Blog Educação Física
  • Home
  • Categorias
    • Aulas
      • Avaliação
      • Pré e pós aulas
    • Biomecânica
    • Carreira
    • Grupos Especiais
      • Gestantes
      • Idosos
      • Outros Grupos
      • Portadores de Deficiências
    • Esportes
    • Infantil e Escolar
    • Treinamento Funcional
    • Musculação
    • Outras
    • Reabilitação
    • Saúde e Bem-estar
    • Todos os Textos
  • Materiais
    • Ebooks Gratuitos
    • Material Premium
  • Cursos
    • Cursos Presenciais
    • Cursos Online
  • Eventos
  • Seja Colaborador
  • Sobre o Blog
    • Sobre
    • Mapa do Site
    • Contato
Escolha uma Página

Como atuar como profissional de Educação Física em Portugal?

por Jéssika Rodrigues | jul 8, 2020 | Atuação Profissional | 19 Comentários

Como atuar como profissional de Educação Física em Portugal?

Sair do seu país de origem é sempre um grande desafio, repleto de sentimentos como a esperança e o medo. Para além das dificuldades naturais que enfrentamos quando entramos em outro “habitat”, seguir nossa carreira profissional torna-se uma das dificuldades mais relevantes. Isso porque, além de desconhecermos o mercado, enfrentamos uma grande burocracia.

Para facilitar essa burocracia que vem com a mudança de nação, alguns países fazem parte da convenção de Haia, que tornou o processo de validação de documentos para o exterior mais fácil. Esse é o caso de Brasil e Portugal, que resolveram se unir para facilitar esse processo.

Por isso, se você tem o desejo de atuar como profissional de Educação Física em Portugal, esse texto vai te ajudar. Continue lendo para entender os principais pontos e descobrir se esse cenário é o ideal para você!

As áreas de atuação para o profissional de Educação Física em Portugal

Bom, para começo de conversa, vamos tratar sobre o cenário para a atuação do profissional de Educação Física em Portugal, “ora pois”. O país europeu tem crescido bastante nos últimos anos no que diz respeito às áreas esportivas. Vê-se academias (ou “ginásios”), estúdios de personal, Pilates, Yoga e lutas em constante crescimento.

A consciência de que exercícios físicos estão associados à saúde e não somente à estética vem de poucos anos e tem mudado o cenário do fitness em Portugal. Isso significa que dificilmente um profissional de Educação Física em Portugal não conseguirá um trabalho. Contudo, é preciso estar regularizado como cidadão e profissional.

Como regularizar a situação para atuar como profissional de Educação Física em Portugal

Agora, vejamos quais procedimentos você deve realizar para regularizar sua situação e poder atuar como profissional de Educação Física em Portugal.

Passo 1: Autenticação dos documentos

O primeiro passo que você precisa tomar se deseja atuar como profissional de Educação Física em Portugal é ter todos os seus documentos autenticados pelo apostilamento de Haia. Esse processo pode ser realizado por cartórios autorizados e tem seu custo.

Após ter seus documentos devidamente apostilados, para trabalhar em academias ou qualquer área ramo esportivo, você precisa de uma cédula profissional. Mas, para obter essa cédula, você terá que solicitar previamente a equivalência de sua graduação brasileira em uma universidade portuguesa. Vejamos como isso acontece.

Passo 2: Equivalência de curso superior

O segundo passo para poder atuar como profissional de Educação Física em Portugal é comprovar que você tem uma formação que habilita você para tal. Caso você já tenha completado uma graduação em Educação Física no Brasil, você deve acessar o site da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) e solicitar a equivalência de curso.

No momento em que preenche o formulário online, você terá que escolher em qual universidade portuguesa pretende fazer a equivalência. Logo, convém analisar anteriormente o currículo desta universidade para conferir se ele se assemelha com o seu do Brasil.

No próprio formulário você anexará seu diploma, histórico escolar, ementas e o que mais a universidade solicitar. Lembre-se: todos esses documentos devem estar apostilados pela convenção de Haia.

