Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Os profissionais de Educação Física são muito ativos e estão sempre em “movimento”, trabalhando em diversas atividade físicas diferentes. Alguns profissionais, por atenderem em muitos lugares, não possuem vínculo empregatício com nenhuma empresa, ou trabalham em empresas com horário flexível, número reduzido de horas diárias de trabalho. Seja qual for sua situação, em algum momento, você pode querer mudar. Por isso, separamos algumas dicas para ser um empreendedor de sucesso.

Existem mercados de trabalho em expansão constantes e pouco explorados no país, e ter conhecimentos na área da saúde somente não são suficientes para ter destaque profissional. Ter a própria empresa, autonomia, crescer, ter uma equipe, gerenciar tudo isso não é fácil. Pensando nos profissionais que decidem investir em uma empresa própria, resolvi escrever este artigo, pois como vocês, eu decidi fazer isso também.

Se tudo fosse fácil, não haveria uma estatística de quantas empresas não sobrevivem mais de dois anos no mercado, e vamos concordar que o país está com problemas econômicos e manter-se empregado é um desafio constante nos dias de hoje.

Todos possuímos talentos, somos bons em algum serviço especifico, e podemos tirar proveito disso, explorar, expandir e transformar um talento em um negócio.

 Ser um empreendedor de sucesso

Empreender, é preciso? Se sua resposta for sim, e se realmente você tem esse desejo ou já tomou essa decisão, eu quero abrir seus olhos para qualidades que você deverá ter ou desenvolver. Um empreendedor de sucesso precisa ter algumas características que vão garantir o sucesso em qualquer atividade que ele decida investir:

  • visão diferente e aberta
  • pensamentos inovadores
  • criatividade estratégica
  • atitude positiva
  • coragem para arriscar
  • espirito marqueteiro
  • capacidade para resolver frustrações
  • inteligência emocional

Além disso, você vai precisar de capital para investir ou obter financiamento com banco, acrescente a certeza que poderá com sua ideia, cumprir com seus compromissos financeiros. Organize-se financeiramente e emocionalmente. Pesquise o mercado, veja oportunidades únicas, onde os outros veem somente problemas. Converse com profissionais conhecidos que fizeram o que você está querendo fazer.

Se você tiver dificuldade para traçar seus planos e executá-lo sozinho, com certeza você conhece outros profissionais que poderão investir com você no mesmo objetivo, por isso mostre o quanto é inovadora sua ideia e por que as pessoas vão querer aderir a ela. Se unir forças for necessário, escolha o melhor time, para ganhar nesse jogo.

Primeiro entenda quem são seus clientes e suas reais necessidades, e com empatia e experimentação, você poderá oferecer experiências encantadoras e relevantes.

Esteja atento ao cenário

O público que mais cresce no país, são os idosos, que podem ser seus clientes alvo. Segundo o IBGE, a expectativa de vida do brasileiro deve aumentar de 75 para 81 anos, e eles vão superar em quantidade, em comparação a população de crianças e jovens (até 14 anos) em 2030. Outros públicos podem ser estudados, e vários tipos de serviços oferecidos.

Arregace as mangas e prepare-se para trabalhar muito, se quiser que os resultados sejam positivos e rápidos, nada cairá do céu, e o empreendedor, pode chegar a trabalhar mais de 14 horas por dia. Busque parcerias, convênios, formas eficazes de divulgação de pouco investimento para iniciar. Convide amigos, alunos, ex alunos para conhecer sua ideia, faça seu negócio ser conhecido pela qualidade do trabalho e pelos resultados obtidos.

Tenha bons equipamentos de trabalho e instrumentos de avaliação, esteja antenado com novas tendências do mercado e pesquisando o público alvo. Tecnologia, como softwares de gerenciamento do negócio é uma “mão na roda” e permite visualizar como anda seu negócio.

Não ter chefe pode parecer um bom negócio a primeira vista, mas ser chefe também tem as suas desvantagens, mas tem uma coisa que ninguém consegue fugir: das obrigações. Planejamento e organização serão constantes na sua rotina, e por que não, ver algumas dicas de quem já está “nesse barco” há mais tempo do que você? Vamos lá?

Monte um planejamento

Pequenos ou grandes projetos devem sempre começar com o primeiro passo, pense na escolha mais correta. Ter uma estratégia bem definida é um processo essencial no planejamento. A partir do momento em que você monta estratégias – ofensivas e defensivas – você conseguirá colocar o seu produto em uma posição mais sólida no mercado de trabalho. Coloque como passo principal a visão e a sua missão. A partir desses dois conceitos, ficará mais fácil para traçar seus objetivos.

Pesquise revistas sobre empreendedorismo, modelos de negócio parecidos com o que você quer montar, ou pense em algo que está defasado no mercado de trabalho.

Estabelecer meta

A programação e a execução das tarefas – recomendável que sejam pequenas – influenciará diretamente na conquista das metas. De certo modo, as metas têm de ser ambiciosas, mas a tal ponto que você consiga cumpri-la.

Ao estabelecer uma meta nunca se deve pensar no fracasso, porém às vezes é necessário ser flexível ao ponto de se adaptar a novas metas, para que no futuro, o objetivo maior seja concretizado.

