Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Você conhece os benefícios do Pilates para a saúde? Se a sua resposta foi não, saiba que o Método contribui positivamente para o bem-estar. E não estamos falando somente do físico, já que o corpo e a mente também são beneficiados. 

Isso se deve ao fato de que ao fazer Pilates, é necessário concentrar a mente, regular a respiração e fazer uso da resistência interna. De toda forma, essa é uma maneira extremamente poderosa de melhorar a qualidade de vida. 

Contudo, para experimentar todos os seus benefícios, é importante optar por um Studio de confiança. Nesse sentido, ao fazer a sua busca, uma lista de endereços que possuem o contato desses profissionais pode te ajudar. 

Mas para te dar ainda mais incentivo na hora de iniciar ou retomar a prática, preparamos esse artigo explicando o que é o Método e, claro, todos os benefícios que o Pilates proporciona. Vamos lá? Boa leitura!

O que é Pilates?

Pilates é uma modalidade de baixo impacto, que se concentra em melhorar o alinhamento postural, a força do Power House e o equilíbrio muscular e espiritual. Embora tenha se tornado popular nos últimos anos, o Pilates surgiu no início do século 20. 

O responsável pela criação foi o alemão Joseph Hubertus Pilates, que começou a desenvolver o Método durante a primeira Guerra Mundial, e foi aperfeiçoando a técnica com o passar dos anos. 

__CONFIG_colors_palette __ {"active_palette": 0, "config": {"colors": {"62516": {"name": "Main Accent", "parent": - 1}}, "gradients": []}, "paletas": [{"nome": "Paleta padrão", "valor": {"núcleos": {"62516": {"val": "rgb (19, 114, 211)", "hsl": { "h": 210, "s": 0,83, "l": 0,45}}}, "gradientes": []}}]} __ CONFIG_colors_palette__
EU QUERO BAIXAR AGORA

Contudo, mesmo que seja uma modalidade com pouco impacto, será preciso fazer uma sessão de avaliação com um fisioterapeuta antes de participar de uma aula, que podem ser gerais e personalizadas, como as que são feitas no pré e pós-natal. 

Há também a possibilidade de fazer o exercício como reabilitação, atuando como uma progressão após o tratamento de Fisioterapia. 

Nesse sentido, os exercícios de Pilates são projetados para dar um melhor controle funcional com todas as suas atividades do dia a dia.  

Quais são os benefícios do Pilates?

Praticar Pilates regularmente oferece muitos benefícios abrangentes. A beleza dessa prática é que qualquer pessoa, em qualquer idade, pode começar. Através dos movimentos controlados e progressivos, é possível ficar mais forte e ainda melhorar a saúde mental. 

São tantas as vantagens para a saúde que separamos os 5 principais benefícios do Pilates para incluir na sua rotina ou te ajudar na preparação das aulas. Veja a seguir:  

1. Pilates melhora a flexibilidade e postura

Os movimentos de Pilates são projetados para ajudá-lo, com segurança, a aumentar o comprimento e a elasticidade dos músculos. Outro benefício notável é a melhora da mobilidade e flexibilidade. 

O Método se concentra em alongar e expandir os músculos, em vez de agrupá-los. Isso, portanto, permite que eles se tornem mais longos e mais magros. 

Os exercícios dentro do Pilates são alongamentos dinâmicos, o que significa que são movimentos ativos. Nesse sentido, ter uma boa flexibilidade geral evitará lesões, além de melhorar a postura e a saúde em geral.

2. Pilates deixa você mais forte

Muitos movimentos de Pilates exigem o trabalho do Power House, ou seja, costas, abdômen e assoalho pélvico. Isso não apenas fará com que você pareça esguio, mas ter um core forte permite que o resto do corpo relaxe, evitando tensões e lesões.

Isso se deve ao fato de que os movimentos exigem manter o tronco no lugar enquanto move os membros em diferentes direções. Sendo assim, desafia o corpo com equilíbrio, estabilidade e flexibilidade. 

Vale lembrar que, durante o processo de envelhecimento, nossos corpos tendem a se tornar rígidos e inflexíveis. O Pilates, portanto, trabalha nas articulações e mobiliza a coluna, o que pode prevenir problemas nos tendões, joelhos, ombros e pescoço.

3. Aumento nos níveis de energia e promove a perda de peso

Ao contrário de outros exercícios que visam certas partes do corpo, o Pilates adota uma abordagem holística e trabalha no fortalecimento. A prática regular tornará o aluno mais magro, forte, além de melhorar o condicionamento físico.

Como em todos os movimentos, ele aumentará sua energia, movimentando a respiração e a circulação. Além disso, vai aprimorar nossa conexão mente-corpo. Já que, segundo Joseph Pilates, o Método incentiva a coordenação completa do corpo, mente e espírito.

Portanto, ao fazer Pilates é possível notar mudanças na aparência física, bem como no bem-estar mental e níveis gerais de energia.

4. Proporciona equilíbrio

Os exercícios de Pilates exigem mais reflexão do que outros que dependem apenas da repetição. Isso, é claro, tem o benefício adicional de manter a mente ativa e alerta. Por isso, será preciso aprender uma série de movimentos e conceitos. 

Por exemplo, ficar em uma perna com os olhos abertos e depois com os olhos fechados requer muito equilíbrio. Mas com movimentos lentos dos membros e mantendo um core forte, o equilíbrio irá melhorar rapidamente.

Contudo, a coordenação é a chave para a forma como os exercícios fluem e concentra-se em trabalhar o corpo como um todo, em vez de partes individuais.

5. Pilates ajuda a manter a saúde mental

Vários estudos apoiam a noção de que o exercício pode beneficiar a saúde mental e, para mim, o Pilates não foi exceção. O foco na respiração faz com que o aluno fique mais calmo e as aulas funcionam no preparo para enfrentar as atribuições do cotidiano.

Isso porque a respiração realizada no yoga e no Pilates causam uma redução no estresse e na pressão arterial. Além disso, a respiração profunda também estimula o fluxo sanguíneo correto e ajuda no sono.

Vale destacar que o Pilates pode melhorar o humor, pois a atividade física faz com que as endorfinas sejam liberadas e cause uma sensação positiva no corpo. 

Isso se deve ao fato de que cientistas acreditam que ser ativo pode melhorar o bem-estar, já que traz uma sensação de melhor autoconfiança, autocontrole e capacidade de enfrentar um desafio.

Conclusão

Como visto, do aumento da flexibilidade à saúde mental, os benefícios do Pilates são de longo alcance. Isso porque a prática conta com exercícios específicos baseados em força, concentração e mobilidade.

Por isso, encontre um profissional experiente que atue em academias ou Studios preparados e bem equipados, e comece a praticar Pilates agora mesmo. Afinal de contas, quem não quer melhorar a qualidade de vida?