Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Você, assim como grande parte da população, com certeza já sentiu algum tipo de dor nas costas. E tenho certeza que, no momento da dor, seu único pensamento foi “o que fazer para aliviar a dor nas costas?” Por isso, hoje vamos responder essa pergunta com as melhores dicas para você aliviar suas dores nas costas.

Diferentes tipos de dores nas costas podem ser causados por diferentes ocorrências. Por exemplo, não atentar a uma boa postura pode resultar em severas dores desde o pescoço até a sua lombar. Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 80 a 90% das pessoas do mundo sofrem ou sofrerão com dores nas costas ao longo de suas vidas. Portanto, se você sente dor nas costas, saiba que você não é o único.

A boa notícia é que quase 100% dos casos de dores na região do dorso podem ser curados com simples caminhadas, exercícios e alongamentos. Então, se você se interessa por este assunto e quer saber a melhor forma de combater suas dores nas costas, nos acompanhe até o fim deste texto! 

imagem-whats.jpgA equipe do Programa Dor nas Costas criou um grupo no WhatsApp aberto para todos aqueles que querem receber dicas e exercícios, gratuitamente, para aliviar a dor nas costas. Quer participar? Clique aqui para entrar no grupo!

Alongamento para aliviar dor nas costas

alongamento-aliviar-a-dor-nas-costas

Fazer alongamentos é uma ótima alternativa para aliviar a dor nas costas. Você pode alongar o seu corpo após acordar ou antes de ir dormir. Essa prática lhe auxiliará a manter seu corpo mais relaxado e bem disposto para o seu dia. Além disso, o alongamento pode prevenir lesões e garantir uma boa postura, mantendo a coluna espinhal alinhada.

Existe uma série de alongamentos bem simples que você pode realizar em casa e que com certeza não exigirão muito de seu corpo. 

Por exemplo, tente dobrar seu corpo para frente e fazer com que suas mãos cheguem ao chão. Também, você pode realizar leves rotações com seu pescoço, esticando-o e inclinando-o para os lados, para frente e para trás. 

Os alongamentos podem ser feitos ao longo do dia, no meio de sua rotina de trabalho ou estudos, por exemplo. Realizar uma pausa de cinco minutos na sua rotina de trabalho para alongar o seu corpo com certeza melhorará o seu rendimento e recarregará seu humor para que você possa seguir em frente!

Se você deseja uma boa orientação para a realização correta de alongamentos eficientes para a suas dores, conheça o Programa de alongamentos e exercícios para aliviar dor nas costas. Este é um programa de exercícios que você pode aderir sem sair de casa.

Fique atento à sua postura

má-postura-no-home-office

Hoje em dia, nosso modo de vida está em total desacordo com a manutenção necessária da nossa coluna e, consequentemente, das nossas costas. 

Em tempos de pandemia, nos acostumamos a rotinas exaustivas de trabalho sentados, em frente ao computador e, muitas vezes, em posições que podem ser desconfortáveis para nossa saúde corporal. Além disso, é fato que não temos o costume de prestar atenção e corrigir nossa postura.

Ainda, o tempo que ficamos em pé com o pescoço curvado olhando para a tela do celular, por exemplo, pode ser extremamente danoso para a nossa coluna.

Assim, todas essas questões, somadas, produzem efeitos negativos em nossa saúde. 

A má postura afeta diretamente a coluna, deixando-a desalinhada e pronta para nos causar incômodos. Você deve entender que as dores nas costas estão muito associadas à nossa coluna, como dito antes, e que qualquer problema em nossas vértebras, resultará em dores e desconfortos.

Dessa forma, saiba que a manutenção de uma boa postura diária pode aliviar suas dores nas costas imediatamente, mas isso deve se tornar um hábito no seu dia a dia.

imagem-whats.jpgA equipe do Programa Dor nas Costas criou um grupo no WhatsApp aberto para todos aqueles que querem receber dicas e exercícios, gratuitamente, para aliviar a dor nas costas. Quer participar? Clique aqui para entrar no grupo!

Compressas de frio ou calor

Se você está passando por um período de dor nas costas, esta dica vai lhe ser valiosa. Compressas feitas com toalhas são extremamente úteis para aliviar a dor nas costas. Elas podem ser feitas de duas maneiras, as quais vamos abordar abaixo:

  • Compressas frias

Esse tipo de compressa deve ser feito quando você sofreu alguma lesão recente nas costas. Assim, você deve encharcar uma toalha comum com água fria e colocar algumas pedras de gelo, para diminuir ainda mais a temperatura. Então, a toalha deve ser enxugada para tirar o excesso de líquido e depois enrolada e aplicada no local onde a dor está intensa.

Usar compressas frias fazem com que a dor diminua. Isso ocorre por conta de uma leve inibição dos nervos associados à lesão, levando a algo semelhante a uma anestesia no local. Dessa maneira, esta prática auxilia na diminuição do inchaço e das dores.

  • Compressas quentes

Já as compressas quentes devem ser feitas quando o desconforto for contínuo ou não tiver ligação alguma com uma lesão recorrente. O modo de usar este tipo de compressa é o mesmo explicado para compressa fria. Entretanto, a toalha deve ser mergulhada em água morna, ao invés de água fria. Além disso, é recomendado fazer algumas aplicações de 10 a 20 minutos no local dolorido, por alguns dias, até sentir melhoras nos desconfortos.

