Share, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Posted in:

Por Que Utilizar a Fita de Suspensão no Seu Treino?

fita-de-suspensao-capa

Você sabia que a fita de suspensão é um equipamento que pode proporcionar extremamente funcionais? Isso pois ela possui a instabilidade como uma de suas principais características, o que força o aluno a realizar uma boa ativação de Core durante todos os exercícios.

Além disso, este equipamento pode ser praticado em diversos Métodos como o Pilates e até mesmo para reabilitar patologias.

Seja um Profissional Completo!

INSCRIÇÕES ABERTAS
para o Curso Online Completo sobre a
Metodologia MIT - Movimento Inteligente

Por isso, preparei este texto para que você possa entender o porque utilizar a fita de suspensão durante o treino pode agregar em suas aulas e ainda, como preparar uma treino eficaz para seu aluno. Continue lendo para descobrir!

O que é a Fita de Suspensão?

fita-de-suspensao-1

A fita de suspensão é um equipamento que foi desenvolvido por uma elite militar americana, onde tinha por objetivo  um trabalho eficiente e completo. Quando utiliza-se a fita de suspensão, o profissional de educação física trabalha com seus alunos três princípios que são: a resistência, pêndulo e estabilidade.

Resistência: é o princípio que tem por objetivo aumentar a resistência utilizada no exercício, ou seja, através deste princípio pode-se aumentar a resistência que atua sobre os principais grupos musculares trabalhados.

Pêndulo: também tem por objetivo aumentar a resistência, porém utilizando a posição inicial do corpo e o ponto de ancoragem do acessório, ou seja, quanto mais longe a pessoa estiver do equipamento, maior resistência existirá no movimento.

Estabilidade: neste caso, quanto menor for a base de apoio do executante, maior é a instabilidade. Quanto mais instável for um exercício, mais difícil será.

Ao executar os exercícios na fita de suspensão, o aluno é desafiado por não estar em contato total com o solo, o que acaba tornando os movimentos mais empolgantes e dinâmicos. Por isso, esta é uma ótima opção para ser aplicada durante o treinamento funcional.

Por Que Utilizar a Fita de Suspensão no Treino?

fita-de-suspensao-2

Ao utilizar a fita suspensa no treino, o profissional de educação física garante diversos benefícios no treino como:

  • Pode ser instalada em qualquer lugar: a fita de suspensão é a solução ideal para treinos em qualquer lugar, isso pois ela pode ser instalada em praticamente qualquer ambiente, basta ter um ponto fixo seguro para se segurar. Algumas pessoas instalam até em portas ou janelas de casa por exemplo.
  • É prática para transportar: por ser uma fita de náilon resistente, a fita de suspensão pode ser dobrada e colocada dentro da mochila por exemplo. Não é necessário muito espaço para guardar, nem trabalho para colocá-la no porta malas ou para descarregar o carro depois. É simples, prático e rápido.
  • Garante uma grande variedade de exercícios: com a fita de suspensão, o profissional de educação física pode promover diversos exercícios com o auxílio da mesma, seja para dificultar algum movimento ou até mesmo facilitar.
  • Pode ser utilizada em vários níveis de aula: tanto um aluno avançado quanto um iniciante pode fazer o uso da fita de suspensão. Dependendo do aluno você também consegue realizar adaptações para facilitar ou dificultar o exercício. Além de ser um ótimo equipamento para aulas em grupo, a fita de suspensão te ajuda a criar uma aula de treinamento funcional a domicílio individualizada.
  • Pode ser utilizada  em trabalhos de força e instabilidade ao mesmo tempo: a fita de suspensão é um equipamento que realiza tanto o trabalho de forca, quanto o de instabilidade. Ela combina instabilidade a trabalhos de força na proporção ideal para seu aluno.
  • É um equipamento totalmente funcional: na aula de treinamento funcional é importante o uso de equipamentos que atendam aos princípios da modalidade. Com a fita de suspensão, o profissional de educação física pode ter um trabalho completo e com movimentos funcionais.

Fita de Suspensão no Treinamento Funcional

fita-de-suspensao-3

A fita de suspensão é uma grande aliada para o treinamento funcional, isso pois seus princípios se encaixam perfeitamente nesta modalidade, auxiliando para o movimento correto do corpo, além de auxiliar para adaptação de alguns exercícios tradicionais.

