Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Dor nas costas é um tipo de incômodo que a maioria das pessoas experimentam em algum momento da vida. Essa dor pode ocorrer na região que compreende desde o fim do pescoço até a parte superior das nádegas. Saber quais as causas de dor nas costas diferentes e entender como elas agem no corpo do seu aluno ou paciente, lhe ajudará a entender melhor como tratar este problema.

Então, se você se interessou por este assunto e está animado para entender de uma vez por todas as dores nas costas, continue a leitura deste texto!

Você sabe quais partes do seu corpo são consideradas suas costas?

coluna-dor-nas-costas

Antes de prosseguirmos em nossa jornada para aprendermos mais sobre dor nas costas, devemos primeiro entender onde está localizada a parte do corpo que chamamos de “costas”.

Muitas pessoas acham que as costas ficam apenas na parte de trás do corpo, perto dos pulmões, ou um pouco mais abaixo, no meio da parte oposta de nosso corpo. Mas, na verdade, as costas compreendem a maior parte de nossa região posterior, estando entre a base do pescoço e o começo das nádegas.

Além disso, você deve saber que as costas acompanham nossa coluna espinhal, aquela que aprendemos lá em anatomia no ensino médio. E, além disso, as nossas costas estão dispostas pela largura de nossa caixa torácica. Portanto, devido a esta região compreender uma grande parte do corpo humano, as causas de dor nas costas podem ser das mais diversas.

Mas você sabia que a maior parte das dores nas costas estão associadas a problemas na coluna espinhal? Esse conjunto de ossos é formado por várias vértebras, que são interligadas por discos.

Podemos dividir a coluna e as costas em algumas partes:

  • a parte cervical, onde está a base do pescoço; 
  • a região torácica, que compreende o tronco, sendo a maior parte de nossas costas;
  • A parte lombar, embaixo da torácica. Esta região está muito relacionada com dores, visto que é responsável pela nossa sustentação quando carregamos pesos ou fazemos atividades complexas com nosso corpo.
  • O sacro e o cóccix, partes finais das costas e da coluna;

Saiba que essa é a anatomia da coluna. 

imagem-whats.jpgA equipe do Programa Dor nas Costas criou um grupo no WhatsApp aberto para todos aqueles que querem receber dicas e exercícios, gratuitamente, para aliviar a dor nas costas. Quer participar? Clique aqui para entrar no grupo!

O que caracteriza a dor nas costas?

Infelizmente, não há uma resposta específica para o que é dor nas costas, mas podemos resumir este problema como qualquer tipo de incômodo da parte posterior do tronco. Esse tipo de incômodo pode resultar em vários fatores, desde dores comuns e passam com o tempo, até dores intensas e que podem desencadear um problema mais sério.

Portanto, iremos analisar agora as dores mais comuns e relevantes que ocorrem na região das costas. 

  • Dor nas costas do lado direito ou esquerdo

Esse tipo de dor nas costas é muito comum em pessoas que utilizam bastante a coluna em seu ambiente de trabalho, como motoristas, dentistas ou cirurgiões. Além disso, pode acometer pessoas que fazem exercícios em academia em demasia, talvez extrapolando seus limites. Essa dor pode indicar lesão muscular.

  • Dor nas costas ao respirar

As causas de dor nas costas ao respirar estão muito associadas a doenças respiratórias recentes. Este tipo de dor ocorre quando se afeta o pulmão ou algum tecido subjacente a este, como a pleura. Logo, tal fato relaciona-se a doenças como gripe, resfriado, asma, pneumonia ou embolia pulmonar. 

Assim, essa dor pode ocorrer com mais intensidade quando o paciente está sob condições clínicas, acamado ou até quando apresenta falta de ar contínua.

  • Dor nas costas associada aos rins

Nesse caso de dor, há uma relação da dor nas costas com problemas renais, como pedra nos rins ou cálculo renal. 

Ademais, essa dor pode ser tão intensa que pode fazer com que a pessoa pare de caminhar ou até de se mexer. Além do mais, vale destacar que esse tipo de dor ocorre bem no meio das costas, onde estão localizados os rins, na parte “mais mole” ou “sem ossos” do nosso dorso.

  • Dor nas costas que passa para as pernas

Esse tipo de dor ocorre por conta de alguma pressão exercida no nervo ciático na região do final da coluna vertebral ou das nádegas. A dor inicia nessas regiões e percorre desde o glúteo até as partes inferiores da perna. 

Além disso, esta dor causa pontadas e formigamento. Inclusive, existem casos em que a pessoa acometida possui dificuldades em ficar sentado ou ao caminhar.

