Antes de falar como podemos aplicar a Musculação para Hérnia de Disco, precisamos entender um pouco mais sobre essa condição.
A hérnia de disco é uma lesão da coluna vertebral, caracterizada por dores nas costas ou pescoço, que pode irradiar para os braços e pernas. Ocorre quando um disco vertebral sai de seu devido lugar e comprime outras estruturas.
É a principal causa de dores nas costas de 15% da população mundial!
A hérnia de disco afeta, em média, 2 a 3% da população entre os 40 e 50 anos de idade. Só no Brasil, ela atinge cerca de 5,4 milhões de pessoas. Em geral, pessoas do sexo masculino e acima dos 35 anos sofrem mais com a doença.
Como é feito o diagnóstico da Hérnia de Disco?
Como primeiro passo do diagnóstico, o médico irá ouvir tudo que o paciente tem a falar sobre essa dor, buscando saber mais sobre a rotina do corpo do paciente e se o relato corresponde aos sintomas da hérnia de disco.
Em seguida, um exame físico é feito, avaliando os locais das dores. Para auxiliar no diagnóstico, o médico pode pedir exames complementares como raio X, tomografia, ressonância magnética e eletromiografia. Saiba mais:
- Eletroneuromiografia – Identifica a raiz do nervo e testa a velocidade de condução do nervo, a fim de diagnosticar qualquer radiculopatia (compressão das raízes dos nervos espinhais);
- Ressonância Magnética ou Tomografia Computadorizada – Auxilia na visualização da lesão e altura da compressão da raiz nervosa;
- Radiografia da Coluna – Feita, geralmente, para excluir outras possíveis causas das dores, como fraturas na coluna;
- Mielograma – Exame invasivo usado para determinar o tamanho e a localização da hérnia quando há dúvidas após uma ressonância magnética.
Musculação para Hérnia de Disco
A musculação para hérnia de disco é recomendada devido à sua função de fortalecer os músculos.
Um dos exercícios mais feitos nesse caso são os isométricos que desenvolvem tensão no músculo sem alteração em seu comprimento externo, basicamente como quando carregamos compras: os músculos estão sob tensão, mas estáticos.
Ao tratar a hérnia de disco com a musculação, os movimentos no quadril, tronco e coluna devem ser mais leves, para não agravar o caso. Se houver crises, o treino deve ser suspenso e o médico deve ser procurado.
Os exercícios nunca devem ser feitos em casa ou sem a ajuda de um profissional da educação física.
Exemplo de programa de treinamento para pessoas com Hérnia de Disco
Exercícios resistidos: 1ª e 2ª semana
1) Hiperextensão lombar – 2×15
2) Oblíquo em pé – 2×15
3) Elevação pélvica – 2×15
4) Prancha solo – 2×15
Obs: Será realizado esse treino na 1ª e 2ª semana, em dias alternados. Sendo 2 séries de 15 repetições priorizando a resistência muscular localizada (R.M.L), com intervalos de 1 minuto.
Em caso de dor, será realizado exercícios isométricos sendo 2 séries de 20 segundos, com intervalos de 1 minuto.
Exercícios resistidos: 3ª e 4ª semana
1) Hiperextensão lombar – 2×15
2) Oblíquo em pé – 2×15
3) Prancha solo – 2×15
4) Elevação pélvica – 2×15
5) Good morning – 2×15
6) Agachamento com bola – 2×15
Obs.: Será realizado esse treino na 3ª e 4ª semana, em dias alternados, onde o aluno começa a dar ênfase no seu quadríceps femoral, realizando mais um exercício para esse músculo, ou seja, começa a utilizar a cadeira extensora. Sendo 2 séries de 15 repetições priorizando a resistência muscular localizada (R.M.L), com intervalos de 1 minuto.
Em caso de dor, será realizado exercícios isométricos sendo 2 séries de 20 segundos, com intervalos de 1 minuto.
Exercícios resistidos: 5ª a 12ª semana
1) Hiperextensão lombar – 3×10
2) Oblíquo em pé – 3×10
3) Prancha solo – 3×10
4) Elevação pélvica – 3×10
5) Good morning – 3×10
6) Agachamento com bola – 3×10
7) Abdômen isometria mãos e pés elevados – 3×10
Obs.: Será realizado esse treino na 5ª a 12ª semana, em dias alternados. Após completarmos 1 mês de treino de adaptação, devemos montar um programa de treinamento mais complexo, com exercícios básicos e complementares, dando ênfase à intensidade (cargas).
Sendo 3 séries de 10 repetições priorizando a hipertrofia muscular, com intervalos de 1 minuto.
Em caso de dor, será realizado exercícios isométricos sendo 3 séries de 30 segundos, com intervalos de 1 minuto.