Através da fita de suspensão pode-se trabalhar algumas características do treinamento funcional como:

  • Estabilidade;
  • Equilíbrio;
  • Propriocepção;
  • Força;
  • Potência.

Além de todas as características acima, pode-se enfatizar também o trabalho do CORE utilizando este equipamento. Para trabalhá-lo em aula precisamos de exercícios globais, não somente abdominais como muitos alunos pensam. Boa parte das musculaturas do Core está sim localizada na região abdominal, porém também existem aqueles na região lombar e até pélvica. Se mandar o aluno fazer 100 abdominais toda aula fosse o suficiente para fortalecer esse conjunto com eficiência não existiriam tantos acessórios e exercícios globais no funcional.

Sendo assim, trabalhar o treinamento funcional através da fita de suspensão é uma excelente maneira de fortalecer, estabilizar e equilibrar o corpo do aluno.

Como Preparar uma Aula Aula de Treinamento Funcional com a Fita de Suspensão?

fita-de-suspensao-4

Por ser um equipamento de uso prático, a fita de suspensão pode ser utilizada para diversos fins no treinamento funcional. Seja como um adicional no exercício ou a base para um circuito completo.

Aqui será explicada uma das maneiras de se aplicar a fita de suspensão no treinamento funcional. Este treinamento pode ser dividido em três partes:

  • Preparação do corpo;
  • Técnicas de movimento;
  • Desafio.

na preparação do corpo, após avaliar o aluno, você consegue preparar seu corpo para o movimento. Nessa primeira etapa da aula utilizamos exercícios preparatórios que formam uma espécie de aquecimento. Como se está trabalhando com a fita de suspensão, é preciso deixar o aluno pronto para a instabilidade. Sendo assim, trabalhe com ativação de Core e outras musculaturas que serão essenciais para os exercícios.

Essa fase é determinada pelas necessidades individuais do seu aluno. Não existe protocolo fixo, você deve adaptá-la para cada um e garantir o melhor exercício possível.

Na técnica de movimento, o corpo já está pronto para o movimento, por isso, é o momento de escolher um único exercício ou objetivo. A próxima parte da aula será focada em atingir a excelência de movimento em algum padrão de movimento mais complexo, como o agachamento.

Não se limite na escolha do movimento por causa das dificuldades do aluno. Na verdade, a intenção é exatamente trabalhar suas dificuldades através dos exercícios na fita.

Ao utilizar as técnicas de movimento é importante prestar muita atenção aos erros do aluno. É nessa etapa que será realizada a maioria das correções para garantir um movimento perfeito. Não adianta a pessoa fazer várias séries correndo se nunca atingir excelência de movimento.

O desafio é a parte final da aula na qual será utilizado um trabalho mais intenso e complexo. A intenção é fazer o aluno ultrapassar seus limites, mas sem coloca-lo em risco. Pode-se usar o desafio para todos nossos alunos, o que varia é o tipo de movimento e intensidade usada no movimento.

Conclusão

fita-de-suspensao-5

a Fita de suspensão é um equipamento muito prático e por isso, é ideal para as aulas de treinamento funcional. Porém, é importante utilizá-lo de maneira correta, para que seu aluno possa conquistar seus reais objetivos.

No curso Suspension criado pela VOLL Pilates, é uma excelente maneira de você adquirir um conhecimento maior sobre a fita de suspensão e outros equipamentos que este método oferece. Quer saber mais? CLIQUE AQUI e saiba tudo sobre este curso incrível!

 

Written by Keyner Luiz

Keyner Luiz

criador do MIT – Movimento Inteligente e instrutor de Pilates e Treinamento Funcional. Fisioterapeuta formado pela UNISANTA, Pós-Graduado em Fisiologia do Exercício (CEFE), Especialista em Acupuntura (CEATA), Especialista em Quiropraxia (Instituto Physion). Possui Formação em Mat Pilates, Pilates Studio, Pilates Fisioterapêutico, Pilates Original Clássico, e muitas outras especializações em Pilates.

1 posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *