Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

O papel do personal trainer é trabalhar com o atendimento personalizado, oferecendo para os seus clientes o condicionamento físico individual de acordo com as necessidades, saúde física e tratamentos de saúde próprios do cliente.

Para se tornar um personal trainer é necessário ser licenciado pelo conselho regional de educação física (CREF). Além disso, o personal trainer deve ser um profissional qualificado para o atendimento individual e personalizado, sabendo que o serviço individualizado possui peculiaridades.

Para exercer a atividade de personal trainer é necessário ter conhecimentos em fisiologia do exercício, anatomia e muitos outros. Sendo assim, preparei este texto para que você possa conhecer um pouco mais sobre esta profissão e quais são as exigências para atuar neste segmento. Confira a seguir!

História da atividade física

Ao longo da história a atividade física sempre esteve presente na rotina da humanidade, sempre associada a um estilo de época: a caça dos homens das cavernas para a sobrevivência, os Gregos e suas práticas desportivas na busca de um corpo perfeito ou de cunho militar – como o exemplo na formação das legiões romanas com suas longas marcha e treinos.

Apesar de não ser considerada uma fórmula milagrosa, a atividade física está sempre em discussão nos principais veículos de comunicação pois, cada vez mais, a população apresenta problemas relacionados com a falta de exercícios.

A desculpa mais frequente é a falta de tempo ou falta de condições para atividades físicas, prática que é deixada de lado pois economizamos movimentos em nossa rotina ao utilizar comodidades como a do controle remoto, telefone celular, elevadores e escadas rolantes. Sem contar nas horas diárias dedicadas a televisão ou ao computador.

Infelizmente parece ser um fenômeno de dimensões mundial, pois uma das doenças associadas a falta de exercícios como a obesidade tem prevalecido em quase todo planeta.

O que é o personal trainer?

Na linha da busca por uma melhor qualidade de vida, o profissional que vem ganhando espaço no mercado da saúde e esporte é o personal trainer. Esse profissional atua em uma área da educação física que vem crescendo e ganhando prestígio nos últimos anos.

O personal trainer, ou treinador pessoal, trabalha atendendo um único aluno ou pequenos grupos, sempre respeitando a individualidade e condição física de cada aluno ao montar um circuito de treinamento individual.

Este é um profissional de fitness licenciado em educação física, qualificado a desenvolver e prescrever programas de treinamento físico individualizado, preferencialmente com conhecimento nas áreas de treinamento desportivo, fisiologia do exercício, anatomia e biomecânica do movimento.

A média de preço a ser cobrada varia de acordo com o tipo de serviço, a frequência semanal, o local da prática, as qualificações do profissional que oferece os serviços e a negociação. Normalmente se estabelece um valor de hora aula que pode variar entre 50,00 a 500,00 reais, por exemplo.

Mercado do personal trainer

O número de pessoas que realiza atividades físicas com o auxílio de um personal trainer só cresce! Isso pois as pessoas têm necessidade de se certificar que está praticando exercícios de forma correta. Além de que, é necessário saber se esses exercícios realmente contribuirão para a sua saúde física, condicionamento físico ou emagrecimento.

A preocupação com a saúde e a qualidade de vida teve um crescimento exponencial nas últimas décadas no Brasil. Segundo pesquisas, cerca de quatro milhões de brasileiros praticam atividades físicas (independentemente do local e da forma de execução).

As maiores oportunidades de negócios para os ramos de atividades físicas estão em academias, empresas que desenvolvem o fitness para atendimento da qualidade de vida e saúde dos colaboradores, atividades de personal trainer para pessoas físicas e outros.

Por estes motivos, este é um bom momento para profissionais de educação física atuarem em academias, de forma autônoma e no atendimento a empresas.

Em que áreas o personal trainer pode atuar?

O personal trainer pode desenvolver suas atividades de forma diversificada e de acordo com a sua formação profissional que pode variar entre formação completa em ginástica, ioga, alongamento, relaxamento, massagens e Pilates.

Além disso, o personal trainer pode atuar em diversos nichos de mercado como: academias, empresas (ginástica laboral), famílias, casais, aula individual etc. O importante é que o profissional escolha o nicho de mercado que mais combina com seu perfil, e estilo profissional, e promova atividades que combine com sua formação acadêmica e profissional.

Outro aspecto importante para ser lembrado é quanto à licença e registro do profissional em conselhos de educação física. Mesmo profissionais que trabalham de forma autônoma, devem possuir também registro no conselho de educação física.

Somente os profissionais de educação física poderão atuar como personal trainers de forma individual ou atendendo em academias, condomínios, espaços públicos, estúdios, box, clínicas, hospitais e centros de recuperação.

Lembrando que a natureza dos serviços oferecidos pelos personal trainer têm como característica principal o serviço individualizado. Portanto, é essencial que exista um pequeno número de pessoas.

Esse pequeno número de pessoas ou uma pessoa somente pode ser formado por praticantes que estão se recuperando com tratamentos de fisioterapia, adultos ou adolescentes, crianças com problemas de coordenação motora, pessoas com deficiência, idosos… tudo depende da necessidade do cliente.