  • Dor nas costas com aperto no peito

Essa dor pode estar relacionada a acontecimentos como infarto ou problemas cardiovasculares, sendo sutil ou aguda, dependendo do caso. Também, esse tipo de dor causa uma sensação de pressão no peito, de queimação ou até as famosas “pontadas do peito”. A região comumente dolorida é a parte anterior ao tórax, próximo à coluna torácica. 

Nesses tipos de situação, o paciente pode sentir enjoo ou mal-estar. Porém, é importante saber que pessoas sedentárias, fumantes e com sobrepeso possuem risco bem maior de complicações cardiovasculares e, consequentemente, com mais recorrência em relação a esse tipo de dor.

  • Dor no meio das costas

Esse tipo de dor pode estar relacionado a problemas intrínsecos à própria coluna, como a hérnia de disco. Além disso, dores nesta região das costas podem estar associadas a contraturas musculares, que são contrações de maneira incorreta nos músculos e que não voltam para seu lugar comum. 

Esta dor pode irradiar para outras partes das costas também, como para as costelas, para os glúteos e para as pernas. Ademais, essa dor pode ser percebida por incômodos intensos ao indivíduo se levantar ou permanecer na mesma posição por muito tempo.

  • Dor na parte de cima das costas

Dores na parte superior do dorso podem ocorrer no início da coluna, na base do pescoço, e podem estar relacionadas com a contratura muscular ou com torcicolo. Nesse sentido, esse incômodo é causado por cansaço, preocupação excessiva, atividades físicas em demasia e até postura errada na hora de sentar ou pegar peso.

imagem-whats.jpgA equipe do Programa Dor nas Costas criou um grupo no WhatsApp aberto para todos aqueles que querem receber dicas e exercícios, gratuitamente, para aliviar a dor nas costas. Quer participar? Clique aqui para entrar no grupo!

Qual tipo de dor nas costas é o mais dolorido?

Essa é uma pergunta difícil, mas o que podemos dizer é que a grande maioria das pessoas desenvolvem dores nas costas advindas de sedentarismo, má postura e obesidade. Portanto, se você tem dor nas costas, você não precisa se desesperar: em quase todos os casos deste tipo de dor, o tratamento é simples e com apenas exercícios e alongamentos, feitos em casa mesmo, é possível solucionar este problema.

Quais as principais causas de dor nas costas?

causas-de-dor-nas-costas

As causas de dor nas costas pode resultar de inúmeras fatores, principalmente no nosso modo de vida atual regido por home office e horas sentados no escritório. Uma das causas mais recorrentes de dor nas costas é a má postura e o sedentarismo. Logo, pensando neste tipo de problema, ficar horas no computador, olhando repetidas vezes para o celular com a cabeça baixa, além de permanecer em uma postura inadequada ao estudar, são fatores extremamente prejudiciais para a saúde de suas costas.

Além disso, a maioria das pessoas não pratica atividade física com regularidade e este é outro grande problema. Portanto, para evitar futuras dores, você deve observar a maneira que você posiciona sua coluna ao longo de seu dia. Dessa forma, você deve atentar para que suas atividades não sobrecarregue suas costas e culmine em dores.

Saiba que pessoas sedentárias, obesas, com má alimentação e fumantes, têm maior tendência de apresentar, uma hora ou outra, severas dores nas costas. Dessa forma, é sempre bom tentar se livrar dos maus hábitos e cuidar da sua alimentação. Se você sabe que isso vai te causar mal, porque vai continuar com este estilo de vida?

Outro ponto importante é: nem mesmo os jovens escapam à dor nas costas. É muito comum vermos jovens estudantes ou universitários se queixando de incômodos na região que percorre a coluna espinhal. Isso se deve ao fato do uso inadequado das mochilas de costas, a má postura ao sentar e ao excesso de uso de celular, que é realizado numa postura incorreta na grande maioria das vezes.

Conclusão

Agora, você já tem amplo domínio sobre os diferentes tipos de dores nas costas, tanto as mais leves até as mais intensas. Além disso, você sabe de alguns pontos importantíssimos inerentes à síntese das dores nas costas, sendo que muitos estão bem presentes em nossa vida cotidiana. 

Portanto, para finalizar, indicamos uma dupla de fisioterapeutas brasileiros que desenvolveu um Programa de Tratamento de Dor nas Costas, para ser feito em casa. Para ver os detalhes, clique no link a seguir: https://dornascostasnao.com.br

imagem-whats.jpgA equipe do Programa Dor nas Costas criou um grupo no WhatsApp aberto para todos aqueles que querem receber dicas e exercícios, gratuitamente, para aliviar a dor nas costas. Quer participar? Clique aqui para entrar no grupo!