Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

A dieta detox foi criada com o objetivo de desintoxicar o corpo de toxinas absorvidas pelo organismo, especialmente após o consumo desenfreado de alimentos não saudáveis. O que ocorre com o corpo é que muitas substâncias presentes nas refeições, bebidas, medicamentos e até no ambiente são prejudiciais e a dieta detox propõe-se a contribuir na eliminação dessas toxinas, reequilibrando o organismo. Porém, será que a dieta detox realmente funciona? Como ela elimina toxinas do organismo? Por isso, neste texto vamos conhecer os principais mitos e verdades sobre o detox corporal e entender se esse método é realmente benéfico ao corpo.

Como é uma dieta detox

A base da dieta detox é uma restrição alimentar baseada na baixa ingestão de calorias, consumo de alimentos orgânicos e com baixo teor de gordura. Além disso, para uma boa dieta desintoxicante deve-se evitar produtos industrializados, alimentos ricos em sal e em aditivos químicos. 

No entanto, o que muitos não sabem é que muitas das dietas dietas detox podem ter promessas ilusórias relacionadas de um emagrecimento rápido, prejudicando aqueles que desejam perder peso com saúde e constância. Por isso, é necessário estar atento aos mitos e verdades sobre a dieta detox para não cair em falsas expectativas. 

O que você deve saber sobre dietas detox 

Antes de tudo saiba que, apesar de levar este nome, nenhuma dieta tem efeito detox ou desintoxicante. 

Isso porque as toxinas que ingerimos ao longo do dia são processadas e trabalhadas  pelo nosso rim, fígado e demais órgãos responsáveis pelo funcionamento saudável do nosso corpo. A desintoxicação natural do corpo humano nada mais é do que o conjunto de reações metabólicas que processa as toxinas o suficiente para serem expulsas do organismo através da urina ou demais formas de excreção.

Portanto, conhecer os mitos e verdades sobre o detox corporal é fundamental para não se enganar com fake news relacionadas a este tipo de dieta.

1. A dieta pode ser feita por tempo indeterminado – MITO

A dieta detox pode ser prejudicial à saúde se seguida por um longo período devido às restrições alimentares do método. 

Dietas restritivas, como a detox, quando prolongadas causam estresse metabólico ao organismo, resultando em mais malefícios à saúde do que benefícios.

2. A dieta detox contribui para o funcionamento do organismo – VERDADE

Quando realizada corretamente, pelo tempo recomendado e com acompanhamento especializado, a dieta detox pode sim beneficiar o funcionamento do corpo.

Ao restringir alimentos mais tóxicos ao organismo, como derivados de leite, e investir em alimentos naturais e ricos em vitaminas, certamente o organismo tem mais facilidade para o processo natural de desintoxicação.

3. Suco verde pode substituir refeições – MITO

detox-corporal-suco-verde

Esta é uma das grandes dúvidas em relação aos mitos e verdades sobre o detox corporal. Muitas pessoas reduzem a dieta detox à ingestão do suco verde, inclusive substituindo as principais refeições do dia.

No entanto, essa prática não é saudável. Substituir refeições pelo suco verde pode trazer consequências graves ao corpo, uma vez que uma dieta líquida não disponibiliza todos os nutrientes necessários ao funcionamento do corpo e pode provocar desequilíbrio ao organismo.

4. Os sucos verdes aceleram o metabolismo – VERDADE

Sim, muitas das receitas de sucos verdes da dieta detox, que podem ser ingeridos desde que não substitua refeições, contém ingredientes termogênicos.

Com isso, ocorre uma elevação da temperatura corporal, fazendo com que a digestão consuma mais energia, o que resulta no metabolismo acelerado que facilita a queima de calorias.

5. A dieta detox promove o emagrecimento – DEPENDE

detox-corporal-e-emagrecimento

A dieta detox é mais indicada para desintoxicar o organismo depois de abusar da alimentação ou ingestão de bebidas alcoólicas, por exemplo, do que para emagrecer.

Apesar disso, ela pode sim contribuir para um emagrecimento saudável desde que acompanhada por um especialista, com a ingestão adequada de nutrientes e refeições e sem recorrer exclusivamente ao suco detox.

6. A prática de exercícios físicos é benéfica para o detox corporal – VERDADE

Sim, um dos princípios da dieta detox é que ela seja aliada à prática de exercícios físicos, especialmente depois da ingestão de chás ou sucos termogênicos que ajudam na queima calórica.

Esse é realmente um pilar do emagrecimento saudável, uma vez que o ganho de peso é frequentemente associado ao sedentarismo, que também tem consequências negativas para o organismo como um todo.

7. A perda de peso é definitiva – MITO

Nenhuma dieta pode proporcionar uma perda de peso rápida e definitiva. Sempre fique desconfiado com este tipo de promessa!

Devido à restrição alimentar e redução das calorias ingeridas, a dieta detox pode resultar no emagrecimento. No entanto, uma vez que a dieta detox não deve ser prolongada, conforme você reinserir os alimentos a sua rotina, a tendência é ganhar peso novamente.

A recomendação ideal para a perda de peso definitiva é recorrer à reeducação alimentar, prática que não envolve a retirada abrupta de grupos alimentares, mas visa mais consciência na escolha dos alimentos. Logo, esta opção promove uma mudança gradual e definitiva que é mais saudável.

8. O consumo de água ajuda na desintoxicação – VERDADE

mitos-e-verdades-sobre-o-detox-corporal

Um dos benefícios da dieta detox é que ela incentiva o consumo de água, inclusive por meio de chás e sucos.

O consumo adequado de água diariamente é um dos principais aliados nos processos naturais de desintoxicação do corpo, funcionamento metabólico e controle de peso.

Dessa forma, a recomendação é ingerir 0,35 ml de água por kg corporal. Com isso, uma pessoa com 65 kg, por exemplo, deve beber 2,27 litros de água ao dia, incluindo chás e sucos.

9. A dieta detox é uma forma saudável de emagrecimento – DEPENDE

A grande dúvida de muitas pessoas é se a dieta detox é uma opção saudável para emagrecer e isso depende de fatores como: acompanhamento especializado; refeições suficientes; tempo de duração da dieta; associação com outros cuidados, como exercícios.

A recomendação ideal é que haja um acompanhamento médico especializado se você deseja emagrecer, inclusive para verificar se existem outros tratamentos que podem entregar o resultado esperado. Existem pessoas que optam por procedimentos como lipoaspiração, abdominoplastia e mastopexia para obter o físico desejado. 

Conclusão

Sendo assim, tenha em mente que é muito importante seguir uma boa orientação antes de iniciar qualquer dieta. Procure acompanhamento profissional de um nutricionista ou outro profissional da área. Agora que você já conhece os principais mitos e verdades sobre o detox corporal, lembre-se que, para a manutenção de um organismo saudável, fatores como atividade física e qualidade de sono também são imprescindíveis.

Referências:

https://www.tuasaude.com/dieta-detox/

https://www.olharconceito.com.br/noticias/exibir.asp?id=17120&noticia=nutricionista-responde-detox-existe

Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.