Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Como você já deve saber, a fita de suspensão é um equipamento completo para as aulas de Treinamento Funcional. Ela oferece possibilidades de exercícios globais, seguros e que trabalham instabilidade. Mas você sabia que também pode ser muito útil usar a fita de suspensão nas aulas a domicílio?

Nesse artigo, te darei 7 razões para começar a usar a fita de suspensão no atendimento a domicílio. Continue lendo para descobrir cada um deles e entender ainda mais sobre esse equipamento!

Motivo 1 para usar fita de suspensão nas aulas a domicílio: praticidade para transporte

Vamos ser sinceros: o transporte é nossa primeira preocupação quando o assunto é aula a domicilio. Você começa a pensar: “Será que aquela Fitball está segura no porta malas do carro? Eu consigo carregar todas minhas kettlebells de uma vez? Não é trabalho demais levar um step para a casa do aluno?”

Pois é, muitas vezes queremos transportar nosso Studio inteiro para a casa da pessoa, não é? Mas isso é muito trabalhoso e nos faz perder tempo. Além disso, colocamos nossos acessórios em risco. Isso porque alguns deles podem ser danificados com a movimentação do veículo ou se não forem bem armazenados.

Ainda, quem se desloca com motocicletas ou através de transporte público tem outro problema: como levar tudo para a casa do aluno num espaço mínimo?

Nessas situações, já percebemos as vantagens de usar a fita de suspensão nas aulas a domicílio: por se tratar de uma fita de náilon resistente, dá até para dobrar e colocá-la dentro da mochila! Não é preciso de muito espaço para guardar, trabalho para colocar no porta malas ou para descarregar o carro depois – além, é claro, de ser leve. É simples, prático e rápido.

Motivo 2: Pode ser instalada em qualquer lugar

O criador da fita de suspensão precisava de um treino eficiente quando viajava com o exército americano, já que nessas situações ele não tinha acesso a academias tradicionais, equipamentos ou maneiras de fazer uma instalação complicada. Na verdade, ele tinha necessidades bem similares às nossas ao dar aulas de treinamento funcional a domicílio.

Por isso, a fita de suspensão nas aulas a domicílio pode ser muito útil. Ela pode ser instalada em praticamente qualquer lugar: a única exigência é um ponto fixo seguro para se segurar. Algumas pessoas instalam até em portas ou janelas de casa!

Gosta de dar aulas ao ar livre? Então já sei que você também vai gostar de usar esse equipamento. Isso porque é muito fácil instalar a fita nos equipamentos que já existem em praças e parques e deixar sua aula ainda mais completa. Assim, você aproveita para variar um pouco no atendimento, deixa a sessão interessante e ainda oferece um trabalho eficiente, além de outros benefícios.

Mas lembre-se: é importante garantir que o ponto de ancoragem da fita de suspensão aguente o peso do corpo do seu aluno. Como instrutores, a segurança de nossos alunos deve estar sempre em primeiro lugar.

Por isso, evite fazer ganchos improvisados que possam se soltar da parede ou de onde você os colocou. Escolha uma viga resistente ou algum lugar fixo, prenda sua fita de suspensão e teste primeiro para ter certeza. Depois, está liberado para o aluno se exercitar com toda tranquilidade. Isso serve para garantir que sua aula não dê errado.

Motivo 3 para usar fita de suspensão nas aulas a domicílio: diversas possibilidades de exercícios

Já ouvi alguns instrutores falando que é impossível variar muito dando aulas de Treinamento Funcional a domicílio. A verdade é que existe um grande número de exercícios para realizar na casa do aluno, mesmo sem equipamentos ou acessórios – você só precisa aumentar seu repertório de exercícios! E, se adicionarmos uma fita de suspensão à aula, ela já fica incrivelmente variada!

No meu curso Suspension, por exemplo, mostro 148 exercícios realizados com esse equipamento. Você realmente acha que isso é falta de variedade? O melhor de tudo é que todos são completamente funcionais, portanto cabem na sua aula.

Existem exercícios típicos do Treinamento Funcional que podemos adaptar sem grandes problemas para usar a fita de suspensão nas aulas a domicílio, como:

  • Afundo;
  • Agachamento;
  • Flexão;
  • Prancha;

Deu para entender que dá para fazer muitos exercícios com a fita, certo? Isso porque ela pode tornar a aula muito mais dinâmica! Para realizar exercícios com a fita de suspensão nas aulas a domicílio, basta suspender uma parte do corpo com as alças do equipamento. Dessa maneira, você aumenta a instabilidade do exercício, dificultando-o, ou cria um ponto fixo para facilitar.

