Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Ao iniciar a prática de exercícios físicos, muitas pessoas colocam como objetivo a manutenção da qualidade de vida, sair do sedentarismo e até mesmo a reabilitação de lesões e patologias que passaram a prejudicar a execução de atividades habituais do dia a dia.

Durante a fase de pesquisa para a tomada de decisão, o aluno encontra diversas modalidades como o Pilates, a musculação, o Treinamento Funcional e muitas outras, cada uma com seus benefícios, contra indicações e características únicas que irão se adequar ao gosto, às necessidades e aos objetivos daquele aluno, fazendo com que ele se motive a cada aula e se mantenha interessado em atingir todas as suas metas.

Preparamos esta matéria para que você possa conhecer todos os detalhes sobre como o Treinamento Funcional ajuda na manutenção da qualidade de vida. Continue lendo!

Benefícios do Treinamento Funcional

Uma das principais características do Treinamento Funcional é o seu dinamismo. É justamente esta característica que faz com que a modalidade se diferencie da musculação, por exemplo.

Além disso, um único exercício de Treinamento Funcional faz com que o corpo seja trabalhado globalmente, fortalecendo diferentes cadeias musculares.

Outro ponto muito importante é a flexibilidade de seus movimentos, que podem ser realizados com acessórios próprios do TF ou até mesmo de outras modalidades, como é o caso dos acessórios do Método Pilates, por exemplo, além da possibilidade de não utilizar nenhum tipo de equipamento.

A partir do Treinamento Funcional o aluno também poderá desenvolver a tonificação muscular, a força e a potência das musculaturas, trabalhar o Power House, a resistência física e a resistência respiratória, ganhar massa muscular, melhorar o estresse, a concentração, o equilíbrio e a coordenação motora.

Manutenção da qualidade de vida a partir do Treinamento Funcional

Sabemos da importância dos exercícios físicos para a manutenção da qualidade e, por isso, o Treinamento Funcional é um excelente aliado para quem tem o objetivo de levar uma vida mais saudável.

O trabalho do profissional de Educação Física não deve se limitar somente ao momento da aula. Isso significa que montar um planejamento pré-treino e também um pós-treino é fundamental para que o aluno se mantenha ativo em outros períodos de sua rotina.

Vale destacar também a importância de uma alimentação bem equilibrada e de se manter hidratado da forma adequada. Por isso, lembre o aluno de realizar visitas regulares em médicos de diferentes especialidades, pensando tanto na saúde física quanto no bem-estar mental.

Converse regularmente com o aluno para verificar se algo mudou em sua rotina, se ele está sentindo os benefícios dos exercícios no dia a dia e estabeleça períodos para uma avaliação física mais detalhada. Porém, não se esqueça que é possível avaliá-lo em cada aula.

Conclusão

A necessidade de se adquirir hábitos saudáveis está cada vez mais relevante e evidente, principalmente por vivermos em um período em que passamos muito tempo sentados, sem nos movimentar adequadamente.

Por isso, cada vez mais pessoas estarão interessadas na prática de atividade física e o Treinamento Funcional é um ótimo aliado para a manutenção da qualidade de vida.

Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.