas e começar aos poucos, sem exigir demais do próprio corpo. Conforme ganha experiência, é possível aumentar a carga e a intensidade dos exercícios. Para quem está começando, é sempre recomendado consultar um profissional de saúde previamente, além de um especialista em treinos. 

Isso pode ajudar a dar os primeiros passos de forma segura, sem correr riscos desnecessários com lesões e outros problemas relacionados à saúde. Esse é um erro muito comum de atletas iniciantes, então não se deve ter medo de procurar ajuda.

Conclusão

Praticar exercícios físicos regularmente é indispensável para se manter com uma boa saúde. O simples ato de praticar alguns minutos de corrida na esteira ou na rua com regularidade já é o suficiente para garantir um corpo mais disposto e resistente, além de todos os benefícios relacionados à psicologia

Uma rotina fisicamente mais ativa é a porta de entrada para uma vida com mais qualidade.

Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.