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Praticar exercícios no verão pode ser muito relaxante e revigorante;  bastam as temperaturas se elevarem, para sentirmos aquela necessidade de respirar ar puro e sentir a brisa em nosso rosto.
Entretanto, é preciso tomar alguns cuidados e levar em consideração uma série de orientações importantes para um bom desempenho na prática de exercícios nessa época do ano. Para saber mais sobre este assunto, anote as sugestões abaixo:

1- Lembre-se de proteger a pele

Manter a pele protegida com filtro solar é essencial para que os exercícios físicos do verão não resultem em queimaduras mais tarde. Por isso, tenha sempre o hábito de aplicar o filtro em todas as partes expostas do corpo. Em dias de temperaturas mais altas, vale a reaplicação do creme.

Além da proteção solar manter sua pele saudável e bonita, a atividade física também colabora para o bem estar da sua pele no verão. Isso acontece porque o exercício físico estimula o corpo a expelir toxinas e colabora para o organismo distribuir nutrientes às células, componentes estes responsáveis também pela boa aparência e saúde física.

2- Use roupas adequadas à temperatura

Parece óbvio, mas muitas pessoas acabam negligenciando este ponto. Sabemos que há quem goste de usar roupas elegantes e bonitas até mesmo durante os treinos de verão, porém, devemos evitar o uso de peças apertadas e quentes nessa época do ano.

Roupas mais justas podem dificultar a transpiração corporal, além de serem menos confortáveis. Incômodos causados por roupas pesadas podem diminuir a disposição do aluno durante o treino. Por isso, lembre-se que neste tipo de situação o “menos é mais”. Para exercícios no verão, aposte sempre em peças de tecidos leves, transpiráveis e que se ajustem às curvas do corpo. E, claro, tênis adequado é uma peça que não pode faltar.

3- Faça aquecimentos e alongamentos

Antes de se aventurar em diferentes exercícios durante o verão, lembre-se que o aquecimento deverá ser o seu melhor amigo. Aquecer o corpo ativa os músculos e articulações, proporcionando uma melhor circulação sanguínea e um bom preparo físico além de diminuir as chances de lesões.

A mesma dica vale para o pós-treino: os alongamentos melhoram o desenvolvimento dos músculos além de amenizarem dores musculares depois do treino.

4- Hidrate-se sempre!

Especialmente no calor, perdemos muito líquido do nosso corpo através da transpiração. Portanto, durante a prática de exercícios no verão, é importante que você mantenha o hábito de ingerir bastante água. Durante um dia inteiro, é recomendada a ingestão de 2 litros –  é claro que você não vai consumir toda essa quantidade de água de uma vez só, já que isso poderia causar enjoo e mal estar. Porém, não espere sentir sede durante os exercícios! Lembre-se que a sede é o primeiro sinal de que o seu organismo já está desidratado. Praticar exercícios no verão deve ser sinônimo de hidratação.

5- Regularidade é essencial

Por fim, uma das dicas mais importantes da nossa lista: crie o hábito de praticar exercícios de forma regular. Afinal, se você treinar 30 minutos hoje e ficar uma semana parado, todo o condicionamento que você lutou para conquistar neste treino, será perdido. Então, mais vale você treinar um pouco a cada dia, do que intensamente a cada 7 dias. Tenha em mente que a prática de exercícios no verão está relacionada com a sua saúde, e não com “uma busca pelo prejuízo” do ano. O exercício jamais deve ser utilizado como escape de todo o tempo parado, pois isso leva o corpo e mente ao esgotamento e a desistência dos treinos.

Consulte seu médico, sempre!

Agora que você já viu todas as nossas dicas para prática de exercícios no verão, não se pode esquecer de um fator fundamental para um bom desempenho: mantenha seus exames médicos em dia. Sabendo como está a saúde do seu corpo, diminui as você não terá problemas de sobrecarga com os exercícios e poderá seguir suas atividades físicas da melhor maneira para o seu organismo. Sempre que possível, siga as recomendações de um profissional qualificado, pois melhora ainda mais os resultados da sua atividade

Conclusão:

Portanto, concluímos que para a prática de exercícios no verão, é preciso muita disposição; mas junto dela, também muitos cuidados. Antes da atividade, aquecimento; depois da prática, alongamento – assim você manterá seu corpo preparado e evitará futuras lesões. Além de optar por roupas leves e confortáveis, não esqueça do filtro solar! Proteger o corpo e o rosto do sol é imprescindível em dias quentes de verão. E, seguindo todas essas orientações, beba sempre muita água, pois manter-se hidratado é uma das melhores ferramentas para preservar seu organismo.