Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Você sabia que existem inúmeros aplicativos para treinar que podem te auxiliar na organização do seu treino?

A prática de exercícios físicos vai muito além de simplesmente manter uma boa estética corporal. Isso envolve a manutenção da saúde do corpo e da mente, prevenindo doenças e agregando qualidade de vida.

Porém, com a rotina que às vezes traz falta de tempo e preguiça, muitas pessoas acabam desistindo de praticar atividades físicas. 

É nesse cenário que surgem alguns aplicativos para treinar e tem como foco principal te ajudar na realização de atividades físicas, mesmo que em sua casa. 

Por conta da importância de realizar exercícios, a manutenção do bem-estar e da qualidade de vida, apresentaremos 5 aplicativos para treinar que são essenciais na evolução do seu treino. Acompanhe os detalhes no decorrer do artigo. Vamos lá?

A importância da prática de atividades físicas 

Antes de falarmos sobre os aplicativos para treinar, precisamos ressaltar a importância da realização de atividades físicas. Nesse sentido, vale lembrar as 3 principais perspectivas: para o corpo, mente e no aspecto social. 

Quando falamos sobre o aspecto corporal, é importante lembrar que a prática de exercícios é necessária, pois:

  • Melhora a circulação sanguínea;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Contribui para o emagrecimento e perda de peso;
  • Diminui os riscos da pessoa desenvolver doenças cardiovasculares;
  • Fortalece os ossos;
  • Contribui para o controle da glicemia;
  • Previne o surgimento de doenças, como o câncer;
  • Aumenta a força, assim como a resistência muscular.

Esses são apenas alguns dos benefícios que a prática de exercícios físicos podem trazer. Geralmente, são obtidos um mês após o início, levando em conta a realização de 30 minutos diários ou cerca de 150 minutos por semana.

Os exercícios não precisam ser complexos, podendo ser uma simples caminhada, corrida e até mesmo o ato de pular corda. 

No caso de quem procura uma academia, também é possível obter diversos benefícios para a saúde, levando em conta que elas dispõem de equipamentos e aparelhos que ajudam no bem-estar e qualidade de vida. 

Mas para aproveitar todo esse processo, desde o deslocamento da sua casa até a academia, alguns espaços possuem convênios com empresas de estacionamentos, para que o cliente se sinta confortável e evite qualquer tipo de estresse enquanto tenta encontrar uma vaga na rua, por exemplo.

Do ponto de vista da saúde mental, a prática de exercícios é uma excelente opção para a liberação de endorfina, que traz prazer e elevados níveis de satisfação. 

A prática de exercícios contribuem para uma sensação de bem-estar por conta da liberação desse hormônio. Com regularidade, a pessoa consegue explorar as sensações de prazer, assim como relaxamento.

A prática de atividades físicas também contribui para a prevenção de problemas na autoestima, controle da ansiedade e até mesmo em casos de depressão.

Do ponto de vista social, precisamos destacar a interação que a prática de exercícios físicos pode trazer. 

Muitas academias realizam a entrega de brindes, por meio do contato com fornecedores corporativos, assim como realização de atividades que promovem a interação social e um estímulo a mais aos seus alunos.

Essas academias são bastante interessantes, exatamente pela promoção de várias atividades em grupos e até mesmo algumas celebrações em períodos comemorativos, aulas coletivas e eventos similares.

5 aplicativos para treinar para você se organizar 

A partir do entendimento sobre a importância da realização de treinos para a manutenção da sua saúde e qualidade de vida, neste artigo, apresentaremos 5 aplicativos para treinar que vão te ajudar a se organizar e melhorar seus hábitos. Acompanhe a seguir!

1. Nike training 

O primeiro aplicativo que separamos para você é o Nike Training. Ele foi desenvolvido pela empresa norte-americana Nike, e apresenta métodos para que você escolha como realizar o seu treino com mais qualidade.

Esses treinos podem ser rápidos, variando de 7 a 12 minutos, ou até mesmo treinos longos, com duração superior a 45 minutos. 

Além do tempo investido, um usuário pode escolher uma determinada classe de músculos para treinar, assim como direcionar suas atividades para um equipamento específico, da mesma forma que você pode escolher certos serviços de uma fisioterapia home care, por exemplo.

