Share, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Posted in:

Tudo que você Precisa Saber sobre Fisiculturismo

Hoje, dia 30 de outubro, é comemorado o Dia do Fisiculturista! Para celebrar essa data, decidimos fazer um artigo para falar sobre um assunto que não é abordado com muita frequência, que é o Fisiculturismo.

O Fisiculturismo é a modalidade competitiva da musculação, que exige do corpo uma hipertrofia muscular exagerada, utilizando (algumas vezes) de substâncias, como anabolizantes, para alcançar os resultados.

Essa modalidade vem evoluindo muito no Brasil, contando com:

  • Atletas
  • Competições
  • Fãs
  • Patrocínios

Muitos fatores justificam esse crescimento no país e alguns deles são:

  • Busca por um “Corpo Perfeito” visto na televisão
  • Internet como Fonte de Informação
  • Preocupação com a Alimentação
  • Crescimento do Número de Academias

Breve Relato Histórico

O levantamento de peso é uma prática realizada desde os tempos antigos, praticado na Roma e Grécia. Ele surgiu na Europa e no Brasil apenas no final do século XIX, trazido por imigrantes alemães.

A separação de Halterofilismo e Fisiculturismo aconteceu na metade do século XX, sendo o primeiro classificado como desenvolvimento da força e o segundo para modelagem do físico.

Nesse mesmo século, mais precisamente em 1950, Steve Reeves se sagrou o Mister América e Mister Universe, e virou também uma estrela do cinema internacional.

Isso foi crucial para a modalidade, pois ao verem um fisiculturista no cinema, pessoas começaram a se espelhar nele, buscando um corpo parecido.

Esse panorama foi crescendo cada vez mais, aparecendo corpos musculosos em jornais e revistas, o que foi crucial para o crescimento da modalidade.

Como são as Competições de Fisiculturismo?

A competição ocorre com 5 ou 7 árbitros para avaliar, julgar e classificar os melhores fisiculturistas. Os atletas se apresentam no palco usando trajes (sungas) escolhidos por eles, de cores sólidas e opacas.

Já as mulheres utilizam biquínis e os trajes são escolhidos pois o foco é o julgamento do desenvolvimento muscular do corpo, portanto ele deve estar visível ao máximo.

Além da vestimenta, os atletas utilizam bronzeadores, cremes e óleos, uma vez que esses realçam a definição muscular, evidenciando cada músculo.

Os fisiculturistas possuem um minuto para a apresentação, que é feita por meio de uma dança com uma música escolhida. A coreografia é ensinada pelo treinador do mesmo, em cursos preparatórios.

National Amateur Body-Builders’ Association – Brasil (NABBA)

A primeira NABBA foi fundada na Inglaterra, em 1948, por um grupo de entusiastas do Fisiculturismo. Até o final do século XX, era considerada a maior entidade diretiva do Fisiculturismo internacional, tendo o campeonato mais notório, o Mister Universe.

No Brasil, existem 13 estados com uma filial NABBA, onde acontecem as competições:

  • Campeonato da Cidade classifica para o Regional
  • Regional para o Campeonato Brasileiro
  • Brasileiro para o Sul Americano
  • Sul Americano para o Mundial (Maior Competição da Modalidade)

O ano de 2011 foi especial para o Brasil, nosso país sediou o maior evento de Fisiculturismo já realizado na América Latina.

Devido ao sucesso da edição de 2011, nosso país passou a receber anualmente, no estado do Rio de Janeiro, um dos maiores eventos amadores do mundo desse segmento, o Arnold Classic, que conta com a estrela do cinema e bodybuilding, Arnold Schwarzenegger.

A NABBA permanece até hoje como uma federação amadora de esporte, que tem como objetivo incetivar atletas para praticar o Fisiculturismo.

Partindo do pressuposto de que, a prática de atividades físicas no aprimoramento do corpo leva também ao fortalecimento e manutenção da saúde do indivíduo.

