A patinação artística é um esporte que encanta tanto patinadores quanto espectadores com sua combinação de graciosidade, habilidade, técnica e expressão corporal.
Essa forma de arte sobre rodas que se deu início no gelo, tem uma longa história que remonta há séculos atrás e, ao longo do tempo, vem trazendo além de encantamento, diversos benefícios físicos para aqueles que a praticam independentemente do seu objetivo.
Com suas diversas modalidades, a patinação artística sobre rodas não apenas cativa o público, mas também traz inúmeros benefícios para a saúde física, mental e social de todos seus praticantes.
Neste artigo, vamos conhecer e explorar as diferentes modalidades da patinação artística e destacar como esse esporte é tão interessante e benéfico para a saúde.
Acompanhe a seguir e boa leitura!
Modalidades da patinação artística sobre rodas
Livre Individual
Esta é a modalidade em que os patinadores praticam sozinhos para apresentar suas rotinas. As apresentações são sempre acompanhadas de músicas e combinam a dança com os elementos técnicos da patinação artística.
Os patinadores são avaliados com relação à técnica e ao grau de dificuldade apresentados, e com relação à apresentação, que inclui posições, utilização da pista, balanceamento da coreografia e sua adequação à música.
Figuras Obrigatórias
É uma modalidade que vem sendo muito utilizada em competições e como parte do treinamento de atletas.
Consiste na execução das figuras, que são avaliadas pelos juízes com relação à limpeza dos movimentos, perfeição do traçado, constância na velocidade, executadas em círculos avaliando o eixo e a postura do patinador.
Solo Dance
Essa é uma modalidade muito difundida no mundo. O patinador executa movimentos livres de acordo com a música, explorando sua expressão e simpatia no desenvolvimento da dança, incluindo muitos trabalhos de footwork, sem saltos ou corrupios.
Free Dance
Modalidade brasileira e preparatória para o Sul-Americano, em que o atleta explora o ritmo da dança em um diagrama na pista. Sua simpatia e expressão artística são essenciais para uma boa apresentação.
Dupla de Dança
Nesta modalidade os patinadores se apresentam em duplas formadas por um homem e uma mulher. O conteúdo das apresentações é semelhante ao dos solos.
Porém, existem ainda os levantamentos, as piruetas em dupla (em que o casal gira junto) e os saltos lançados, quando o homem lança a mulher para a execução do salto.
Precisão
Nesta modalidade os patinadores patinam em grupos com 8 a 24 participantes. Aqui são apresentadas coreografias semelhantes às apresentadas por grupos como o Holiday On Ice ou o Ice Capades, danças coreografadas, porém com simetria de corpo e elenco.
Grupo de Show
Como o próprio nome já diz, esta é uma modalidade que é desenvolvida em grupo, um teatro em patins, em que você desenvolve um tema e o explora em cima das rodas.
Benefícios da modalidade para a saúde
Fortalecimento muscular
A patinação artística sobre rodas envolve uma série de movimentos que exigem força muscular, especialmente nos membros inferiores e na região do core.
Os atletas ao realizar saltos, giros e movimentos acrobáticos, tendem a fortalecerem também os músculos dos membros superiores, contribuindo para um corpo mais tonificado e resistente, variando as intensidades, volume e frequência de acordo com a modalidade esportiva.
Melhora da coordenação motora
A prática regular da patinação artística sobre rodas aprimora a coordenação motora, uma vez que os patinadores precisam dominar a habilidade de mover os membros inferiores e superiores em sincronia, compensação e equilíbrio, mantendo sempre a postura adequada durante a execução dos movimentos.
Condicionamento cardiovascular
A patinação artística sobre rodas pode não parecer um esporte aeróbico, mas é! A prática pode aumentar a frequência cardíaca e melhorar o condicionamento cardiovascular.
Durante as rotinas de alta intensidade, os patinadores melhoram a capacidade pulmonar, logo, a resistência física, proporcionando benefícios semelhantes aos de uma sessão de exercícios cardiovasculares.
Estímulo mental e emocional
Além dos benefícios físicos, o esporte oferece estímulo mental e emocional. A prática desse esporte requer concentração, resiliência, persistência, foco e sem dúvida muita disciplina. Estimula o desenvolvimento cognitivo e a capacidade de tomar decisões rápidas.
Os patinadores precisam memorizar sequências de movimentos, coreografias e se adaptar a diferentes ritmos musicais, o que promove a agilidade mental, capacidade de aprender e executar novos desafios.
Além de trabalhar o ganhar e perder, o cair e levantar, e o “seguir em frente que vai dar bom!”.
Além disso, a patinação artística sobre rodas oferece uma forma de expressão artística única. Os patinadores têm a oportunidade de transmitir emoções e contar histórias por meio de sua performance em quadra, o que ajuda a liberar o estresse, aumentar a autoconfiança e melhorar a saúde emocional.
A conexão entre a música, os movimentos fluidos e a expressão facial cria uma experiência artística envolvente tanto para o patinador quanto para o público.
A participação em competições, treinamentos em grupo e eventos de patinação cria oportunidades para fazer novas amizades, compartilhar interesses comuns e desenvolver habilidades sociais.
Conclusão
A patinação artística é um esporte amador que pode sim, ser praticado como uma atividade física, que combina beleza, graça e habilidade técnica entre outros benefícios acima.
Os praticantes experimentam uma sensação única de liberdade e superação, fortalecendo a confiança em si mesmos, aumentando até mesmo a autoestima.
A disciplina necessária para dominar os movimentos complexos estimula a força, a resiliência, enquanto a performance artística desperta a criatividade e a autoexpressão.
Lembrando que não tem limite de idade para praticar, é para todos!
Referências Bibliográficas
Confederação Brasileira de Hóquei Patinação Artística, CBHP
https://www.cbhp.com.br/site/acesso 18/05/2023
Federação Gaúcha de Patinagem, FGP https://www.fgp.org.br/index.php/modalidadesinterna/artistica-3 acesso 18/05/2023.