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Se você acompanha este blog com alguma frequência já conhece os exercícios na fita de suspensão.

Esse equipamento é versátil, fácil de trabalhar, ocupa pouco espaço e tem exercícios para todos os tipos de alunos.







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Por causa de todas essas vantagens podemos usar a fita de suspensão para qualquer tipo de treinamento no Funcional. 

Isso inclui treinos de força direcionados e membros superiores e inferiores. O melhor de tudo é que podemos trabalhar essas regiões de maneira isolada ao mesmo tempo que fortalecemos coluna e Core através dos exercícios na fita de suspensão.

Pensado nisso, preparei sequência de exercícios na Fita de Suspensão para membros inferiores e superiores que com certeza irão te ajudar no planejamento de suas aulas. Continue lendo e confira!

Importância do fortalecimento de membros superiores

Quem busca fortalecimento específico para membros superiores ou inferiores é um público bem limitado, geralmente ele é composto por quem busca hipertrofia ou atletas que querem desenvolver uma habilidade em especial. 

Mas nosso público não é feito por tanta gente desse tipo, a maioria dos nossos alunos só querem um estilo de vida mais saudável, recuperação de uma lesão ou evitar dores. 

E essas pessoas raramente sabem para que serve fortalecimento de membros superiores.

Quando falo em fortalecer membros superiores quero dar ênfase especial para a cintura escapular, nela existe um complexo articular específico que precisa ser muito bem trabalhado, o ombro. 

Quando deixamos de fortalecer e estabilizar a região é questão de tempo até que uma lesão aconteça. Atletas são especialmente vulneráveis, mas com o tempo todos podem desenvolver problemas no ombro.

Portanto, devemos trabalhar com fortalecimento de membros inferiores para manter o corpo equilibrado. 

Além disso, conseguimos um ótimo ganho para a manutenção da postura, corrigindo especialmente problemas na coluna torácica e cervical. 

Existem muitos exercícios que além de trabalhar fortalecimento também incluem mobilidade.

Também vale a pena lembrar outro benefício desse tipo de fortalecimento: previne patologias relacionadas ao trabalho. 

Quem trabalha com computadores ou atividades repetitivas pode sofrer facilmente com patologias como tendinite do ombro e punhos, quanto mais fortalecidas estiverem as estruturas dos membros superiores, menores as chances disso acontecer.

Importância do fortalecimento de membros inferiores

Membros inferiores são um pouco mais populares entre nossos alunos. Tanto homens quanto mulheres querem pernas bem definidas, só esquecem que existe muito mais que estética por trás disso. 

Membros inferiores são a unidade do corpo responsável pela locomoção,  portanto, estão envolvidos em praticamente todos os movimentos, em especial a marcha.

Conforme o aluno envelhece ele sofre perdas musculares e de propriocepção importantes, como resultado, é normal perder o controle sobre movimentos da marcha e gradualmente perder a independência. Para idosos, isso significa uma qualidade de vida pobre e grandes chances de quedas, fraturas e lesões.

Será que somos capazes de evitar isso trabalhando com alunos que ainda não chegaram na terceira idade? Certamente!

Quem tem membros inferiores fortalecidos também consegue trabalhar melhor a propriocepção e o equilíbrio. 

Sem contar as inúmeras lesões que conseguimos prevenir, incluindo problemas comuns em quadril, joelhos e tornozelos.

Trabalha com alunos já lesionados? O fortalecimento é ainda mais importante. Ele garante um retorno seguro às atividades físicas e rotineiras e diminui a probabilidade de retorno do problema.

Por que muitos profissionais têm dificuldades em fortalecer membros superiores e inferiores?

Sabemos que o fortalecimento é extremamente importante, mas nem todos profissionais conseguem realizá-lo de maneira satisfatória. 

Ainda é bastante normal pensar no fortalecimento como exercícios dedicados a um músculo específico. Queremos fazer séries para bíceps, tríceps, glúteos e quadríceps sem pensar na globalidade do corpo.

Isso é um erro e um problema. Como o corpo é incapaz de perceber os músculos como unidades separadas, as habilidades adquiridas não podem ser usadas em outros movimentos. 

