Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Quem pratica exercícios sabe que as temperaturas mais frias e o tempo chuvoso são um grande desafio para sair de casa e ir treinar. Mas a chegada do clima quente muda completamente este cenário, já que o treino no verão deixa as pessoas mais dispostas.

Porém a temperatura elevada da estação traz também seus desafios e pode ser prejudicial, caso não se tome alguns cuidados. Desidratação, insolação, fadiga excessiva, tonturas e até desmaios são adversidades que cometem praticantes de exercícios que não tomam as devidas precauções.

Continue lendo a matéria para saber quais cuidados tomar quando realizar o treino no verão!

Saúde para resistir ao treino no verão

O bom e velho check-up é interessante para quem deseja começar a se exercitar em todas as épocas do ano, mas o treino no verão tal cuidado é ainda mais benéfico, já que um corpo saudável, com bom funcionamento dos órgãos e todas as vitaminas e minerais em dia tende a sofrer menos com aos calor.

As altas temperaturas podem ser especialmente prejudiciais para quem possui algum tipo de insuficiência cardíaca. Segundo artigo publicado pela Escola de Medicina de Harvard, o tempo quente e úmido exige que o coração trabalhe mais para dar conta de dissipar todo esse calor, o que aumenta o risco de um ataque cardíaco.

Fuja da exposição ao sol forte

Como regra geral, o treino no verão deve ser praticado em horários em que o clima não está tão quente, geralmente antes das 9h e depois das 16h, especialmente quando se trata de prática ao ar livre. A ideia é fugir da maior incidência do sol.

Exercícios na água ou em local fechado com ar-condicionado são mais maleáveis nesse sentido, podendo ser praticados caso haja total conforto.

Ingestão de bebidas e alimentos adequados

A hidratação é fundamental já que o corpo perde água de forma mais acelerada que o comum no calor. Os efeitos da desidratação não afetam apenas o desempenho do treino no verão, mas a saúde em geral, sendo necessário apoio médico e medicamentoso durante dias, nos casos mais graves.

Via de regra, deve-se consumir cerca de 240 ml de bebida, preferencialmente água, a cada 20 minutos de atividade. Refrigerantes e sucos de frutas não hidratam suficientemente e, portanto, não substituem a água. Isotônicos podem ser usados com moderação.

A alimentação também precisa de atenção especial: deve-se escolher refeições mais leves e balanceadas, feitas em média 1 hora antes do treino. Saladas, frutas, lanches naturais e sucos são boas opções.

Comidas pesadas podem trazer náuseas e prejudicar o treino, e a total falta de alimentação pode trazer fraqueza e tonturas. Por isso, é importante não treinar em jejum.

Cuidados com a pele durante o treino no verão

Para quem prefere o treino no verão na rua, vale lembrar que exposição excessiva ao sol pode causar queimaduras graves e, a longo prazo, aumenta o risco de envelhecimento prematuro da pele e desenvolvimento de câncer.

O uso de boné, óculos escuros e roupas leves e claras, ou mesmo que possuem proteção UV, é importante. Assim como, o uso de bloqueador ou protetor solar, que devem ser reaplicados regularmente.

Há produtos específicos para esportistas, que são mais resistentes ao suor, não causando incômodo aos olhos e exigindo menos aplicações.

Conclusão

É fundamental estar atento aos sinais do corpo durante o treino no verão. Caso ocorra tontura, sensação de fraqueza, náuseas, ou sede mais intensa que o comum, pare imediatamente e procure um local mais fresco para se recuperar. Ignorar esses sintomas pode levar a complicações sérias.

No mais, o calor pode ser um aliado para atletas de performance. A aclimatação a um tempo mais quente exige mais do corpo, porém, passado um tempo de adaptação, ele se torna de fato mais forte e resistente, segundo estudo do Instituto de Exercício e Medicina Ambiental, em Dallas.

Cumprindo à risca todas as recomendações e adicionando a suplementação adequada, como o uso de whey protein, desde que indicada por um profissional de nutrição, os dias quentes e úmidos do verão poderão se tornar a melhor estação para os treinos!

Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.