Reavaliação física
Passando essas primeiras 12 semanas, será realizada uma nova avaliação física, onde o aluno iniciará um novo programa de treinamento resistido.
Será realizado a troca de alguns exercícios para poder dar um novo estimulo ao músculo, sempre priorizando o músculo quadríceps femoral e posteriormente realizará exercícios mais avançados, pois a sua dor já vai ter amenizado.
Por fim, todos os exercícios de musculação para hérnia de disco devem ser feitos com o máximo de cautela, evitando a flexão de joelho abaixo de 90 graus nos exercícios resistidos, e a sobrecarga excessiva.
Realização de sessões de alongamento, visando à melhora da flexibilidade, onde as posições devem ser mantidas no mínimo por 30 segundos, de 2x a 3x (em dias alternados com o treinamento resistido), principalmente para posterior de coxa e sempre estando acompanhado por um educador físico.
Conclusão
Prescrever exercícios resistidos para indivíduos com histórico de dor na coluna vertebral não é tarefa simples e implica, além do conhecimento sobre os fatores determinantes da dor, a compreensão do processo de estabilização da coluna vertebral, o domínio da técnica de execução, para garantir que os músculos sejam ativados de acordo com os objetivos, e noção apurada das progressões dos exercícios.
É relativamente frequente que o fisioterapeuta ou o profissional de Educação Física que recebe o paciente/aluno egresso de uma crise na coluna vertebral seja conservador na escolha dos exercícios, posições e métodos adotados.
Porém, treinar um indivíduo procurando apenas evitar situações de risco é abrir mão do potencial preventivo do treinamento e não prepará-lo para as exigências do cotidiano, incluindo mobilização de cargas e prática esportiva, como a musculação para hérnia de disco.
Referências Bibliográficas
-
Leite, Rodrigo Gomes – Musculação e as doenças crônicas – Vol. 1, editora: All Print – 2018 – São Paulo – SP.
Fazia musculação, caminhadas e corridas. Após um orçamento na cervical com muitas dores, descobri que tenho hérnia de disco na c6 e c7, toda a massa muscular do meu lado direito peitoral, trapézio e braço foi perdida com a crise. Parei com todos os exercícios por ordem do neurologista, não quero operar, posso voltar.à musculação?
Pode sim, leve seus exames para um profissional de EDF então ele ira passar um treino especializado para você fortalecer a coluna, depois de um tempo comece a fazer treino de hipertrofia, pegue pesos leves, concentre na descida do movimento, dá para ter bons resultados com pesos leves…
Cuide na hora de pegar os pesos, evite exercícios que sobrecarreguem sua coluna ex: agachamento entre outros… troque por outros que ira terá a mesma função.
abraço
Boa noite tenho 54 anos problemais de hérnia discal lombar L1 L2 L3 L4 e L5 estou acima do peso com gorduras pela barriga, coxas,torax,papo e nadegas como posso fazer gratuitamente cirurgia para retiradas das gorduras pelo sus.
Pedro,
Você deve procurar um profissional de Educação capacitado para te oferecer um treinamento seguro. Fortalecimento é essencial para casos de hérnia de disco!
Parar de fazer exercícios não me parece uma boa estratégia. O que fazer e como fazer é que deve ser avaliado pelo profissional que te acompanhará .
Reveja com seu neuro um trabalho multidisciplinar onde o profissional de Educação Física e seu médico se comuniquem e achem uma estratégia segura e eficaz para não haver mais crises.
Melhoras e bom treino!
Bom dia!
Parabéns pela explicação aprendi muito. Vou colocar em prática tenho hérnia de disco lombar e SOfro com dores. A academia me aliviou bastante. Mais faltava algo. Deus o abençoe com sabedoria.
Show de bola.
Boa tenho hérnia de disco na lombar L4 L5 L6 L7 e no joelho direito deu derrame e ostoartrite posso fazer corrida para eu tentei e o meu joelho fica enchado e muito dolorido estou fazendo errado obrigada e boa tarde que Deus te abençoe sempre
tenho hérnia de disco gostaria de saber onde encontrar esses exercícios?
Olá Derly, é ideal que um profissional especializado oriente o programa de exercícios, pois para cada pessoa ele pode ser diferente.
O importante é vc respeitar o seu limiar de dor, ou seja ao executar o movimento respeite a amplitude de movimento até que não tenha dor na região afetada.
Jéssica Santi – Personal Trainer Especialista em Doenças e Lesões Músculo Esqueléticas.
