Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

O Treinamento Funcional é excelente para seus alunos, pois ele oferece muitas maneiras de fazer o fortalecimento muscular de maneira global, sem isolar grupos musculares. Diversos são os exercícios funcionais, podendo ser com acessório ou não.

Sempre digo que unir o Pilates ao Treinamento Funcional é a escolha certa para quem quer acrescentar um diferencial em suas aulas e deixá-las mais dinâmicas.

Então, para que você aprenda exercícios novos, separei 7 exemplos que te ajudarão muito em suas aulas. Confira!

Por que utilizar o Treinamento Funcional

O Treinamento Funcional é sempre muito indicado, pois ele ajuda a preparar uma aula mais completa e fundamentada em dados científicos, garantindo excelentes resultados para seus alunos!

O princípio fundamental do funcional é a globalidade, trabalhando com os músculos de maneira global. Esse treinamento é baseado em conceito de articulação por articulação e cadeias musculares, que trabalham com o corpo de forma interconectada.

Por isso, o Treinamento Funcional é muito bem indicado para exercícios de reabilitação e corretivos. Ele utiliza movimentos muito presentes no dia a dia, como: agachamento.

Esse conceito citado acima se chama transferência, que é outro princípio muito presente nesse treinamento. A transferência é a habilidade de usar o que foi aprendido em aula durantes as atividades fora dela.

Outro princípio do Treinamento Funcional é o não uso restrito à atividade física. Trazendo benefícios para a vida da pessoa fora do espaço de musculação.

Em resumo o Treinamento Funcional é um método completo, que garante excelentes resultados para os praticantes, principalmente quando o objetivo for reabilitação.

#1 Exercícios de variação de prancha

Os exercícios de variação de prancha são sempre muito indicados nas aulas de funcional, pois eles possuem muitas variações e podem ser feitos em qualquer lugar, já que não exigem a presença de equipamentos.

A prancha trabalha diversos músculos das regiões:

  • Quadril;
  • Dorsal;
  • Abdominal.

Apesar de muitas discussões sobre sua efetividade, a prancha é sim um excelente exercício que deve ser incluído em nossas aulas.

20 Variações de Prancha

Poucos exercícios do Treinamento Funcional são tão famosos quanto a prancha. Apesar de todos os mitos sobre ela, a prancha realmente é eficiente e ajuda muito na nossa aula. Confira 20 variações que te darão uma aula de funcional completa e dinâmica! 💪

Publicado por Keyner Luiz em Segunda-feira, 10 de setembro de 2018

#2 Exercícios funcionais no Bosu

A bola Bosu é um ótimo acessório para o treino, ela possibilita um desequilíbrio na pessoa que está em cima dela, melhorando o equilíbrio e sua coordenação. Muitos são os exercícios que podem ser feitos no Bosu, o agachamento é um dos mais indicados.

Além disso, fazer exercícios em bases instáveis ajudam na:

  • Melhora a Propriocepção;
  • Postura;
  • Melhora a Estabilização do CORE;
  • Aumenta o Controle Neuromuscular.

Treinamento Funcional no Bosu

Hoje vamos de Treinamento Funcional no Bosu! 💪 @actesports

Publicado por Keyner Luiz em Segunda-feira, 3 de setembro de 2018

#3 Exercícios funcionais: foam roller + medicine ball + mini band

Como citado acima, é fundamental utilizar acessórios em suas aulas! Existem muitos acessórios e eles possibilitam uma aula mais dinâmica e efetiva.

Cada acessórios permite adicionar algo ao exercício. Podendo ser:

No caso dos utilizados no vídeo, eles adicionam:

  • Foam Roller – Equilíbrio e Estabilidade;
  • Medicine Ball – Carga;
  • Mini Band – Equilíbrio e Estabilidade. 

Exercícios de Funcional

Exercícios de Funcional: Foam Roller + Medicine Ball + Miniband. 👊💥

Publicado por Keyner Luiz em Sábado, 18 de agosto de 2018

#4 Exercícios funcionais com magic circle

Magic Circle é um acessório de Pilates que também pode ser utilizado em exercícios funcionais. Esse objeto tem sua estrutura em forma de anel, feito de borracha.