Feita a solicitação online, a universidade portuguesa irá entrar em contato para averiguar os documentos e cobrar o valor do processo – que atualmente gira em torno de 400 a 500 euros.

Agora, muita atenção: a universidade pode considerar que seu currículo não se assemelha ao deles e negar o pedido. Nesse caso, infelizmente, perde-se o valor total do investimento e você terá que tentar em outra universidade (realizando todo processo novamente).

Vale lembrar que esse processo não é rápido. Embora as universidades prometam responder em um prazo máximo de 3 meses, isso tem acontecido com uma média de 8 meses (foi o meu caso). 

Outras possibilidades para a comprovação de habilitação 

Caso você ainda não tenha iniciado ou completado uma graduação em Educação Física no Brasil, existem outras maneiras de tornar-se um profissional de Educação Física em Portugal. Uma das possibilidades para trabalhar nessa área é cursar uma graduação em desporto já no país luso. Nesse caso, a admissão na universidade pode ser feita através do ENEM.

Ainda, também é possível realizar um curso de técnico de especialista em exercício físico. Esse curso dura cerca de 18 meses e custa por volta de 2 mil euros. Ele dá o direito de trabalhar em academias como personal trainer, professor de musculação e de aulas de grupos. Mas tenha atenção: nesse caso, os ramos de atuação diminuem.

Passo 3: Obtenção da cédula profissional

Após ter sua equivalência de curso aprovada e seu curso reconhecido em Portugal (ou caso tenha cursado o próprio já em Portugal), você terá que solicitar sua cédula profissional.

A solicitação da cédula também pode ser feita online, através do site do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Seu custo é de 100 euros para cursos obtidos no estrangeiro (no Brasil ou em outros países) e 50 euros para cursos portugueses. 

Tendo sua cédula em mãos, você já estará apto a atuar como profissional de Educação Física em Portugal. Por isso, vamos tratar agora de outro assunto que também é muito importante: a questão financeira de viver e trabalhar em outro país. Continue lendo.

O salário do profissional de Educação Física em Portugal

Pronto, agora que você tem tudo legalizado já pode trabalhar com desporto em Portugal. Mas aposto que está curioso para saber a média de renda mensal, certo? Então vamos logo ao que interessa.

O profissional de Educação Física em Portugal que trabalha na sala de musculação ganha em média 6 euros, enquanto uma aula de grupo rende em média 15 euros. 

Já para um trabalho com personal trainer, o aluno paga em média de 35 euros por sessão. Apesar disso, o valor que o profissional irá receber dependerá dos acordos entre o profissional e as academias na qual atuará.

Na maior parte dos casos, desconta-se os impostos e depois divide-se o valor ao meio. Isso resultará em cerca de 15 euros para o personal trainer. Logicamente, cada caso é um caso. Há quem receba mais porque o aluno paga mais; da mesma forma, há quem receba mais porque o repasse academia/profissional é menor.

A forma de trabalho e a condição de vida para profissional de Educação Física em Portugal

Agora que temos uma ideia média de valores, tem outro ponto que você também deve levar em consideração: quase todo profissional de Educação Física em Portugal trabalha com recibos verdes. 

O recibo verde, em Portugal, seria o equivalente ao MEI (Microempreendedor Individual) no Brasil. Isso significa que são trabalhadores independentes, o que implica em não ter direito a férias remuneradas nem subsídios comuns aos trabalhadores contratados. Além disso, como acontece aqui, o trabalhador terá que registrar mensalmente seus ganhos e pagar impostos.

Sendo assim, é difícil mensurar quanto um profissional de Educação Física ganha por mês. Tudo vai depender das horas e serviços que presta. Observando amigos que atuam na área, posso dizer que a média mensal gira em torno de 1200 a 1600 euros (sem calcular impostos). No caso de 1200 euros, por exemplo, os impostos rondam os 200 euros. 

Lembrem-se, ainda, que estamos falando de valores em euros. Por isso, você não pode converter para real, pois não é um conversão justa. O ideal a se fazer é considerar o salário mínimo português, que é de 635 euros.