Minha dica para entender se o uso da fita facilita ou não o movimento é testar primeiro. Essa é a única maneira de entender como o aluno se sente ao realizar o exercício. Além disso, você também consegue melhorar muito sua explicação na hora da aula se souber como o corpo reage à posição.

Motivo 4: A fita de suspensão serve para aulas de todos os níveis

Cada aluno é diferente e tem necessidades e dificuldades individuais. Por isso, no Treinamento Funcional procuramos preparar aulas que levem cada característica única da pessoa em consideração. Sem um treino individualizado, o aluno dificilmente terá resultados tão eficientes.

Mas onde entra a fita de suspensão em tudo isso?

É simples: com ela, conseguimos realizar exercícios que vão de níveis iniciantes a avançados, como para atletas. Dependendo do aluno, você também consegue realizar adaptações para facilitar ou dificultar o exercício. Além de ser um ótimo equipamento para aulas em duplas ou em grupo, a fita de suspensão nas aulas a domicílio te ajuda a criar um treinamento individualizado.

Muitas vezes temos dificuldade para adaptar os exercícios quando estamos sem todos os equipamentos do nosso Studio. Por isso, a fita de suspensão te ajuda a montar aulas que mesmo os alunos mais iniciantes conseguem acompanhar. Ela soluciona alguns dos problemas de quem precisa ir de um atendimento a outro e, ainda, dar uma sessão individualizada com poucos acessórios.

Motivo 5: com a fita de suspensão nas aulas a domicílio é fácil de mudar a intensidade do exercício

Graças aos princípios da fita de suspensão, conseguimos mudar a intensidade e a dificuldade dos exercícios sem precisar mudar muito o movimento. Esse tópico é complementar ao tópico anterior, já que ajuda a utilizar exercícios com alunos de vários níveis.

De acordo com a posição do corpo em relação ao ponto de ancoragem, a intensidade do exercício pode aumentar. O motivo é simples: a posição do corpo vai ficando mais instável conforme se distancia do ponto de ancoragem. Assim, o exercício fica mais desafiador para o praticante.

Por isso, uma das dicas para usar o Treinamento Funcional Suspenso, especialmente quando trabalhamos com alunos iniciantes, é dar instruções para que eles diminuam a distância entre o corpo e o ponto fixo e ficar atento possíveis desconfortos. Quanto menor for a intensidade do exercício, mais fácil será para um iniciante fazê-lo. Conforme ele se acostumar com o equipamento, a própria pessoa consegue fazer mudanças na dificuldade.

Motivo 6: A fita de suspensão realiza trabalhos de força e instabilidade ao mesmo tempo

Durante nossas aulas de Treinamento Funcional a domicílio, sempre buscamos exercícios completos. Para isso, queremos algo que trabalhe diversas musculaturas ao mesmo tempo através de padrões de movimento funcional, certo? Além disso, também devemos trabalhar as diversas habilidades do corpo, como:

  • Propriocepção;
  • Equilíbrio;
  • Estabilidade;
  • Força;
  • Agilidade;

Pensando nisso, logo percebemos que a fita de suspensão é um equipamento que realiza exatamente essas funções. Com ela você pode, por exemplo, realizar treinos focados no core e membros superiores ou se voltar aos membros inferiores.

Além disso, ela é capaz de combinar instabilidade a trabalhos de força na proporção ideal para seu aluno. O uso da fita de suspensão nas aulas a domicílio fará com que ela fique muito mais completa e eficiente!

Motivo 7: o uso da fita de suspensão nas aulas a domicílio é completamente funcional!

É claro que, numa aula de Treinamento Funcional, precisamos de equipamentos que atendam aos princípios da modalidade. Felizmente, a fita de suspensão é um deles, proporcionando um trabalho completo e com movimentos funcionais.

Ela também é ótima para fazer treino de propriocepção, equilíbrio e estabilidade de maneira segura. Podemos utilizar a fita de suspensão inclusive com idosos ou alunos em recuperação. Naturalmente, nestes casos devemos escolher exercícios com risco mínimo de quedas ou acidentes.

Conclusão

E então, a fita de suspensão nas aulas a domicílio parece uma solução perfeita, não é? Ela atende perfeitamente às necessidades de quem trabalha com essa modalidade de atendimento.

Se você está entre os profissionais que querem complementar sua aula utilizando esse equipamento, também pode conferir outro texto meu, no qual dou 15 exemplos de exercícios com fita de suspensão!

Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.