Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

A prática de qualquer uma das modalidades esportivas convencionais ou não é capaz de melhorar o bem-estar físico, todos sabem disso. A novidade está no fato de que determinados esportes também podem impactar positivamente a função cerebral, de acordo com pesquisas científicas.

Ao longo de anos, os cientistas reuniram evidências que apontam os efeitos positivos da prática regular de exercícios físicos, tanto aeróbicos quanto de resistência sobre a função cognitiva. Os estudos desenvolvidos ainda sugerem que as atividades, embora todas benéficas, não oferecem os mesmos impactos nos indivíduos.

Então quais são as modalidades esportivas que oferecem mais benefícios para o cérebro? Confira a seguir!

3 modalidades esportivas que mais estimulam o cérebro

1. Natação

A natação é uma das modalidades esportivas mais completas que existem. É especialmente indicada para melhorar a saúde cardiovascular, reduzindo o risco de doenças cardíacas e aumentando a capacidade pulmonar. Além disso, é ótima para tonificar os diferentes grupos musculares.

Para além dos benefícios físicos, a natação provou ser uma ótima aliada da saúde mental. A prática regular de natação pode diminuir os níveis de estresse e ansiedade, provocando um efeito relaxante.

Cientistas da Universidade do Catar também descobriram que a prática da natação tem o potencial de aprimorar tanto a memória de curto prazo quanto a de longo prazo, trazendo benefícios significativos para a função cognitiva.

2. Esgrima

Uma pesquisa de 2012 da Universidade Foro Itálico de Roma demonstrou que modalidades esportivas que exigem uma rápida tomada de decisão podem levar a uma melhora significativa da função cognitiva dos praticantes, contribuindo para mitigar os efeitos negativos do envelhecimento.

Este é o caso da esgrima, esporte que envolve dois competidores e o uso de espadas. O competidor marca ponto ao tocar o adversário em determinadas áreas do corpo. Para isso, é necessário ter, entre outras práticas, agilidade, precisão e estratégia, o que contribui para a saúde tanto física quanto mental.

3. Paintball

O paintball é um esporte – ou um jogo – dinâmico que combina habilidades físicas e estratégia. Os jogadores precisam se esconder, abaixar e rolar no chão para atirar e evitar serem atingidos. 

Além do aspecto físico, o paintball estimula o desenvolvimento cerebral, pois exige a tomada rápida de decisão e atenção constante aos oponentes. Os jogadores precisam estar sempre em alerta.

Os esportes de precisão, como tiro esportivo, tiro ao alvo e paintball, têm um impacto positivo no desenvolvimento cognitivo, uma vez que exigem habilidades motoras e concentração. 

Além de acertar os alvos com precisão, os praticantes dessas modalidades precisam aprender a manusear diversos instrumentos, como a pistola airsoft full metal, além de aprender técnicas de tiro. 

Vantagens das modalidades esportivas para o corpo

As modalidades esportivas oferecem uma série de vantagens para o corpo e o cérebro. O envolvimento em atividades esportivas promove o fortalecimento muscular, a melhoria da resistência física e a flexibilidade, segura para uma saúde física geral. 

Além disso, a prática regular de modalidades esportivas estimula a liberação de endorfinas, substâncias químicas que promovem sensações de prazer e bem-estar, atendendo o estresse e a ansiedade. 

Essas atividades também têm um impacto positivo na saúde mental, aprimoram a capacidade cognitiva, incluindo a memória, o foco e a habilidade de aprendizado. 

A socialização e o senso de comunidade proporcionados pelas modalidades esportivas também originaram para a saúde emocional e o bem-estar geral. 

Conclusão

As modalidades esportivas desempenham um papel vital na promoção de uma vida saudável e equilibrada, trazendo uma série de vantagens para o corpo e o cérebro. 

Através do engajamento regular nestas atividades, é possível colher benefícios físicos, como fortalecimento muscular e flexibilidade, ao mesmo tempo em que se experimenta uma melhora significativa na saúde mental, com a redução do estresse e da ansiedade.

Além disso, as modalidades esportivas estimulam a capacidade cognitiva e promovem a socialização, confiantes para uma melhor qualidade de vida geral. 

Portanto, ao escolher participar de modalidades esportivas, estamos investindo em nosso bem-estar integral, aproveitando os diversos benefícios que elas proporcionam ao corpo e ao cérebro.

Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.