Outro ponto que também deve ser levado em conta é o custo de vida local. Aqui, atente-se a pontos como o aluguel de moradia, que pode variar muito de valor de acordo com a cidade, região e até mesmo época do ano.

Conclusão

E então, o que achou da ideia de ser um profissional de Educação Física em Portugal? Antes de tomar uma grande decisão, coloque tudo o que você considera importante na balança. Se ela se equilibrar, faça as malas e venha para “a terrinha” (risos) – e boa sorte!

Ficou com alguma dúvida? Tem alguma informação adicional que considera importante? Comente abaixo!

Enviar Comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 Comentários

  1. Romulo
    Romulo no 03/08/2020 a partir do 10:10

    E eu posso atuar normalmente em Portugal com o meu CREF BR mesmo ou é necessário passar por algum processo para atuar na área lá?

    Responder
  2. Pâmela
    Pâmela no 09/08/2020 a partir do 23:05

    Tem muitas cédulas relacionadas com a Educação Física pelo que vi, Cédula de Técnico em Educação física, Cédula de Técnico Desporto, Cédula de Técnico em Natação (o qual eu gostaria), então é possível ter mais de uma cédula? A validação do diploma te dá o direito de qual cédula TEF? Todas as cédulas são como a do técnico de natação (duração de 1 ano e 550 horas de estágio?).

    Responder
    • Jessika Rodrigues
      Jessika Rodrigues no 29/09/2020 a partir do 20:25

      Olá Pamela! Sim, é possível ter mais de uma cédula.

      Se você tiver uma graduação, você pode solicitar qualquer uma das cédulas, conforme seu interesse de área de atuação. Se optar pelo curso de 18meses, de técnico de exercício, só poderá tirar essa cédula.
      Se vc quer ser personal trainer, dar aulas de grupo, musculação. A cédula é de Técnico do Exercício Físico (essa que falei na matéria).

      Mas há para outras áreas também, como para treinadores (alto rendimento), para diretor técnico (gestão de academias). Para a área de natação, eu acredito que se enquadra na cédula de técnico de exercício. Fiz uma consulta rápida no site do Ipdj, e pelo que consta só existem essas 3 áreas.

      Responder
  3. josé Eduaro
    josé Eduaro no 25/08/2020 a partir do 19:58

    Goatei da materia !
    Quem ja é formado no Brasil pode tirar o direito de dar aulas em portugal?

    Responder
    • Matheus
      Matheus no 11/09/2020 a partir do 22:12

      Muito boa a matéria!
      Entrei nos formulários e fiquei na dúvida em qual tipo de reconhecimento colocar, para licenciatura plena seria “reconhecimento de nível”?

      Obrigado e mais uma vez parabéns pela matéria!

      Responder
      • Jessika Rodrigues
        Jessika Rodrigues no 20/11/2020 a partir do 11:10

        Olá! Boa pergunta.

        O reconhecimento de nível vai te dar um documento que consta que você tem ensino superior, no caso, vai dizer que vc é licenciado (aqui n existe bacharel, é tudo igual, e chamamos de licenciado). Somente isso, sem indicar a formação. Vai te ser útil para aqueles casos que vc precisa somente comprovar ter nível superior.. Um concurso em uma área qualquer, por exemplo, em que a exigência seja apenas uma formação superior (é só um exemplo).

        O Reconhecimento Específico já vai dizer que você é licenciado em Educação Física. Ou seja, te permite atuar nessa área. Este já é mais difícil conseguir aprovação, pq a universidade que vc escolher tem que ter uma grade de disciplinas e conteúdos semelhantes a da tua formação. Por isso é sempre importante pesquisar bem a Universidade na qual vai solicitar o reconhecimento.

        Espero ter ajudado.

        Responder
    • Jessika Rodrigues
      Jessika Rodrigues no 29/09/2020 a partir do 20:27

      Olá José.

      Sim, conforme falei na matéria. Você primeiro precisa fazer uma validação do seu curso de graduação em alguma universidade portuguesa. Com a validação em mãos, você solicita a cédula profissional. Com a cédula em mãos, já podes atuar.