Peguemos um exercício isolado para bíceps como exemplo. Por acaso esse é um padrão de movimento Funcional? Precisamos de exercícios que além de fortalecer consigam educar o corpo.

Os movimentos funcionais obedecem o princípio da transferência tão importante no Treinamento Funcional. 

Após praticar o exercício em aula o aluno precisa conseguir transferir esse movimento para sua vida diária. Isso vale para atletas, pessoas lesionadas e alunos comuns.

Um dos grandes desafios de profissionais do movimento é conseguir exercícios funcionais para trabalhar o fortalecimento. Parece muito mais simples realizar um treino de força usando exercícios isolados típicos da musculação. 

Isso quer dizer que devemos excluir esses exercícios de nossa aula? Não, mas eles nunca devem ser o foco.

Podemos trabalhar com exercícios isolados para corrigir um aspecto do movimento do aluno ou até para fortalecer estruturas lesionadas.Também é normal usá-los no processo de reabilitação. Mas também precisamos misturá-los com exercícios globais para preparar o movimento do indivíduo.

Como a fita de suspensão pode ajudar?

Você sabia que ela é um equipamento que nos proporciona exercícios na fita de suspensão extremamente funcionais? 

Uma de suas principais características é a instabilidade, que força o aluno a realizar uma boa ativação de Core durante todos os exercícios. Além disso, os movimentos realizados na fita de suspensão são bastante completos.

Conseguimos realizar exercícios na fita de suspensão para todo o corpo. É possível trabalhar Core, membros superiores e membros inferiores sem muitos desafios. 

Outro ponto importante é a adaptabilidade dos exercícios. Trabalha com alunos avançados? Esses exercícios são para eles. Só tem alunos iniciantes? São para eles também!

Usar a fita quer dizer adotar um equipamento versátil que é útil para todos. 

Por isso damos ênfase nos exercícios na fita de suspensão neste artigo. Através do seu uso você conseguirá fortalecer membros superiores e inferiores de maneira dinâmica na sua aula.

Exercícios na fita de suspensão para membros superiores e inferiores

Vamos à parte que todos estavam esperando: os exercícios na fita de suspensão! Aqui estão alguns exercícios para membros inferiores e superiores na fita de suspensão. 

Série Push Up na Fita de Suspensão.

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Publicado por Keyner Luiz em Sábado, 27 de janeiro de 2018

Trabalhando o Bíceps na Fita de Suspensão

Galera, hoje preparei uma série incrível para trabalhar o bíceps na Fita de Suspensão! Vale muito a pena assistir 💪😉📺

Publicado por Keyner Luiz em Segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Dica de Circuito na Fita de Suspensão.

Preparei um vídeo com 6 exercícios na Fita de Suspensão: 3 de Membros Inferiores e 3 de Membro Superiores.Sugestão: faça esta série 2x com 40 Segundos de exercício para 20 Segundos de Descanso. ⚠IMPORTANTE⚠O tempo de exercício e descanso pode ser alterado de acordo com a capacidade do seu aluno.

Publicado por Keyner Luiz em Terça-feira, 2 de janeiro de 2018

 

Preste atenção na hora de realizá-los, apesar de alguns deles focarem em músculos específicos eles não deixam de ser um trabalho global.

Como mencionado anteriormente, a fita de suspensão é um equipamento de instabilidade, assim o aluno é forçado a manter todo seu corpo alinhado durante qualquer movimento. 

Ou seja, ele não ativa somente a região trabalhada e exige esforço das cadeias musculares de maneira geral.

Conclusão

Introduzir um bom fortalecimento de membros inferiores e superiores é essencial para uma aula de Treinamento Funcional. 

O treino de força ajuda a manter o corpo saudável e prevenir lesões e também é essencial para quem deseja ficar longe das dores articulares. 

Ou seja, todos seus alunos precisam dele. Recomendamos aproveitar os benefícios de exercícios na fita de suspensão para trabalhar nas suas aulas.

Os alunos adoram treinar com a fita de suspensão e ela deixará suas sessões mais agradáveis e dinâmicas. É claro que acima de tudo vem os ótimos resultados que conseguimos através dos exercícios apresentados nesse artigo.