Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Ao longo dos séculos, o Tai Chi Chuan tem sido apreciado tanto por seus benefícios para a saúde quanto por sua capacidade de cultivar a harmonia entre mente e corpo.

Utilizada há milhares de anos, a medicina tradicional chinesa ganhou o reconhecimento da Organização Mundial da Saúde (OMS) na década de 1970, quando passou a ser indicada como tratamento complementar. 

O grupo reúne um conjunto de técnicas que visam promover saúde e bem-estar em diferentes aspectos da nossa vida. O que muitos não sabem é que, apesar de ser uma arte marcial, o Tai Chi Chuan também se encaixa nessa categoria, servindo como uma abordagem terapêutica.

Dos movimentos graciosos que fluem como a água às técnicas de treino que harmonizam a essência interna, desvendaremos como essa prática não apenas fortalece os músculos, mas também nutrir a conexão entre corpo e mente. 

Se você está buscando uma maneira única de cultivar equilíbrio e bem-estar, continue a leitura para desvendar os diversos benefícios que o Tai Chi Chuan tem a oferecer.

Pesquisas comprovam os benefícios do Tai Chi Chuan

Pesquisadores da Universidade de Pequim e da Escola de Medicina de Harvard realizaram um longo estudo em conjunto, buscando apurar todos os benefícios que o Tai Chi Chuan pode trazer à saúde das pessoas. 

Além de fortalecer diferentes músculos do corpo e contribuir com uma respiração diafragmática de mais qualidade, a técnica também colabora imensamente com o quadro de pessoas que convivem com doenças como hipertensão, diabetes, artrite, osteoporose e problemas cardíacos.

Meditação em movimento: a essência do Tai Chi Chuan

O Tai Chi Chuan é conhecido como “meditação em movimento”, consistindo em uma série de exercícios realizados lentamente e de forma graciosa. 

Apesar de tudo partir de uma única técnica, os exercícios utilizados como terapia são um pouco diferentes da variação de artes marciais, buscando menos intensidade e priorizando apenas o uso dos diversos grupos musculares do corpo. 

O objetivo é garantir que a pessoa esteja em movimento constante, mas sem sobrecarregar suas estruturas anatômicas.

Tai Chi Chuan é uma prática inclusiva e democrática

A proposta do Tai Chi Chuan como exercício terapêutico é garantir que o corpo e a mente estejam perfeitamente alinhados. 

Por ser uma atividade suave e de baixo impacto, pode ser realizada por pessoas de qualquer idade, até mesmo aqueles que não possuem nenhum costume com exercícios físicos. 

O risco de causar lesões é nulo, já que os grupos musculares não sofrem nenhum tipo de estresse nos movimentos. Além disso, é fácil de aprender e pode ser praticada por conta própria, uma vez que já tenha sido instruída por um profissional.

Outra grande vantagem é a rapidez dos resultados. Apenas uma ou duas horas de Tai Chi Chuan semanais podem ser o suficiente para promover uma grande melhora no quadro geral de saúde, desde que o ritmo dos exercícios seja mantido de forma regular. 

A simplicidade da técnica também ajuda, não exigindo nenhum tipo de vestuário ou equipamentos adequados. Todos podem praticar com roupas confortáveis, descalços ou com tênis masculino ou feminino, da forma como preferir.

Impactos na saúde mental

Além dos benefícios físicos, o Tai Chi Chuan também tem se mostrado uma poderosa ferramenta no combate ao estresse e à ansiedade

A meditação, com foco especialmente na respiração, acalma a mente e leva ao relaxamento, liberando endorfina e, assim, sendo uma contribuição para bom humor, sensação de bem-estar e redução da tensão emocional acumulada no dia a dia.

Quando chega à noite, as vantagens de ter praticado essa modalidade aparecem na redução da insônia. O efeito relaxante e meditativo do tai chi ajuda a acalmar a mente agitada, o que leva a um sono mais reparador.

Mente forte, corpo forte

O fortalecimento trazido pela prática não é apenas muscular e mental, também afeta positivamente o sistema imunológico. 

Estudos sugerem que a prática regular do Tai Chi Chuan fortalece o sistema imunológico. O resultado vem do equilíbrio proporcionado pelo exercício e a redução do estresse contribuem para o funcionamento mais eficiente do sistema imunológico, que protege o organismo de agentes externos prejudiciais à saúde.

Na terceira idade, os benefícios são ainda mais importantes

No caso de idosos, a prática oriental pode ser uma opção para suprir problemas que se atenuam na terceira idade, como suscetibilidade a quedas. A precisão dos movimentos no Tai Chi Chuan requer um bom alinhamento corporal e controle postural. 

Ao praticar regularmente, os praticantes desenvolvem uma maior consciência corporal, o que leva a uma melhora significativa da postura e do equilíbrio. 

Outro ponto importante na melhor idade é a socialização que, com a aposentadoria e ritmo mais lento comum no envelhecimento, acaba sendo reduzida. Apesar do exercício poder ser realizado de forma individual, a maioria das aulas são coletivas. 

A participação em grupos pode ajudar a criar laços sociais, reduzir o isolamento e melhorar o bem-estar emocional dos praticantes.

Conclusão

O Tai Chi Chuan surge como uma prática holística e eficaz para promover um corpo saudável e equilibrado. Seus movimentos suaves e fluidos não apenas aumentam a flexibilidade e a força muscular, mas também fortalecem a conexão mente-corpo. 

Através da concentração na musculação e na postura, essa antiga arte chinesa estimula a circulação sanguínea, melhora a coordenação e reduz o estresse. 

Ao longo do tempo, a prática regular do Tai Chi Chuan pode contribuir para a manutenção de um sistema cardiovascular saudável, níveis de energia mais elevados e uma sensação geral de bem-estar. 

Assim, abraçar o Tai Chi Chuan não é apenas abraçar uma tradição ancestral, mas também uma escolha sábia para cultivar um corpo forte, flexível e em harmonia com a mente.

Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.