Habilidades e competências

Para se tornar um personal trainer é necessário que o profissional tenha habilidades e competências próprias para exercer atividades de forma individualizada e personalizada.

Além disso, é necessário ter também competências básicas como paciência, inteligência emocional, capacidade de motivar e de perceber os limites físicos e psicológicos de seus clientes.

Estrutura de trabalho de um personal trainer

As atividades físicas realizadas com o auxílio do personal trainer podem ser desenvolvidas em locais que atendam aos requisitos de espaço e segurança. Ou seja, se o personal atender em uma academia, é necessário que haja espaço suficiente ou então onde haja maior conforto e possibilidade para a realização das atividades.

O personal pode atender também em outros locais como: a própria casa do cliente, praças, parques naturais, clubes entre outros.

Exigências legais para um personal trainer

Para exercer a atividade de personal trainer é necessário que o profissional seja formado em Educação Física e tenha registro junto ao Conselho Regional ou Nacional de Educação Física (CREFs/CONFEFs).

Uma dúvida frequente é quanto à possibilidade do profissional se enquadrar nas categorias de empreendedor individual.

Na lista de categoria de profissionais que podem se enquadrar como empreendedor individual está a categoria de “professor particular”, desde que aufira até 60 mil reais anuais de acordo com as mudanças na lei complementar nº 128/2008.

Com as emendas na lei 128/2008 outras categorias de profissionais foram enquadradas na lista de profissionais que podem se enquadrar como empreendedor individual e fazer parte de todas as vantagens e benefícios.

Investimentos do personal trainer

Para a realização das atividades, o personal trainer deverá investir em equipamentos, cursos e uniformes próprios. Por isso, na hora de cobrar pelos serviços, o personal trainer deve incluir todos os seus custos. Custos pré-operacionais que na verdade são os investimentos com a compra de acessórios como: bastão, elásticos, extensores, colchonetes e outros.

Já o investimento com equipamentos poderá ficar por conta dos clientes ou do personal trainer, lembrando que o personal trainer que dispõe desses equipamentos poderá cobrar mais caro por esses serviços.

Equipamentos como esteiras mecânicas, esteiras elétricas, bicicleta ergométrica vertical e outros. Mas o comum é que esses equipamentos sejam adquiridos pelos clientes, possibilitando assim que as aulas sejam realizadas em domicílio.

Caso contrário, o personal trainer poderá também conseguir o uso de espaço e aparelhos e acessórios de ginástica em parceria com as academias de ginástica, condomínios, estúdios, entre outros.

Atividades desenvolvidas pelo personal trainer

Os profissionais serão responsáveis por atividades como: treinamento desportivo individual, preparação física, avaliação física, orientação em atividades físicas e outras atividades que dependerão das necessidades de cada cliente e dos objetivos das atividades que serão individuais e personalizados.

Os nichos de mercado atendidos é que demandarão as atividades desenvolvidas pelo personal trainer, essas atividades podem estar dentro do universo de condicionamento físico, perda de peso, recuperação de coordenação motora e tratamentos de saúde.

As atividades poderão também estar voltadas à treinamentos específicos como os treinamentos para exames de concursos públicos que exigem capacidade física, treinamento individual de esportistas e outras situações como artes marciais para autodefesa e outros.

Diante de tantos nichos de mercado e atividades que podem ser desenvolvidas, o personal trainer poderá ter a sua disposição uma diversidade de oportunidades de serviços que podem ser prestados e em consequência a realização de bons negócios.

Empreendedor personal trainer

A maior missão do personal trainer, além de oferecer serviços e atendimentos de alta qualidade que façam a diferença na vida de seus clientes, é também saber empreender a sua própria carreira. Para isso, o personal trainer deve se qualificar constantemente, buscando reciclagem, participando de cursos e eventos.

Além disso, habilidades empreendedoras são também essenciais como: ter sempre atualizado os telefones dos clientes, análise da satisfação dos clientes e como melhorar os serviços oferecidos.

Manter contato constante com os clientes sobre a possibilidade de experimentar novos métodos, técnicas, modalidades esportivas e de prática de exercícios aprendidos pelo profissional.

A qualidade dos serviços oferecidos, o investimento no próprio condicionamento, na saúde física, como também a automotivação, a capacidade de manter bons relacionamentos profissionais com clientes e outros profissionais, um relacionamento baseado no respeito, amizade, honestidade e profissionalismo, com certeza todas são características que farão do personal trainer um profissional de sucesso.

 Conclusão

Contudo, a atividade física é incontestavelmente um componente muito importante para que os seres humanos tenham saúde e também melhoria na qualidade de vida. Além disso, outras vantagens podem ser atribuídas a uma prática regular de esportes, tais como o emagrecimento e até mesmo um maior bem estar psicológico.

Nesse sentido, tem se presenciado uma preocupação cada vez maior com a prática de atividades dessa natureza abrindo um vasto campo de oportunidades para profissionais qualificados nessa área.

Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.