      Responder
  4. Everton
    Everton no 29/09/2020 a partir do 14:30

    Excelente. Foi de grande ajuda. Vou tentar sim. Vou seguir o passo a passo. Grato!

    Responder
    • Glauber
      Glauber no 08/10/2020 a partir do 16:40

      Complicado a questão despender seu investimento caso a faculdade não te aceite. Qual a probabilidade de isso ocorrer?

      Responder
      • Glauber
        Glauber no 08/10/2020 a partir do 16:41

        Complicado essa questão de perder seu investimento caso a faculdade portuguesa não aceite. Qual a probabilidade disso acontecer ?

        Responder
  5. Eliane Diaz
    Eliane Diaz no 07/10/2020 a partir do 04:53

    Olá, estou pesquisando as Universidades Portuguesas para solicitar a equivalência, gostaria de saber se existe um meio de verificar qual universidades Brasileiras os cursos já foram aprovados para solicitar ¨precedência¨, grata

    Responder
  6. Adilson Junyor
    Adilson Junyor no 27/10/2020 a partir do 03:03

    E sobre a parte escolar, Ed física licenciatura como funciona e se trata por lá?
    poderia fazer uma matéria sobre tbm, obg;

    Responder
  7. Rosemeire Rezende Souza
    Rosemeire Rezende Souza no 31/10/2020 a partir do 17:39

    Boa tarde.Meu nome ê Rosemeire sou licenciada no Brasil com o CREF, atuo como servidora na educação ha mais de 20 anos, tenho varios cursos na área esportiva e especialização em futebol Europeu e tenho Pós em Coordenação e Gestão Escolar e sou pedagoga. Desejo ir para Portugal e trabalhar com desportos e treinamentos, até mesmo como personal, Saberia me dizer qual a cedula seria a melhor opção no meu caso? Sua matéria é ótima, mais a gente acaba tendo algumas dúvidas. Já servi em Portugal em trabalhos Voluntários e em Eventos Esportivos Mundiais. Segundo o Tratado de Haia também devo tranferir estesCertificados e Diplomas? Aguardo um retorno.Desde já agradeço!

    Responder
  8. Mauricio dos Reis Motta
    Mauricio dos Reis Motta no 11/11/2020 a partir do 16:28

    Boa tarde!
    Sou formado em licenciatura e bacharelado.
    Para atuar em escola e academia a cédula é diferente? Ou igual o CREF uma cédula me dá o direito a tudo.

    Responder
    • DAIANNY FRANÇA PINTO
      DAIANNY FRANÇA PINTO no 21/11/2020 a partir do 09:08

      Para atuar em escola em Portugal é preciso ter mestrado. A faculdade em Portugal dura 3 anos, corresponde ao nosso bacharel. Para dar aula em escola você estende a sua formação para mais 2 anos, que corresponde ao mestrado.
      Tanto o bacharel quando a licenciatura, quando validados lá, só te dá direito a atuar como instrutor de fitness, treinador e algumas atividades coletivas (depende das suas qualificações)

      Responder
  9. Eduardo
    Eduardo no 21/11/2020 a partir do 08:53

    É necessário realizar algum prova escrita para validação do curso brasileiro em Portugal ?

    Responder
  10. Lucielli dos Santos Rocha
    Lucielli dos Santos Rocha no 05/12/2020 a partir do 20:52

    Para fazer esse curso tecnico em exercicio fisico, precisa ter curso superior?

    Responder
  11. Ednaldo Silva de Queiroz
    Ednaldo Silva de Queiroz no 25/12/2020 a partir do 19:32

    Excelente sou um profissional de educação física, e tenho grande enterece em trabalhar em portugal.achei muito bom.

    Responder
  12. Daniel Palma
    Daniel Palma no 28/12/2020 a partir do 14:32

    E o ramo de Pilates , qual seria o valor hora aula ?

    Responder
Todos os direitos reservados à VOLL Educação Física - 2020