Vale ressaltar que além da NABBA, também existe a International Federation of Bodybuilding and Fitness (IFBB), entidade canadense que se estabeleceu e se fortificou nos EUA, devido a seu modelo mais profissional e empresarial, superando a NABBA no que se refere aos aspectos financeiros, mas que tem menos destaque no nosso país do que a primeira.

Análise Contextual do Fisiculturismo no Brasil

O Fisiculturismo no Brasil, apesar de ser uma prática esportiva, só tem o sucesso por estar em coerência com vontades da sociedade brasileira, onde estamos sempre em busca do “corpo perfeito” que é imposto por alguns veículos midiáticos.

Há diversos programas de TV que contratam pessoas com “corpos perfeitos” para aumentar a audiência, os quais se tornam parâmetro para todas as pessoas da sociedade, que se sentem “pressionadas” a buscar um corpo melhor.

Portanto, observa-se que a prática de atividades físicas para melhoria do corpo é feita a fim de “embelezar” a pessoa, sem buscar melhorias na saúde.

Assim, o foco no Fisiculturismo é o ganho de uma ótima forma corporal, conquistar o “shape” perfeito, mesmo que isso possa causar muitos problemas para a saúde do indivíduo.

É devido a grandes pressões impostas pelos veículos de comunicação, principalmente televisivo, que pessoas se sentem retraídas com o próprio corpo, buscando melhorias que muitas vezes são praticamente inalcançáveis.

Utilização de Anabolizantes e Suas Consequências

Esteroides Anabólicos Androgênicos (EAA), são substâncias feitas em laboratórios, relacionadas aos hormônios masculinos andrógenos.

O uso de Esteroides Anabólicos Androgênicos é um grande problema atual, pois eles são compostos tóxicos e sua utilização errada pode causar empecilhos à saúde.

A utilização ilícita dessas substâncias são utilizadas para aumentar a força muscular e melhorar a aparência.

Alguns dos problemas físicos causados são:

  • Risco para Desenvolvimento de Doenças Coronarianas
  • Hipertensão Arterial
  • Tumores Hepáticos
  • Alterações dos Níveis de Hormônios Sexuais
  • Hipertrofia Prostática
  • Atrofia Testicular
  • Atrofia Mamária
  • Alteração de Voz
  • Hipertrofia de Clitóris em Mulheres

Seu uso ainda pode causar fatores psíquicos, como sintomas depressivos.

O uso de esteroides vai completamente contra as ideias que eram pregadas pelos fisiculturistas, que colocavam a saúde em primeiro lugar. Hoje em dia a busca principal é pela estética a todo custo, por isso esteroides estão sendo tão utilizados.

Outro fato agravante é que muitas vezes os esteroides são indicados por amigos, que não possuem o conhecimento dos riscos em sua utilização, causando muitos problemas.

Conclusão

A definição de beleza não é única, ou seja não há um modelo a ser seguido. Entretanto muitas pessoas não entendem esse fato e buscam a todo custo imitar padrões que são impostos pelos veículos de comunicação, deixando a saúde de lado.

O Fisiculturismo deve ser praticado de maneira saudável, buscando melhorias no corpo a partir de atividades físicas e acompanhamento de profissionais capacitados, para que a saúde não seja prejudicada em momento algum.

É importante buscar os ideais antigos do começo do Fisiculturismo no Brasil, onde não havia o uso de tantas substâncias e que a saúde era colocada em primeiro lugar.

Para que assim, o esporte seja difundido cada vez mais e que melhore a qualidade de vida do brasileiro.

Referências Bibliográficas
DE SOUZA, Andreza Conceição; FERREIRA, Jaqueline Teresinha. O fisiculturismo no Brasil: uma análise histórico-social. 2016. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd221/o-fisiculturismo-uma-analise-historico-social.htm>. Acesso em: 25 out. 2018.
PRADO JUNIOR, A.T.et al. 1 Fisiculturismo: uma reflexão quanto à sua prática. UniÍtalo em Pesquisa, URL:http://pesquisa.italo.com.br/index.php?journal=uniitalo&page=article&op=view&path%5B%5D=15&path%5B%5D=14
São Paulo SP, v.5, n.2 p. 174-195, Acesso em: 25 out. 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *