Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Uma das dificuldades que muitos profissionais encontram é trabalhar sem acessórios para exercícios. Não importa se você está nessa situação porque acabou de se mudar, está começando na área agora ou trabalha com atendimento a domicílio, isso não precisa ser um problema!

Existem diversas maneiras de preparar uma aula eficiente e completa abrindo mão dos acessórios e equipamentos. Quer entender como? Então continue lendo as dicas exclusivas que preparei.

A parede pode te ajudar

Sabe como você pode realizar exercícios extremamente eficientes sem precisar comprar acessórios para exercícios? Use o que você já tem no seu studio, espaço, academia ou casa do aluno. E tem algo que você encontrará em praticamente qualquer lugar: uma parede.

Existem exercícios que podemos fazer simplesmente com apoio na parede e/ou no chão.

“Mas Keyner, eu preciso de exercícios mais avançados para o meu aluno.” É mesmo? Então dá uma olhadinha rápida no vídeo que deixei aí embaixo. Nele realizo uma série de exercícios na parede com alguns que são bastante avançados.

Eles incluem movimentos completamente funcionais para trabalhar fortalecimento, estabilidade de Core, mobilidade e propriocepção. E tudo isso usando uma simples parede! Viu como dá para criar exercícios em qualquer lugar sendo criativo?

Toalhas são suas amigas

Costumo recomendar as toalhas como uma maneira de dar lição de casa para o aluno sem ouvir a clássica desculpa de: “Professor, eu não tenho faixa elástica em casa para fazer esse exercício.” Elas também são uma maneira de pararmos de dar desculpa para deixar aquele atendimento personal menos completo.

As toalhas podem substituir a faixa elástica em alguns alongamentos e fortalecimentos. Apesar de não possuir a elasticidade da faixa ou variação de resistência, ela ajuda a complementar a aula. Alunos mais limitados, como indivíduos com lesões e idosos, sequer percebem a diferença entre um exercício com faixa elástica e toalha.

Você pode se inspirar com uma seleção de exercícios com a toalha que deixei no vídeo abaixo. Dica: todos os movimentos também podem servir para lição de casa do seu aluno, mesmo que você trabalhe com acessórios para exercícios.

Cadeira não é só para sentar

Muitos profissionais sentem-se limitados quando trabalham sem acessórios para exercícios. Mas isso não precisa ser um problema! Até a mobília no seu quarto pode servir como um acessório improvisado. Duvida? Então confere os alongamentos usando uma cadeira de rodinha que deixei abaixo.

Não são exercícios perfeitamente úteis para uma aula? Também existem outros movimentos usando a cadeira que podemos adaptar para tornar-se uma aula completa de funcional.

Recomendo utilizar esse recurso especialmente para seus alunos idosos. Lembra que devemos realizar movimentos similares aos da vida cotidiana do indivíduo para uma aula realmente eficiente? O ato de levantar da cadeira e sentar novamente precisa de muito trabalho em pessoas mais velhas.

Essa habilidade costuma estar prejudicada por causa do enfraquecimento de musculaturas de membros inferiores. Portanto, exercícios realizados na cadeira, mesmo um simples agachamento, são bastante benéficos.

Você também pode dificultar movimentos como a ponte ao utilizar a cadeira como um dos acessórios para exercícios. As possibilidades são infinitas!

Confira abaixo mais uma combinação de exercícios usando a faixa elástica, um acessório que mencionarei mais tarde.

Alguns acessórios são baratos e versáteis

Acabou de começar a trabalhar com treinamento funcional ou Pilates e ainda não consegue investir em equipamentos e acessórios para exercícios caros? Não se preocupe, nem todo acessório precisa custar um salário mínimo.

Existem alguns equipamentos que te dão uma infinidade de exercícios para trabalhar apesar de serem mais econômicos. Aqui darei três sugestões:

  • Minibands;
  • Faixa elástica;
  • Fita de suspensão.

Escolhi esses três porque podem ser utilizados em praticamente qualquer ambiente, proporcionam uma aula completa e são muito fáceis de transportar. Isso quer dizer que mesmo quem trabalha com atendimento a domicílio consegue utilizá-los.

A fita de suspensão, por exemplo, pode ser pendurada mesmo em uma porta ou janela resistente. Podemos até utilizá-la para treinar em praças, no hotel durante viagens, entre outros. As faixas elásticas têm a mesma praticidade. Podem ser usadas com alunos de qualquer nível e, assim como as Minibands, são simples de guardar e carregar.

Existem muitos exercícios sem acessórios

Sabia que o Treinamento Funcional possui muitos exercícios sem acessórios para te ajudar? Isso sem falar no Pilates solo, que te dá uma variedade enorme de movimentos de Pilates para realizar sem qualquer equipamento.

Ao contrário do que alguns alunos acham, não utilizar acessórios para exercícios nem sempre é sinônimo de movimentos fáceis. Pelo contrário. Algumas variações que encontramos no funcional podem ser as mais difíceis que seu aluno poderá realizar.

Utilizando esses movimentos conseguimos trabalhar todas as habilidades funcionais sem problemas. Entre as habilidades trabalhadas temos: fortalecimento, mobilidade, propriocepção, equilíbrio, estabilidade.

Podemos utilizar exercícios mais tradicionais do funcional, como agachamento e prancha, assim como suas inúmeras variações. O agachamento, por exemplo, torna-se um exercício completamente diferente e mais desafiador quando o realizamos unilateralmente.

Para comprovar essa variedade infinita deixo uma pequena seleção de exercícios sem acessórios abaixo para adotar nas suas aulas.

Aproveite o que o aluno tem em casa

Precisar trabalhar sem acessórios para exercícios é uma reclamação comum de quem trabalha com atendimento a domicílio, mas não precisa ser assim! Já falei da cadeira, que é um excelente complemento para nossas aulas.

Porém, você pode adotar praticamente qualquer coisa que o aluno tem em casa como um acessório. Dê uma olhada no vídeo abaixo onde faço alguns alongamentos usando o travesseiro:

Treine ao ar livre!

Mesmo que você não consiga variar tanto assim os exercícios, existe uma forma de mudar muito sua aula: alterando o ambiente. Sem acessórios para exercícios você consegue algo muito valioso: liberdade. Pode aproveitar para levar seus alunos em parques, na praia (para quem mora perto) ou qualquer outro ambiente que proporcione uma aula ao ar livre.

Os alunos adoram, a sessão fica mais divertida e conseguimos trabalhar com o Treinamento Funcional em toda sua eficiência. Se quiser, também pode incorporar acessórios como a fita de suspensão nos treinos ao ar livre.

Redes sociais servem como inspiração 

Não está conseguindo encontrar ideias adequadas para suas aulas de jeito nenhum? Pare um pouquinho e entre no Facebook ou no Youtube. Existem profissionais muito competentes postando dicas diárias nesses meios.

Quer uma dica? Confere minha página do Facebook para receber dicas e se inscreve na newsletter aqui do blog. Assim você consegue acesso às novidades mais recentes com muito mais facilidade.

Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.