Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

A endometriose é uma doença que atinge aproximadamente 10% das mulheres que estão em idade reprodutiva. Ela acontece quando o endométrio, tecido interno do útero, é encontrado em outras regiões que não a de origem. Mas seus sintomas podem ser facilmente aliviados! Continue lendo para descobrir quais são os melhores exercícios físicos para endometriose.

Quais são os sintomas da endometriose?

A endometriose pode causar dores e interferir no dia a dia de sua portadora. Além disso, ela também pode tornar-se uma barreira para quem deseja engravidar, se não tratada devidamente.

Entre os diversos problemas que podem ser acarretados pela doença, um dos principais são as dores. Às vezes a endometriose causa dor intensa, sendo frequentemente confundida com cólicas menstruais. Quando causadas pela doença, porém, tal incômodo tende a ser intenso e duradouro.

Também é comum a ocorrência de dores ao urinar e evacuar. É possível, ainda, haver desconforto durante a relação sexual, sendo esse um dos sintomas mais incômodos para a portadora. 

Quais os benefícios dos exercícios físicos para endometriose?

As mulheres diagnosticadas com a doença recebem a recomendação de adotar a prática regular de atividades físicas. Há estudos que apontam a eficácia dessa atitude para a redução dos sintomas da endometriose, ajudando muito na questão da correção postural relacionada às dores pélvicas.

Essa recomendação é feita não apenas para quem já recebeu o diagnóstico, mas também para as mulheres que desejam evitar este tipo de problema. Os exercícios físicos podem servir tanto como uma forma de prevenção quanto para buscar a redução das dores causadas.

A liberação de endorfina promovida pelos exercícios físicos é capaz de reduzir muito as dores e as fortes cólicas sentidas pelas mulheres com endometriose. Além desse benefício, as atividades em geral também contribuem com a saúde como um todo.

Quais os melhores tipos de exercícios físicos para endometriose?

Quando se fala sobre exercícios físicos para endometriose, a prática mais indicada para as mulheres que sofrem com o problema é a dos exercícios aeróbicos.

Isso acontece pois eles permitem que o corpo atue na produção de substâncias analgésicas. Essas substâncias podem promover o alívio das dores sentidas, além de contribuírem para o sistema imunológico das mulheres que praticam tais atividades regularmente.

Como a endometriose está totalmente relacionada às fortes dores abdominais, ela pode gerar uma questão muito subjetiva para as mulheres que sofrem com o problema.

Além dos próprios aspectos físicos das cólicas que são sentidas, é possível que os aspectos emocionais, culturais e individuais de cada uma também interfira nas sensações e sintomas apresentados. Por isso, os exercícios físicos para endometriose também se tornam uma maneira de relaxar a mente.

Você já tem ideia de quais são as melhores modalidades de exercícios físicos para endometriose?

Descubra abaixo!

1. Caminhada

A caminhada é uma das atividades mais fáceis de ser praticada, uma vez que não exige equipamentos e pode ser realizada em diversos locais. Nesse caso, é interessante praticá-la em parques e locais ao ar livre, para exercitar o corpo e acalmar a mente.

Ainda, é possível convidar um(a) amigo(a) para acompanhar na jornada. Estabelecer um tempo médio de 30 minutos diários em uma passada média é o ideal para aderir ao hábito.

2. Pedal e natação

Outros dois exercícios físicos para endometriose são o pedal e a natação. Ambos são atividades aeróbicas que permitem a prevenção e a redução dos sintomas da doença. Eles permitem estimular a frequência e os músculos cardíacos, elevando os níveis de endorfina. 

Andar de bicicleta e nadar também são formas de auxiliar os praticantes na perda de peso, além de estimular a tonificação da musculatura. A diferença entre eles é o impacto causado. Por isso, é interessante que mulheres com sobrepeso comecem realizando alguma atividade na água, pois o impacto sobre as articulações será menor.

3. Pilates

O Pilates é das modalidades de exercícios físicos para endometriose mais versátil, prevenindo e tratando diversas doenças. Os exercícios utilizados durante a prática são focados no assoalho pélvico. Os mais comuns são os exercícios no estilo ponte e prancha, que fortalecem a região da pelve e do abdômen.

Além desses, também é indicado um exercício conhecido como posição do gato, no qual a pessoa permanece com quatro apoios no chão. Nele, deve-se inspirar arqueando as costas em direção ao teto; a postura é mantida por alguns segundos enquanto se “aperta” (contrai) a musculatura pélvica. Após isso, deve-se relaxar e repetir o movimento algumas vezes.

Conclusão

Esses são alguns dos melhores exercícios físicos para endometriose. Todos eles podem dar bons retornos às mulheres que sofrem com a doença e aliviar em grande parte as dores sentidas.

Apesar disso, é importante enfatizar a necessidade de que as mulheres procurem a orientação de profissionais da área, para que estes possam indicar quais são os melhores exercícios físicos para endometriose para cada pessoa.

Você conhece outras modalidades de exercícios físicos que também ajudam a aliviar as dores da endometriose? Comente abaixo!