Oi boa noite, tenho hérnia e desgaste na L3,L4, quando faço musculação sinto muitas dores e aumenta as crises de dores,, seria por conta da carga e do tipo de exercícios, não queria parar, mas as vezes me vejo obrigada!
coluna não se opera,.. Somente em último dos últimos casos
abaulamentos discais difusos em L4-L5 E L5-S1 Identando a face ventral do saco dural
Boa tarde!!! Por favor profissionais, mim ajudem no que posso fazer,pois sinto muitas dores e só tenho 36 anos e tenho hernia de disco e desgaste e comprometimento do l5 e sinto muita dor e formigamento em uma perna.
Tenho medo de enfrentar a academia, Pois tenho dores por todo o corpo.
A reumatologista manda fazer caminhada e musculação , mas eu sei minhas limitações.
C3 C4 C5 ate C6-C7 . Redução do sinal na ponderação T2, desidratação degenerativa nos disco. C3 -C6 pr0move compressão do sacarose modo parcial. C5 -C6 disco osteofitario promove comprecao do saco dural comprimido a a face ventral da medula. C6-C7 disco osteofitario promove comprecao do saco durao oblitera é toca a face ventral da medula.
Tenho hérnia de disco lombar e o neurocirurgião que me acompanha disse que a artrodese, discectomia e a colocação de parafuso já foram proibidas nos Estados Unidos e alguns países da Europa pois os riscos são maiores que os benefícios e as pessoas que fizeram cirurgia estão sofrendo mais do que antes, em casos extremos a cirurgia é realizada como única opção, aqui no Brasil, sem garantia de sucesso no procedimento
Fátima, você precisa ser orientada por um profissional que saiba utilizar os métodos e exercícios necessários para além de fortalecer a sua musculatura, evitar que a região acometida com a hérnia se inflame devido uma sobrecarga e um gesto errado. Procure um bom profissional e entenda que é possível se exercitar, desde que haja uma boa intervenção do profissional responsável.
Prof. Especialista, Fisioterapeuta Arthur Vinícius Marcelo.
tenho uma hernia na c5 e compressão na c4 e c6 devido a um acidente, quais exercicios posso fazer , pois estou retornando para academia e sinto dores na cervical proximo a cabeça
Olá, sou profissional da área,a chei interessante a matéria mas me deixou mega incomodado o agachamento da pessoa na foto, os joelhos no meu ver estão muito a frente e o calcanhar quase saindo do chão isso preujudica muito, só cuidar com isso hahaha, de resto ótimo conteúdo abraços
Eu já fiz estes exercícios na academia para fortalecimento, já que estou com este problema a tempo.
Só que agora com a nossa situação , irei fazer a m casa.
Vc acha que terá algum problema?
Prezados, bom dia pra todos!
Super interessante a construção deste conteúdo, levando para profissionais uma revisão importante e relevante dentro dos conhecimentos científicos, parabéns e sucesso para todos que dedicam-se um pouco de seu tempo para pesquisar.
Otima a ilustração com fotos muito bom o passo a passo
Ótima orientação. Mas fica díficil para iniciantes
Seria bom vícios, ainda que fosse pago. Algum exercício poderão feitos em casa, precisaria comprar algumas peças? as mais baratas; bola e barra…
Olá eu tenho dia ernia de disco uma L4 e L5 queria saber quais exercícios devo fazer,pq na cademia os professores não sabe nem qual são lamentável,eu parei de ir pra cademia fiquei pior depois que parei de frequenta.
Muito bom
tenho redução do espaço discal associado a irregularidade de platos e alteração de sinal com padrao de substituição adiposa nos planaltos vetebrais compativel com alteração degenerativa tipo modic 2 no nivel L5 S1
associado a protrusao discal posterior paramediana direita tocando rais descendente.
Olá, José!
Antes de iniciar as atividades físicas, lembre-se que é muito importante que um profissional especializado faça uma avaliação do seu caso para verificar quais os exercícios mais adequados 😊
Essas treinos de vcs são excelentes,pra ajudar nos dá área da educação física.
Realizei uma RMque apresentou hérnias de disco ,em toda a lombar,até S1.,protusoes, e anterolistese de L4 sobre L5,,além de forte ciatalgia.
Fazendo Acupuntura no momento.
Gostaria de saber se procuro um fisioterapeuta especialista, ou um personal trainer em pilates
Desde já muito grata
Olá, Ruth. Tudo bem?
Caso esteja na fase aguda e sentindo dor, a orientação é procurar uma clínica especializada para tratar esse desconforto. Assim que estiver melhor, procure um instrutor de Pilates para o profissional te avaliar, ver suas necessidades e planejar um tratamento.
Abraço! 🙂
Eu tenho que fazer esses exercícios
Muito boa explicacao me ensinou muito
Excelente iniciativa, poder passar para as pessoas alguns exercícios aprovados para os portadores de hérnia lombar, assim como eu!
Perfeito. Obrigada
meu esposo sofre com hernia de disco. Irei passar os exercicios. obrigada