Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Musculação, corrida, treinamento funcional, crossfit… Afinal, você sabe como escolher um tênis de acordo com os esportes que pratica?

Apesar de muitas pessoas não se preocuparem com isso, saber como selecionar o melhor tênis para cada modalidade é uma ótima ideia não só para aumentar sua performance, mas também para diminuir as chances de lesões

Cada esporte tem as suas características, seus riscos e suas sobrecargas em determinadas articulações. Por isso, no texto de hoje, vamos trazer dicas para acertar no momento de escolher os melhores tênis para a sua modalidade. Fique com a gente e vamos ao que interessa!

Como escolher o tênis de acordo com o seu esporte

Em entrevista à Veja Rio, o professor de Educação Física Thiago Brito conta que o principal erro dos alunos na hora de escolher um tênis correto é “comprar o calçado por estar na moda, por simplesmente acharem bonito. Mas para cada atividade é recomendado um tipo diferente”.

Abaixo você confere dicas para selecionar seu tênis de acordo com a prática das modalidades esportivas mais populares. Confira: 

Corrida

Os praticantes de corrida já estão bastante acostumados a escolher um tênis antes de correr.

Quem não faz isso, sofre as consequências: problemas com bolhas, tendinite e dores no calcanhar/joelho são algumas complicações que podem aparecer. 

Como estamos falando sobre um esporte que gera muito impacto nos joelhos e nas pernas como um todo, esse cuidado ao selecionar o calçado se torna ainda mais importante. 

Aqui, um dos pontos tem a ver com conhecer o seu tipo de pisada:

  • Pronada: quando o ângulo do pé ocorre para dentro;
  • Supinada: quando o ângulo do pé ocorre para fora;
  • Neutra: quando o ângulo é reto.

pisada

Ao olhar para a imagem acima, a maioria dos corredores já consegue identificar qual o seu tipo de pisada, o que facilita muito na hora de escolher um tênis (a maioria das lojas informa na descrição dos produtos qual o tipo de pisada ideal para aquele calçado). 

Caso você ainda esteja em dúvida sobre as características da sua pisada, vale fazer um teste simples: molhe a sola do pé e pise em um jornal. Entenda o resultado de acordo com a imagem abaixo.

como-escolher-o-tênis1

Definida a sua pisada, é preciso levar em conta também características físicas, como o peso do corredor, e o tipo de prova que ele costuma fazer (maratona, sprints, corridas menos intensas etc).

Crossfit

O crossfit, por sua vez, é uma modalidade que mistura bastante a natureza dos movimentos, mas trabalha muito com exercícios de barra. 

Dessa forma, o ideal para esse esporte são calçados que trazem mais estabilidade para o aluno. 

Diferente da corrida, modalidade na qual os amortecedores são muito bem-vindos, o crossfit pede um calçado mais “reto”, com menos amortecimento e maior mobilidade para o calcanhar.

Alguns modelos trazem ainda uma estrutura diferenciada no meio da parte interna do tênis, para dar maior suporte ao atleta em exercícios como a subida de cordas.

Musculação

A academia, por sua vez, é um lugar onde praticamos os exercícios de forma mais isolada, através de máquinas. Sendo assim, a preocupação sobre como escolher um tênis não precisa ser tão grande

De qualquer forma, para quem treina pesado, é sempre bom ter em mente como escolher um tênis minimalista, com solado reto, são os mais indicados para a sua rotina de musculação. 

Além disso, existe também uma preocupação com os materiais do tênis. Um mix entre couro e nylon seria o ideal: enquanto o primeiro dá sustentação e traz proteção, o segundo proporciona mais ventilação, controlando a umidade.

Tennis 

Os fãs de Rafael Nadal, Roger Federer e Novak Djokovic também precisam escolher com cuidado quando o assunto são os calçados. 

Por se tratar de um esporte muito rápido, o tennis abraça movimentos específicos e repetitivos ao longo da partida: sprints, voleios e movimentos laterais são alguns exemplos.  

O primeiro passo aqui é escolher um calçado que combine com o seu estilo de jogo:

Jogador de linha de base: É quem joga, principalmente, recebendo bolas no fundo da quadra. É recomendado escolher um tênis com reforço lateral e bom solado, já que as “derrapadas” e movimentos laterais serão frequentes. 

Jogador de rede: É aquele tenista que gosta de estar próximo à rede, apostando em jogadas mais intensas e sempre tendo sua retaguarda explorada. O calçado ideal, nesse caso, conta com um sistema anti-torção e biqueira durável.

Outro ponto importante para o tenista é comprar o tênis de acordo com a superfície da quadra: quadras duras (concreto) pedem tênis reforçados, enquanto quadras de saibro pedem solados com mais tração.

Basquete

Com mais de 45 milhões de fãs brasileiros, o basquetebol é um esporte cada vez mais praticado por aqui. 

Se você é daqueles que adora juntar os amigos para fazer algumas cestas, fique atento às dicas:

  • Os tênis de canos longos usados pela maioria dos jogadores não são apenas uma escolha estética: eles reduzem muito a chance de torções;
  • Leve em conta também o seu estilo de jogo e o tipo de piso da quadra onde irá praticar. 

Vôlei

Diferentemente do que acontece no basquete e no tennis, os calçados costumam ser mais “simples” no vôlei. 

Com solado reto e sem grandes plataformas de amortecimento, esse calçado costuma trazer ranhuras para melhorar a aderência à quadra e um sistema de amortecimento reforçado na frente (região responsável pelo “pouso” do atleta após o salto).

Com as centenas de modelos disponíveis no mercado, você deve se sentir à vontade para optar por materiais e acabamentos de acordo com seu peso, proteções extras, estabilidade etc.

Trilha

Por último, mas não menos importante, temos a trilha, uma atividade física que sempre esteve em alta no Brasil, principalmente por conta das características geográficas do nosso país. 

Para te ajudar em como escolher um tênis apropriado para esse esporte, separamos 3 dicas infalíveis:

  1. Respeite a sua pisada, já que o trekking é uma prática que sobrecarrega muito os músculos e articulações da perna;
  2. Tênis e bota possuem seus prós e contras. O primeiro pode até ser mais confortável e flexível, porém a segunda traz mais estabilidade e resistência. Leve em conta o tipo de terreno e a duração da trilha antes de fazer essa escolha;
  3. Jamais selecione um calçado que não seja confortável. Considere fatores como respiração da região do pé e impermeabilidade.

Conclusão

Os tênis esportivos vão muito além de um “design bonito” que cobre seus pés e os isola do chão. Há uma razão pela qual existem diferentes tipos e a principal delas é para ajudar a proteger seus pés de danos.

Como cada esporte tem diferentes tipos de movimentos, cada calçado é projetado para suportar essas diferentes dinâmicas, portanto, é válido levar as diferenças a sério na hora de ir à loja e escolher seu tênis ideal. 

Lesões por esforço repetitivo, incluindo tendinite de Aquiles, dor crônica no calcanhar e fraturas por estresse, por exemplo, podem em alguns casos ser evitadas ao utilizar um calçado adequado.

Portanto, se você leva a sério o esporte que pratica, vale também dar uma atenção especial a este acessório mais que essencial para o cuidado com nosso corpo e para nossa performance.

Você tirou todas as suas dúvidas ou ficou faltando algum esporte na lista? Deixe um comentário aqui embaixo e vamos continuar essa conversa!