Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Você está em busca de dificultar ou facilitar os exercícios para os seus alunos? Ou então, está procurando variar nos movimentos das aulas para manter os alunos motivados a continuar com as atividades físicas?

Os acessórios costumam ser uma ótima opção para trabalhar diferentes objetivos durante o Treinamento Funcional e, hoje, vamos falar de um equipamento que tem conquistado espaço nas academias cada vez mais: o Kettlebell.

Para conhecer mais sobre o Kettlebell no Treinamento Funcional, seus principais benefícios e vantagens, continue lendo esta matéria!

O que é o Kettlebell?

Criado na Rússia por volta do século 18, o objetivo inicial do equipamento era desenvolver os músculos dos soldados que, durante as guerras, teriam mais força muscular e resistência para lutar.

O Kettlebell possui o tamanho de 20 cm de diâmetro e seu formato é uma bola oca de ferro fundido, com uma alça para segurar. Seu peso pode variar, sendo possível encontrar o acessório com 4 kg ou até mesmo 48 kg.

Uma das principais características desse acessório é o seu formato, que permite que o centro de gravidade seja diferenciado e o torque do movimento também sofra alterações, de acordo com a carga utilizada pelo aluno.

É possível encontrar o Kettlebell em qualquer loja de equipamentos específicos para a prática de atividades esportivas.

Por que usar o Kettlebell no Treinamento Funcional?

Utilizar o Kettlebell no Treinamento Funcional com a técnica correta, seja para dificultar ou facilitar os exercícios, proporciona que o corpo do aluno seja trabalhado de maneira global. Além disso, o equipamento também possibilita diferentes variações nos movimentos, podendo até mesmo aproximá-los de atividades que são realizadas no dia a dia.

É muito importante lembrar que os exercícios de Treinamento Funcional com Kettlebell são seguros e suaves, isso significa que não geram nenhum tipo de sobrecarga nas articulações, diminuindo assim o risco de lesões que, quando ocorrem, envolvem uma alta intensidade.

Por essa razão, é fundamental que o instrutor se mantenha atento aos limites do aluno e também a execução adequada dos exercícios de aquecimento.

Benefícios e vantagens do Kettlebell no Treinamento Funcional

Os principais benefícios e vantagens de utilizar o Kettlebell no Treinamento Funcional são:

  • Ampliar o repertório das aulas;
  • Ganhar força, potência, flexibilidade e velocidade;
  • Desenvolver o equilíbrio e a estabilidade corporal;
  • Trabalhar postura e consciência corporal;
  • Melhorar de desempenho em outras atividades e esportes;
  • Fortalecer diferentes músculos de diversas regiões do corpo: abdômen, membros inferiores, membros superiores, glúteos, lombar;
  • Trabalhar o emagrecimento;
  • Desenvolver a concentração e a coordenação.

Conclusão

Inovar nas aulas de Treinamento Funcional ajuda o aluno a se manter interessado por uma rotina saudável, o que proporciona que ele tenha qualidade de vida.

Uma das melhores formas de deixar os exercícios ainda mais interessantes é optando por diferentes acessórios que. Especialmente o Kettlebell que, com o passar do tempo, tem conquistado mais adeptos.

Antes de iniciar o planejamento das aulas, não se esqueça da avaliação individual do aluno para compreender quais limitações e necessidades estão presentes, planejando adequadamente os objetivos e também o tipo de carga e a intensidade que os exercícios terão.

Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.