Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

A articulação do joelho pode ser considerada uma das mais importantes do corpo humano. Sua formação e suas funções justificam essa afirmação e através deste texto vamos entender melhor o porquê disso.

As funções do joelho incluem o suporte para o corpo na posição vertical, promover estabilidade e auxiliar a levantar ou abaixar o corpo.

Neste texto, você vai acompanhar os tipos de ligamentos, musculaturas envolvidas e as lesões mais comuns no joelho. Acompanhe a seguir e boa leitura!

A Anatomia do Joelho 

Entre os tipos de articulação do joelho estão o sinovial, que liga três ossos: o fêmur, a tíbia e a fíbula, e dobradiça, que formam duas articulações: a tibiofemoral e a patelofemoral.

Os ligamentos são responsáveis por manter os ossos no lugar, promovendo estabilidade articular. Pode ser divididos em dois grupos:

  • Ligamentos extracapsulares: ligamento patelar, retináculos medial e lateral da patela, ligamento colateral medial (tibial), ligamento colateral lateral (fibular), ligamento poplíteo oblíquo, ligamento poplíteo arqueado e ligamento anterolateral;
  • Ligamentos intracapsulares: ligamento cruzado anterior (LCA) e ligamento cruzado posterior (LCP);

Já os meniscos têm a função de dar congruência à articulação e absorver impactos locais. Eles podem ser divididos em medial e lateral. A inervação é um nervo femoral (nervo para o vasto medial, nervo safeno), nervo tibial, nervo fibular comum (peroneal) e divisão posterior do nervo obturatório.

A vascularização do joelho possui ramos geniculares da artéria circunflexa femoral lateral, artéria femoral, artéria tibial posterior, artéria tibial anterior e artéria poplítea.

Dentre os movimentos do joelho, é possível considerar o de flexão e extensão no plano sagital, além de leve rotação medial (ao nível de flexão) e lateral (ao nível de extensão – joelho “destravado”).

Quando o assunto são as musculaturas envolvidas, podemos enfatizar:

  • Flexão: bíceps femoral, semitendinoso e semimembranoso; iniciada pelo poplíteo e auxiliado pelo grácil e pelo sartório;
  • Extensão: quadríceps femoral (reto femoral, vasto lateral, vasto medial e vasto intermédio) auxiliado pelo tensor da fáscia lata;
  • Rotação medial: poplíteo, semimembranoso e semitendinoso, ajudados pelo sartório e pelo grácil;
  • Rotação lateral: bíceps femoral.

Lesões mais comuns no joelho

Rompimento do LCA (Ligamento Cruzado Anterior)

Pode ocorrer quando há uma mudança rápida de direção, parada repentina de movimento, uma pancada, entre outros. Dependendo do nível acometido, o tratamento pode ser cirúrgico. Muito comum em atletas de futebol.

Rompimento do LCP (Ligamento Cruzado Posterior)

Esse trauma está associado a maiores eventos, como acidentes automobilísticos ou traumas esportivos de maior contato. Em fases de maior acentuação de queixa, pode gerar derrames e dor no joelho. Na maioria dos casos o tratamento é conservador, não há necessidade cirúrgica.

Luxação Patelar

A patela é aquele osso localizado na frente do joelho, encaixado numa região chamada de tróclea. Se ocorrer uma luxação, significa que ela foi deslocada, podendo ocorrer diretamente por uma pancada ou indiretamente por uma entorse de joelho.

O tratamento inicia com o reposicionamento ósseo e imobilização temporária em extensão local. Depois, é iniciado um reforço muscular visando à estabilidade e proteção da articulação. Em casos mais graves, é necessário cirurgia através de uma artroscopia. 

Condromalácia Patelar

Conhecida como joelho de corredor, é definida como um amolecimento da cartilagem local. Não tem uma etiologia conhecida, mas pode ser associada à sobrecarga no joelho. Inchaço, dor constante local e dor ao movimento diário como subir e descer escadas são os sintomas mais comuns.

O tratamento é fisioterapêutico, com reforço muscular e alongamento para diminuição das queixas.

Artrose

Por suportar um grande peso ao longo do dia, é esperado que a cartilagem dos joelhos tenha um desgaste com o passar do tempo. Na maioria dos casos a queixa vem sem a presença de dores associadas.

A cartilagem do joelho tem a função de deslizamento, sem atrito, entre as extremidades dos ossos do joelho. A artrose não tem cura, mas os tratamentos auxiliam na redução da dor e manutenção do movimento.

O tratamento vai desde medicação, terapias, até infiltrações e procedimentos cirúrgicos. O diagnóstico dessa lesão pode ser feito por meio de exames de imagem, como raios-X e a ressonância magnética.

Tendinite Patelar

Geralmente está envolvida com atividades esportivas com saltos e desacelerações bruscas, como atletismo e o futebol. Na maioria dos casos, a lesão ocorre no polo inferior da patela, na fixação do tendão local. Ela pode ser separada em 4 fases:

  • Gera dor após uma atividade, mas sem comprometer a funcionalidade;
  • Gera dor durante e depois das atividades, sem incapacitar a pessoa; 
  • A dor é prolongada durante e após a atividade, com o aumento da dificuldade de realização em um nível satisfatório;
  • Rompimento completo do tendão, sendo necessário uma intervenção cirúrgica.

Síndrome do Corredor

Uma inflamação na região lateral da coxa, especificamente no trato iliotibial, devido à flexo-extensão excessiva do joelho que resulta do aumento da tensão ou atrito na região. 

Os maiores sintomas são hipersensibilidade, dor e sensação de queimação na região lateral do fêmur. Muitos fatores podem favorecer o surgimento desta lesão, como calçados inadequados, sobrecarga provocada por treinamentos e competições e encurtamentos musculares.

Lesão no menisco

Fica localizado no meio do joelho, entre o fêmur e a tíbia. Ele é responsável pela absorção dos impactos realizados sobre os joelhos e variadas situações podem ocasionar injúrias nessas estruturas, especialmente, nos movimentos de rotação. 

Os sintomas envolvem dores na parte lateral dos joelhos e o seu bloqueio, que é causado pelo deslocamento do menisco de um lado para o outro, causando estalos e travamento em posições específicas. Muitas vezes o tratamento cirúrgico é necessário, dependendo do grau de comprometimento da lesão – a retirada pode ser total ou parcial. 

Conclusão

Portanto, a conclusão não foge do óbvio: o joelho é uma das maiores articulações do nosso corpo, então está suscetível a diversas formas de lesões. 

Manter uma vida saudável é muito importante para a longevidade desse seu grande companheiro, portanto, controlar o peso, se aquecer e alongar antes dos exercícios, e fortalecer os músculos já são hábitos que vão te ajudar bastante. 

Para concluirmos, depois de todas as estruturas e lesões, ainda há alguma dúvida para você que o joelho é uma das maiores articulações do nosso corpo? Como fisioterapeuta, minha dica é sempre ter essas lesões e seus tratamentos na ponta da língua, pois sempre irá surgir um paciente com dor nessa articulação para tratamento. 

O Método Pilates vem como um enorme aliado para essa melhora, com exercícios que promovem estabilidade, melhora de força muscular e auxiliam o alongamento. Bora tratar esses joelhos!

Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.