Ou seja, esse aplicativo dá a oportunidade de personalizar as atividades que serão feitas dentro da plataforma, trazendo mais organização e qualidade de vida. 

2. Adidas training 

Para quem deseja realizar exercícios físicos em sua casa, o Adidas Training é uma excelente opção. Sobretudo no período de pandemia, muitas pessoas passaram a realizar atividades físicas em suas casas. 

Dessa forma, esse aplicativo é excelente porque traz uma diversidade de exercícios que podem ser realizados mesmo que de casa e sem o uso de equipamentos específicos. 

Também existe a possibilidade de personalizar o seu treino, fazendo com que você consiga praticar os exercícios dentro do seu nível de condicionamento físico. Com isso, é possível identificar qual é o treino que mais combina com seu estilo de vida. 

3. Runkeeper

Outro aplicativo que merece destaque nesse artigo é o Runkeeper. Esse tipo de aplicativo tem a funcionalidade de um GPS, que pode ser feito dentro de casa, seja em corridas na sua varanda ou na garagem da sua casa. 

Além disso, contribui para a realização de outros exercícios aeróbicos, como é o caso de pular corda e até mesmo fazer polichinelos. 

A vantagem do uso se dá pelo fato de que ele emite medidores de desempenho do seu treino, além de trazer relatórios sobre as atividades realizadas. 

Dessa forma, você consegue estar em dia com sua saúde e ainda entender mais sobre o seu desempenho. 

4. BTFIT

Esse também é outro aplicativo para treinar que permite que você realize atividades físicas em casa. Por exemplo, às vezes, você chega do seu trabalho e está cansado para ir até uma academia.

O que fazer? Baixe este excelente aplicativo e que contribua para a melhora da sua saúde. 

Por meio dele, você consegue realizar atividades assistindo vídeos em sua casa, além de realizar uma prática de exercícios. 

Tudo isso sem utilizar nenhum equipamento. Dessa forma, pode definir seus músculos, queimar a gordura e ainda praticar yoga para relaxamento.

5. Strava

O último aplicativo que destacamos neste artigo é o Strava, utilizado para a medição de distâncias percorridas dentro da sua casa, assim como as calorias que foram gastos e os índices de atividades que foram feitas ao ar livre. 

Se você criou um plano de exercícios, o aplicativo consegue mostrar quais são os indicadores de cada uma dessas ações. 

Com isso, você consegue obter bons resultados dentro dos seus objetivos com as práticas de atividades físicas. 

É essencial lembrar que qualquer prática de atividade física deve ser feita com base em orientações médicas, assim como com o conjunto de outras ações que envolvem boa alimentação, por meio de uma dieta equilibrada. 

Dessa forma, antes de baixar qualquer aplicativo e começar a realizar atividades, é essencial buscar uma orientação e entender pontos ligados ao seu condicionamento físico. 

É muito importante que sua “bateria” de exercícios seja personalizada, ou seja, direcionada para atender sua necessidade, a partir das características do seu corpo. 

Saiba outros aplicativos importantes para o seu treino

Além dos aplicativos para treinar que já trouxemos para você, vale a pena conhecer outros que também podem ser importantes na sua jornada prática de atividades físicas.

O primeiro é o Fitness Point, um app que conta com um personal trainer animado, para a realização de atividades físicas, com o controle e progresso de cada técnica e atividade realizada. Seu uso é gratuito, mas possui algumas funcionalidades e pacotes que podem ser pagos. 

Outro aplicativo bastante interessante é o Fitbit, que também é gratuito e está disponível para Windows, Android e iOS. Por meio dele, você consegue realizar a contagem de calorias perdidas, analisar a pressão arterial, assim como os níveis de glicose.

O registro de peso também pode ser feito no aplicativo com a prática de atividades que podem ocorrer antes ou depois do seu trabalho.

Conclusão

Mesmo com uma rotina corrida e cansativa, não existem mais desculpas para não praticar exercícios físicos. Com a facilidade da tecnologia, existem inúmeros aplicativos para treinar e que ainda te informam sobre como realizar os movimentos e calorias perdidas.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.