Determine horários para suas atividades

Estabeleça uma rotina básica, uma agenda de tarefas a serem cumpridas, evite que sejam agendadas reuniões ou visitas em horários que você tem uma atividade importante para cumprir, e que depois seja difícil realiza-la. Ter uma agenda, fazer uma lista ou até fazer uma planilha poderá te ajudar muito a organizar e aplicar suas atividades que precisam ser feitas durante o dia.

Separar as tarefas de acordo com a urgência de cada uma fará com que seu trabalho se torne mais fácil e seja mais produtivo. Vale ressaltar que é necessário um certo cuidado para que você não fique somente organizando e determinando as suas atividades.

Faça as tarefas mais difíceis pela manhã

Após uma revigorante noite de sono, esperamos estar mais dispostos a resolver os problemas mais difíceis, fazer trabalhos mais burocráticos, assuntos financeiros ou que não temos tanta afinidade, assim, fazer as coisas mais interessantes e fáceis ficam para o período da tarde, quando nossas energias já estão com carga mais baixa, geralmente.

Preocupe-se com o que vai gerar rendimentos para seu negócio, não espere que outras pessoas façam o que é você que tem mais interesse em executar.

Encoraje sua equipe a criar soluções

Conforme seu negócio cresce, você terá mais profissionais compondo seu time, e não terá controle total sobre a ação deles, portanto, eles devem ter autonomia e além de fazer seu papel com excelência, resolver problemas e conflitos, quando for necessário.

Sempre que souber de uma decisão tomada sabiamente, elogie, e quando o resultado da ação não for positivo, converse e discuta as melhores formas de reagir se algo parecido ocorrer, e pense o que faria no lugar dele.

Mantenha hábitos saudáveis

Nem todos os profissionais da saúde tiram um tempo para se exercitar, mas na nossa profissão isso é primordial, pois somos a vitrine para nossos alunos. Esteja sempre em forma e saudável, você vende saúde e qualidade de vida. Corpo são, mente sã, sempre!

Acompanhe seu progresso

Faça cálculos, planilhas, tenho um bom software de gerenciamento, para ver na prática, onde está entrando e saindo seu dinheiro, pontos fortes, onde investir mais, quanto seu negócio está crescendo a cada mês e revise seu planejamento, faça mudanças se necessário.

Tire um tempo para sua família

Não adianta passar 24 horas pensando no trabalho, e esquecer o por que você faz ele, ou seja, você precisa se manter, manter sua família, que reconhece sua dedicação, mas, precisa de carinho e atenção, e em tempos de aperto, um simples passeio na pracinha ou ficar conversando no quintal, pode ser mais prazeroso que uma tarde no shopping.

Já ouviu falar em ócio criativo?

Às vezes, ideias surgem em rodas de conversa com os amigos, bate papo com a família, observar cenas normais quando a mente está aberta, limpa, tranquila, vem uma inspiração, uma intuição que pode ser a peça que faltava.

Comemore as conquistas

Reúna sua equipe, conte as novidades e progressos, parabenize a todos pela dedicação e mostre que o crescimento da empresa é resultado do trabalho em equipe, e quanto mais a empresa cresce, mais eles serão reconhecidos profissionalmente.

Comemorar as conquistas – ainda que sejam conquistas pequenas – é um ato revigorantes que certamente ajudará a te dar mais energia para realizar seu trabalho da melhor forma possível. A cada conquista concretizada dê a si mesmo uma recompensa mesmo que seja um simples “excelente trabalho”.

Continue estudando

Nunca deixe de buscar informação. Seja na área do conhecimento no qual você trabalha, quanto na parte de gestão e mercado. Pesquise cursos, matérias, descobertas, estudos, esteja preparado para qualquer pergunta sobre seu trabalho e o que tem sido produzido em relação a ele.

Aproveite que conhecimento não ocupa espaço e invista tempo nisso sempre! Ocorrem mudanças em todos os ramos todos os dias, e o que hoje era inovador, daqui 5 anos pode ser defasado ou antigo, e novas formas e novos rótulos surgem e se você estacionar, fica para trás.

Ofereça conhecimento aos seus colaboradores também, pois tudo que você compartilhar com eles, será revertido em qualidade do serviço prestado.

Algumas características são importantes:

  • Ter paixão pela atividade e estar sempre atualizado sobre as últimas novidades, quer seja em novos equipamentos, tecnologia, métodos, e etc.
  • Ter atitude e iniciativa para promover as mudanças necessárias.
  • Acompanhar constantemente o desempenho dos concorrentes, suas práticas, inovações em relação aos serviços ofertados e novas programações de exercícios e aulas.
  • Pesquisar e observar permanentemente o mercado em que está instalado, promovendo ajustes e adaptações no negócio.
  • Saber administrar todas as áreas internas da empresa.
  • Saber negociar, vender benefícios e manter clientes satisfeitos.
  • Planejar e acompanhar o desempenho da empresa.
  • Ser persistente e não desistir dos seus objetivos.
  • Ter coragem para assumir riscos calculados.
  • Estar sempre disposto a inovar e promover mudanças.
  • Ter grande capacidade para perceber novas oportunidades e agir rapidamente para aproveitá-las.
  • Ter habilidade para liderar a equipe de profissionais.

Lembre-se que um bom trabalho sempre será lembrado pela qualidade. Prepare-se para o sucesso!

Boa sorte!

Leia também:

Principais Dicas e Exercícios Físicos para Emagrecer
Reabilitação da Condromalacia Patelar na Educação Física
O que é Cinesiologia?

Referência: www.sebrae.com.br

Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.