Esse tipo de prática irá melhorar a circulação sanguínea. Além disso, a compressa irá auxiliar no relaxamento da musculatura e na cicatrização da dor nas costas.

Portanto, usar compressas pode ser um grande diferencial para aliviar as dores nas costas.

Faça massagens 

massagem-para-dor-nas-costas

Outra dica importante que pode ser útil para aliviar a dor nas costas é o hábito de fazer massagens.

As massagens podem ser realizadas por profissionais especializados, o que garantirá maior eficiência no combate à dor. Mas, se essa oportunidade não estiver a seu alcance, você também pode massagear o seu próprio corpo tocando de formas lentas e suaves no local da dor, visando o relaxamento dos músculos. Isso ajudará o seu corpo a se manter mais relaxado, o que diminuirá as tensões envolvidas nas dores.

Cuide de sua saúde

Outro fator importantíssimo para garantir a saúde das suas costas, é atentar a saúde do seu corpo inteiro.

Pode parecer que uma coisa nada tem haver com a outra, mas isso é um mero engano. Mantendo-se saudável, você estará livre de problemas como o sobrepeso, tabagismo e outras questões prejudiciais a muitos órgãos de nosso corpo. 

Para isso, você pode começar a cuidar de sua alimentação, visando comer alimentos mais saudáveis e que irão te manter em forma. Primeiro, inicie esse processo com pequenas mudanças e depois você verá o resultado.

Além disso, outro ponto importante para ser saudável é beber água. Ingerir uma boa quantidade de líquido, nesse caso, água, poderá melhorar a circulação sanguínea e a flexibilidade da coluna, o que pode aliviar a dor nas costas

Portanto, procure ingerir entre 2 a 3 litros de água por dia. Esse hábito será um diferencial que trará grandes benefícios no combate às suas dores nas costas!

imagem-whats.jpgA equipe do Programa Dor nas Costas criou um grupo no WhatsApp aberto para todos aqueles que querem receber dicas e exercícios, gratuitamente, para aliviar a dor nas costas. Quer participar? Clique aqui para entrar no grupo!

Exercícios físicos para aliviar a dor nas costas

exercício-para-dor-nas-costas

Por fim, chegamos à parte que mais merece destaque na busca para aliviar a dor nas costas: fazer exercícios físicos.

Praticar alguma atividade física é o ponto de inflexão para a melhora substancial das suas dores nas costas. Esse é realmente o segredo por trás desse texto. 

E não estamos falando sobre exercícios complexos que vão contra seus limites. Nada disso! Exercícios bem simples poderão salvar sua coluna e aliviar a dor nas costas que você sente, seja ela aguda ou crônica. Portanto, para isso você pode fazer atividades bem simples, como caminhar, andar de bicicleta, fazer natação, polichinelo, saltos entre muitos outros exercícios. 

É interessante você focar em algo que você goste de fazer. Crie o hábito de realizar alguma atividade em torno de 10 a 15 minutos por dia, o que convenhamos, não é muito. 

Estudos ingleses reportam que mais de 90% das dores nas costas podem ser curadas apenas com alongamentos e exercícios, sem precisar tomar remédio, injeção ou cirurgias. Se você parar para pensar, você pode aliviar a dor nas costas apenas mudando alguns hábitos do seu dia a dia, como dedicar 10 minutos diários para exercícios. 

Para te auxiliar, saiba que dois importantes fisioterapeutas brasileiros desenvolveram um Programa Online para quem tem dor nas costas. Este programa custa menos de R$20 por mês e pode ser feito sem sair de casa. Para mais detalhes, clique no link: https://dornascostasnao.com.br

Repouso não é bom para aliviar a dor nas costas

A maioria dos especialistas concordam que repouso em caso de dor nas costas é prejudicial se feito por mais de 48 horas. Então, quando sentir aquela dor nas costas, nada de ficar deitado potencializando suas dores. Se levante e faça alguns exercícios leves, simplesmente se movimente!

Não é necessário realizar movimentos difíceis ou dolorosos, mas você não deve ficar parado.

Conclusão

Exercícios e alongamentos são ótimos para aliviar a dor nas costas. Além disso, cuide da sua saúde: sedentarismo, obesidade e tabagismo prejudicam as suas costas. Crie o hábito de separar de 10 a 15 minutos por dia para alongamentos e caminhadas. Saiba que essas simples práticas resolvem mais de 90% dos problemas de dores nas costas. 

Se você seguir essas dicas, você verá resultado e eficácia para a diminuição ou eliminação de seus incômodos nas costas. Espero que agora você saiba exatamente o que fazer para aliviar a dor nas costas!

Se precisar de uma ajuda nos exercícios, acesse:  https://dornascostasnao.com.br

imagem-whats.jpgA equipe do Programa Dor nas Costas criou um grupo no WhatsApp aberto para todos aqueles que querem receber dicas e exercícios, gratuitamente, para aliviar a dor nas costas. Quer participar? Clique aqui para entrar no grupo!

Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.