O Magic Circle é excelente para estabilização, além disso existem muitos outros benefícios com seu uso,  ativando diferentes musculaturas de forma global, sendo muito indicado no treinamento funcional.

Esse equipamento é indicado, principalmente, para a reabilitação, além de ser ótimo para evitar lesões. 

Exercícios de Funcional com Acessórios

Quer dicas de exercícios de funcional com acessórios? Confira o vídeo 👇😉

Publicado por Keyner Luiz em Sábado, 5 de maio de 2018

#5 Exercícios de membros superiores na Chair

A Chair é uma excelente alternativa de fortalecimento de membros superiores. Ela é muito utilizada no Pilates, mas pode ajudar também no Treinamento Funcional. Ela é ótima para simular a barra fixa, sendo muito indicada para aqueles seus alunos que possuem dificuldade para fazer o pull up, que é um dos exercícios mais tradicionais do funcional e que dão mais problema aos alunos.

Dica para Trabalhar Membros Superiores na Chair

Confira uma excelente alternativa de fortalecimento de membros superiores na chair. Ótimo para aquele aluno/paciente que quer aprender a fazer o Pull Up (barra fixa), exercício bem tradicional do treinamento funcional. 🙌💪

Publicado por Keyner Luiz em Terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

#6 Exercícios funcionais no Cadillac

Outro equipamento muito comum no Pilates que pode ser adaptado ao Treinamento Funcional é o Cadillac. Podemos afirmar que o Cadillac é o equipamento mais completo do Pilates, sendo excelente para simular exercícios do funcional também!

O Cadillac possibilita uma infinidade de exercícios, trabalhando:

  • Core;
  • Flexibilidade;
  • Mobilidade;
  • Força.

Isso tudo é possível graças a seu sistema de molas que garantem um treino muito completo.

Que tal 6 exercícios de Funcional no Cadillac? #VemComigoHoje e amanhã estarei disponibilizando o REPLAY de todos os dias da Semana MIT, aproveite! ➡ http://mitcurso.com.br/especial/video-1/ ;)🕛 Liberado a inscrição para o curso MIT Completo Online até às 23:59hrs, mas corra, pois as vagas são limitadas! ➡ http://mitcurso.com.br/especial/

Publicado por Keyner Luiz em Segunda-feira, 10 de julho de 2017

#7 Exercícios funcionais com a Fitball

A Fitball é ótima para realizar o fortalecimento muscular, ela gera instabilidade no movimento, incentivando seu aluno a trabalhar a estabilização articular e propriocepção. No caso do vídeo, a Fitball foi utilizada em exercícios na parede, para melhorar a mobilidade da coluna vertebral, sendo muito indicada para pessoas com escoliose. 

Exercícios usando a Fitball na Parede

Exercícios com a Fitball na parede para melhorar a mobilidade da coluna vertebral. Essas dicas podem ser utilizadas em pessoas com escoliose 🔵👊💥_____________________________ *ULTIMAS VAGAS* ✈CURSO MIT PORTO ALEGRE3 E 4 NOVEMBRO *ESGOTADO*✈ CURSO MIT CASCAVEL10 E 11 DE NOVEMBRO*2 VAGAS* ✈ CURSO MIT MACEIO 17 E 18 DE NOVEMBRO*3 VAGAS*INFORMAÇÕES DIRETO NO PARTICULAROu no 13996347307

Publicado por Keyner Luiz em Quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Conclusão

Deu para perceber que muitos exercícios podem ser utilizados em diferentes métodos, como: Pilates e o Treinamento Funcional. Portanto, por que não juntar eles? Essa junção possibilita um treino mais completo e de muita qualidade para suas aulas.

E você? Trabalha com Funcional mas ainda não tem a formação em Pilates? Tenho a indicação de curso perfeita! Em apenas 4 dias você estará apto a dar aulas pela maior escola de Pilates do Brasil, clique e conheça agora.

Mas caso queira se especializar ainda mais no Treinamento Funciona, clique e garanta sua vaga para o meu Curso Online Completo de Treinamento Funcional.  

Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.