Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Após a virada do ano, você ficou pensando em começar a se exercitar em algo novo? Já conhece a modalidade que mais cresce no país? Não?! Então saiba mais sobre o crossfit para iniciantes!

Os motivos variam muito, mas o que sabemos é que fazer exercícios físicos é importante, pois essa prática traz diversos benefícios para saúde e bem-estar de quem a pratica. 

Contudo, muitos não conseguem ser frequentes na prática de atividades justamente por não se encontrarem nos esportes que já tentaram. 

Por isso, saber escolher entre as muitas modalidades esportivas é fundamental para que você possa encontrar aquela que melhor se enquadra com a sua rotina, com seu estilo de vida e também com a sua realidade financeira. 

O artigo de hoje é para quem ainda não entende muito bem como funciona o crossfit para iniciantes e seu funcionamento, que apesar de ser bem popular ainda é um pouco intimidador para muitas pessoas. 

O que é crossfit? 

O crossfit é um programa de treinamento físico que se concentra na execução de movimentos funcionais. Ele foi criado nos Estados Unidos na década de 1990 e desde então ganhou muita popularidade em todo o mundo. No Brasil, é crescente e os adeptos se multiplicam a cada ano. 

A principal filosofia do crossfit é que um programa de treinamento eficaz deve atender às necessidades de três componentes chave: resistência, flexibilidade e equilíbrio

Os programas de treinamento são baseados em funcionais, ou seja, movimentos que imitam o que o corpo humano realiza no dia a dia. Os exercícios são realizados em alta intensidade e com pouco descanso entre eles, para que os alunos possam maximizar seus resultados.

O crossfit para iniciantes pode parecer intimidador, mas com as informações certas, você poderá começar a se beneficiar desse programa de treinamento.

Primeiro, é importante saber que o crossfit é baseado em WODs, ou Workouts of the Day. Eles são compostos por exercícios variados que podem incluir levantamento de peso, musculação, cardio, flexibilidade e muito mais. 

Cada WOD é projetado para ser executado em um determinado tempo, o que torna o crossfit um desafio constante para os seus participantes.

5 vantagens do crossfit para iniciantes

O crossfit é uma modalidade de treinamento físico que vem ganhando cada vez mais adeptos ao redor do mundo. Isso se deve aos seus inúmeros benefícios, que vão desde a melhora da capacidade cardiovascular até o aumento da força e da resistência.

Confira, a seguir, 5 vantagens de praticar crossfit para iniciantes:

  1. Melhora a capacidade cardiovascular;
  2. Aumenta a força e resistência;
  3. Melhora a flexibilidade;
  4. Promove o bem-estar geral;
  5. Auxilia no controle do peso corporal.

Além disso, uma outra grande vantagem do crossfit é que ele pode ser adaptado para atender às necessidades e objetivos de qualquer pessoa

Se você está procurando um programa de treinamento para perder peso, aumentar a massa muscular ou simplesmente se manter em forma, o crossfit pode ajudá-lo a alcançar seus objetivos.

4 dicas para iniciantes que querem começar o crossfit

O crossfit é uma ótima maneira de entrar em forma, mas pode ser um pouco assustador para iniciantes. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a começar: 

1. Comece devagar e concentre-se na técnica

Não se preocupe com quanto peso você está levantando ou com a velocidade com que está se movendo. Em vez disso, concentre-se em fazer os exercícios corretamente e com boa forma. 

2. Encontre um bom treinador

Se exercitar com um bom treinador poderá ajudá-lo com sua técnica e progredir no ritmo certo para você, respeitando suas limitações e trabalhando melhor no objetivo desejado. 

3. Não tenha medo de pedir ajuda

O crossfit pode ser um pouco complicado no começo, justamente por conta do ritmo mais intenso que nas academias convencionais. Então não tenha medo de pedir ajuda ao seu treinador ou a outros atletas, para que possa executar o exercício de maneira correta evitando lesões. 

4. Divirta-se

O crossfit é uma ótima comunidade, então aproveite a experiência, seja feliz e conheça novas pessoas, que serão como uma segunda família. 

O que é preciso para iniciar a prática de crossfit?

O primeiro passo para quem deseja iniciar no crossfit é estar disposto e se esforçar. É importante consultar um médico antes de começar qualquer programa de exercícios físicos intensos. 

Além disso, é preciso se inscrever em um box de crossfit e participar de aulas regulares, sempre com acompanhamento de profissionais especializados. 

Se disposição, prescrição médica e local qualificado já estão com “check”, vamos falar agora de alguns acessórios para prática de crossfit, que apesar de não serem obrigatórios, são de grande ajuda para melhor performance. 

Primeiro, você precisará de um bom par de tênis específicos para crossfit. Estes sapatos foram desenvolvidos para proporcionar o suporte e a estabilidade de que um praticante necessita. 

Em segundo lugar, você precisará de alguns acessórios pessoais para o crossfit. Isso inclui o “Speed Rope”, que é como uma corda de pular, o Hand Grip para proteção das mãos contra calos e bolhas, meias altas para auxiliar nos exercícios de subida de corda, dentre outros acessórios que acabam por ser mais opcionais mesmo. 

Onde praticar?

Para começar, você pode procurar um box de crossfit. Esse é o termo usado para designar um centro de treinamento crossfit. 

Esses locais oferecem aulas dirigidas por instrutores qualificados que podem ajudá-lo a aprender os movimentos básicos do crossfit para iniciantes e a se adaptar às suas habilidades e nível de condicionamento físico.

Uma vez que se sinta confortável com os movimentos básicos, você poderá começar a participar de WODs regulares. Se estiver procurando um desafio extra, poderá participar de competições crossfit, sendo realizadas em todo o mundo.

Conclusão

O esporte vem sendo uma das modalidades que tem ganhado bastante popularidade nos últimos anos e com isso, muitas pessoas iniciam a praticar este esporte. Afinal, ele é uma ótima opção por ser um treino completo que pode ser feito por qualquer pessoa.

Mesmo quando é crossfit para iniciantes, ele tem como objetivo ser um exercício funcional, que é constantemente variado, significa que há sempre algo novo para experimentar e manter o seu corpo a adivinhar. 

Esse tipo de exercício também é escalável, portanto, seja você um iniciante ou um atleta experiente, sempre poderá encontrar uma maneira de tornar os treinos desafiadores para si mesmo.

Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.