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Muitas vezes, a sobrecarga das articulações está relacionada ao desequilíbrio muscular de MMI e falta de fortalecimento da musculatura abdutora e extensora. Dentre elas estão: condromalácia patelar, tendinopatias e artroses. Esse desequilíbrio ocorre por uma ativação inadequada de musculatura anterior e posterior de MMII.

Geralmente as musculaturas adutora e do quadríceps estão tensionadas por uma sobrecarga de ativação nas atividades do dia a dia, além disso, muitas pessoas não têm uma vida ativa, passando muito tempo na posição sentada, o que aumenta a tensão muscular citada.

Por outro lado, os músculos extensores e abdutores ficam adormecidos, e nosso corpo necessita de ativação e fortalecimento da musculatura abdutora e extensora para restabelecermos o equilíbrio muscular e ter as articulações funcionando plenamente.

Quando ocorre um desequilíbrio muscular como o citado acima, os estabilizadores estáticos, como a cápsula articular e os ligamentos do joelho, são sobrecarregados devido à tensão inadequada da musculatura, causando muitas das patologias de joelho.

Importância do fortalecimento da musculatura abdutora e extensora

Fortalecer a musculatura abdutora e extensora gera equilíbrio entre as musculaturas e os músculos antagonistas. O fortalecimento tem que ocorrer de forma gradual e consistente, e o aluno precisa de uma consciência corporal sobre a parte do corpo que necessita de ativação.

De nada adianta a realização de movimentos, precisamos de uma contração muscular efetiva quando o objetivo é fortalecer a musculatura abdutora e extensora. Antes de iniciar a proposta de exercícios, é necessária uma avaliação do movimento, pois, a estratégia dependerá do padrão de mobilidade de cada aluno.

Alunos com tendência à hipermobilidade articular, por exemplo, terão maior dificuldade para ativação muscular. A articulação muito móvel, neste caso, dificulta o trabalho do músculo para realização do movimento.

É importante ter uma atenção redobrada para as compensações. Por outro lado, a rigidez articular impedirá uma contração muscular efetiva e, consequentemente, o fortalecimento da musculatura abdutora e extensora, pois o músculo não consegue ter espaço suficiente para seu relaxamento e contração.

É interessante associar exercícios de mobilidade para liberar as articulações. Não podemos esquecer que trabalhamos o corpo como um todo, por isso, é necessário relaxar o músculo e, posteriormente, fortalecer a musculatura antagonista. 

Confira abaixo, exemplos de exercícios de fortalecimento da musculatura abdutora e extensora de quadril.

3 exercícios para fortalecimento da musculatura abdutora e extensora

1. Shouder bridge (ponte)shoulder-bridge-fortalecimento-da-musculatura-abdutora-e-extensorashoulder-bridge

Instruções: Deitado em decúbito ventral, joelhos flexionados, mãos firmes ao solo. Realizar uma intenção de força nos calcanhares (como se puxasse para trás) para subir o quadril. O aluno deve sentir tanto a ativação de musculatura posterior de MMII, quanto glúteos. 

2. Abdução de quadrilabdução-de-quadril-fortalecimento-da-musculatura-abdutora-e-extensoraabdução-de-quadril

Instruções: Deitado em decúbito lateral, braços em posicionamento confortável que mantenha estabilização da coluna. Realizar abdução e extensão de quadril. Importante: certificar-se de que o aluno não está compensando o movimento pela articulação do quadril.

3. Agachamentoagachamento

Instruções: Em pé, com o quadril e os pés em leve rotação externa, a intenção de força deve ser sobre os calcanhares e a borda lateral do pé (para potencializar a ativação de glúteos). Realizar o agachamento e, na volta, cuidar para não ocorrer hiperextensão de joelhos.

Estes são alguns exemplos de exercícios que podemos seguir como base e as variações são diversas com a utilização de aparelhos e acessórios.

Conclusão

O fortalecimento da musculatura abdutora e extensora de quadril é de suma importância, principalmente para tirar a sobrecarga das articulações. A avaliação é fundamental, pois só com ela conseguiremos identificar as sobrecargas articulares e o padrão de movimento do nosso aluno e assim melhorar seu quadro patológico.

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