Share, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Posted in:

Infográfico: Veja dicas para evitar lesões na atividade física

É muito difícil encontrar alguém que nunca tenha se lesionado durante a prática de atividade física – profissional, amadora ou até aquelas que são diretamente relacionadas à saúde. Quer saber como evitar lesões na atividade física? O Blog Educação Física preparou um infográfico com 10 dicas para impedir contusões durante a prática esportiva.

Há fatores de risco desde a genética até ao que se come que podem contribuir para uma maior incidência de lesões na atividade física. A melhor forma de tratamento ainda é a prevenção, principalmente se o aluno já possui um histórico de lesão. Nesse caso, prevenir uma reincidência é essencial.

Para começar, é sempre bom aconselhar seu aluno(a) a fazer uma avaliação física antes de começar qualquer tipo de treinamento. É a partir desta avaliação que pode-se determinar se o seu aluno está apto a realizar atividades físicas e qual ele deve praticar. Quer saber quais as outras dicas? Confira no infográfico abaixo!

voll-infografico-dicas-para-evitar-lesoes-na-atividade-fisica

Conclusão

A melhor forme de evitar lesões na atividade física ainda é a prevenção: com fortalecimento muscular, mantendo uma boa amplitude de movimento com alongamentos e um equilíbrio muscular geral. Pois essas lesões não ocorrem somente em atletas, mas em qualquer pessoa, praticantes de atividades esportivas ou não.

Após a lesão ocorrer, o tecido cicatricial nunca será o mesmo anterior, podendo levar a recidivas de lesões no local. Se o tratamento de uma lesão não for bem feito, deixa sequelas que afetam o movimento além de prejudicarem a postura e o equilíbrio corporal – dependendo do local em que ela se encontra.

O profissional de educação física – que está diretamente relacionado com o maior causador de lesões musculares: o movimento -, deve além de ter um conhecimento sobre lesões, saber agir imediatamente frente a uma lesão como encaminhá-lo a um profissional competente quando não condiz ao seu campo de atuação.

Cabe ao profissional, principalmente, evitar que esta lesão ocorra, respeitando a individualidade do seu atleta/aluno e incentivando-o a ter hábitos de vida saudáveis.

1 Comentário

Deixe um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *