Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Cada vez mais o número de mulheres que praticam esportes e atividades físicas vem aumentando e ganhando espaço, principalmente na musculação.

A prática diária da musculação fornece uma série de vantagens como: melhora do tônus muscular, diminuição do estresse e ansiedade, melhora da autoestima, dentre outras.

Sendo assim, mulheres de todas as idades recorrem a esse tipo de atividade física que ajuda não somente na saúde física, mas também mental.

Com isso, surgem diversas dúvidas entre as mulheres que usam anticoncepcionais, dentre elas:

“Quem usa implante anticoncepcional pode fazer musculação?”

Essa é uma dúvida muito frequente, pois o Implanon (implante anticoncepcional) é inserido na parte interna do braço e é possível senti-lo ao tocar essa região.

Mas antes da resposta, vamos entender um pouco mais sobre o que é esse implante e as suas relações com a prática de musculação.

O que é o implante anticoncepcional?

O implante contraceptivo é um dispositivo anticoncepcional subdérmico que carrega o hormônio etonogestrel e é inserido na parte interna do braço.

Este dispositivo é inserido abaixo da pele no tecido subcutâneo, que fica acima dos músculos. Sendo assim, não há risco de ele entrar para a circulação ou se perder ao longo do corpo.

Ele apresenta 4 cm de comprimento e 2 mm de diâmetro e é muito parecido com o tamanho de um palito de fósforo.

Este possui uma eficácia extremamente alta (até 99%), superando diversos anticoncepcionais como as pílulas, injeções e o famoso dispositivo intrauterino (DIU).

Sendo super fácil a inserção e a remoção, o implante anticoncepcional é retirado imediatamente caso a mulher queira interromper seu uso ou tenha vontade de engravidar.

A fertilidade retorna rapidamente após a remoção do dispositivo.

Como o implante contraceptivo funciona?

Ao ser inserido na parte interna do braço, o Implanon libera de forma contínua na corrente sanguínea o hormônio etonogestrel, um derivado da progesterona.

A função desse hormônio é bloquear a ação dos ovários, impedindo a liberação dos óvulos e aumentando a hostilidade do muco cervical, deixando-o mais espesso e, consequentemente, acabando com a capacidade do espermatozóide se mover.

Seu tempo de duração é de até 3 anos. Caso as pacientes queiram continuar com esse método é sempre recomendado a remoção do implante antigo com a inserção de um novo.

Como é a inserção do Implanon?

O implante contraceptivo é inserido na parte interna do braço e deve ser realizado em um consultório especializado, com uma médica ginecologista de confiança.

Este procedimento é realizado com anestesia local. Sendo assim, causa apenas um leve desconforto durante a aplicação da anestesia.

Após isso, o procedimento é rápido e indolor, sendo realizado normalmente em 15 minutos. Após a inserção, é realizado somente um curativo no local no braço para evitar a formação de hematomas.

A musculação não é recomendada nas primeiras 48h após a inserção do implante. Na presença de hematomas, a atividade é restrita até que o mesmo seja reabsorvido. Mas é importante seguir sempre as orientações do seu médico.

Uma vez colocado, o Implanon entra em fase de adaptação, que pode durar de 2 a 6 meses, podendo gerar situações como:

  • Menstruação em menor volume e diminuição das cólicas menstruais;
  • Ausência da menstruação;
  • Sangramento irregular.

Indicações do implante contraceptivo

O implante contraceptivo apresenta 99% de eficácia, ou seja, um dos mais confiáveis disponíveis atualmente, sendo indicado para as mulheres que:

  • Não querem ou não podem realizar o controle diário, mensal ou semanal de outros métodos como as pílulas anticoncepcionais;
  • Não podem usar anticoncepcionais à base de estrógeno, já que o implante anticoncepcional possui o hormônio baseado na progesterona;
  • Sofrem com dores menstruais e tensão pré-menstrual;
  • Desejam se proteger após o período puerpério (40 dias), já que o implante não prejudica a produção de leite.

Vantagens do implante anticoncepcional

Por ser um método prático e de longa duração, o Implanon apresenta várias vantagens, como:

  • Redução da tensão pré-menstrual, já que o implante ameniza os hormônios provocadores de cólicas;
  • Redução do fluxo menstrual, ideal para mulheres que sofrem com fluxo intenso;
  • Não afeta o sistema gástrico e hepático, como algumas pílulas anticoncepcionais que podem causar vômito e enjôo;
  • Super eficaz na prevenção a gravidez, começando poucos dias após a inserção do implante;
  • Uma excelente alternativa para o uso do estrógeno, pois muitas mulheres não podem utilizar contraceptivos à base desse hormônio;
  • Não afeta o desempenho das mulheres nos exercícios físicos, como a musculação.

Implante anticoncepcional X Musculação

Quem usa implante anticoncepcional pode fazer musculação

Como citamos ao longo do texto, quem usa implante contraceptivo pode sim fazer musculação, mas só após alguns dias da inserção e com autorização médica.

Durante a realização do exercício muscular, pode acontecer da mulher sentir o implante no braço e isso é completamente normal.

Mas não se preocupe, ele não se desloca e não irá prejudicar a musculação.

Ele fica localizado no tecido subcutâneo (abaixo da pele) e não apresenta relação direta com os músculos.

Sendo assim, a musculação não atrapalha no funcionamento do implante anticoncepcional.

Vale lembrar que o implante também não prejudica o desenvolvimento de massa muscular nos braços ou em qualquer outra parte do corpo.

Conclusão

No artigo de hoje, vimos que as mulheres que usam implante anticoncepcional podem sim, fazer musculação e outros tipos de exercícios físicos, sempre com a autorização de um profissional.

Este tipo de atividade física não atrapalha, desloca ou altera o funcionamento do implante anticoncepcional.

Além disso, o implante também não atrapalha o desenvolvimento muscular das mulheres.

Gostou do assunto de hoje? Ficou com alguma dúvida? Comenta aqui embaixo, vamos adorar responder. Até a próxima!