Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Você provavelmente já foi a um médico e teve que passar por uma medição de peso e de altura, conhecido como IMC. Esse procedimento padrão pode acontecer por vários motivos — um deles, porém, é o acompanhamento da gordura corporal de uma pessoa.

Para fazer esse cálculo, os profissionais de saúde podem contar com diferentes índices, cada qual com a sua tabela de classificação. O mais usado é o IMC, mas existem também o RIP e o IAC. Você sabe o que significa cada uma dessas siglas? E a diferença entre esses cálculos, você conhece?

Se a resposta para essas perguntas foi “não”, este texto foi pensado para você! Neles, te explicaremos o que são esses cálculos, como fazê-los e qual é a distinção entre eles. Continue a leitura e confira!

O que é IMC?

O Índice de Massa Corporal, comumente referido como IMC, é a maneira mais conhecida de medir o peso ideal. Ele segue parâmetros da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o cálculo do peso e pode ser feito com facilidade.

O IMC leva em consideração, porém, a soma entre a massa muscular, a gordura e a massa óssea. Isso significa que ele não faz uma distinção da gordura de uma pessoa, o que pode influenciar os resultados.

Pense, por exemplo, em uma pessoa com muita massa muscular, mas pouca gordura. Seu peso será mais alto e, consequentemente, seu IMC também pode apontar para um excesso de peso. Isso não significa, porém, que essa pessoa precisa de alguma intervenção nutricional ou médica.

Como fazer o cálculo do IMC?

O cálculo do IMC é feito de maneira bastante simples, e pode ser realizado por qualquer pessoa, em casa. Para calcular, basta resolver a seguinte equação:

peso / (altura)²

Assim, uma pessoa que pesa 80kg e tem 1,70m de altura teria o seguinte IMC:

80 / (1,70)² = 27,68

Para entender o que esse valor representa, é importante conhecer a tabela de classificação do IMC. Confira:

Valor do IMC Classificação
< 16 Magreza grave
17 a 18,5 Magreza leve
18,5 a 25 Saudável
25 a 30 Sobrepeso
30 a 35 Obesidade grau I
35 a 40 Obesidade grau II
> 40 Obesidade grau III

Assim, a pessoa hipotética a que fizemos referência seria classificada como sobrepeso. 

Nos casos de IMC muito baixo ou muito alto, o indicado é procurar um médico para saber como lidar com a situação.

O que é RIP?

O Recíproco do Índice Ponderal, também chamado de Índice de Smalley, ou RIP, é outro cálculo usado para medir o peso ideal de uma pessoa. Estudos recentes sugerem que ele é mais indicado para indicar o sobrepeso e a obesidade do que o IMC, principalmente em pacientes mulheres.

O cálculo do RIP é feito da seguinte forma:

A / ∛P

Usando o exemplo de uma pessoa que pesa 80kg e tem 1,70m de altura, o RIP seria:

1,70 / ∛80 = 0,39

Para entender o que esse valor representa, o RIP também possui uma tabela de referência. Nela, temos os seguintes índices:

Valor do RIP Classificação
> 44 Abaixo do peso
41 a 44 Normal
< 41 Excesso de peso

Mais uma vez, portanto, nossa pessoa hipotética seria classificada como acima do peso. Dessa maneira, o ideal seria a busca por um profissional de saúde.

O motivo pelo qual o RIP vem sendo considerado mais indicado do que o IMC para medir o peso ideal se deve à maior fundamentação matemática da sua fórmula, já que a medida de peso é cúbica (pois representa um volume) e a medida de altura, linear. 

O RIP teria, portanto, maior confiabilidade na identificação de sobrepeso e obesidade. A diferença significativa nessa identificação, porém, foi observada apenas em grupos populacionais específicos — como as mulheres.

O que é IAC?

O Índice de Adiposidade Corporal, também conhecido como IAC, é um terceiro método usado para medir a gordura corporal. Ao contrário do IMC e do RIP, porém, esse índice ignora o peso da pessoa, focando na sua altura e nas medidas dos quadris.

Ele foi desenvolvido a partir de pesquisas que associaram a gordura corporal às medidas dos quadris de diferentes grupos. 

Apesar do campo de estudos envolvendo a confiabilidade do IAC ainda ser bastante pequeno, esse índice já se mostra diferente dos demais por não considerar o peso total da pessoa.

O cálculo é feito da seguinte forma:

[(medida do quadril em cm) / (altura)²] – 18

Mais uma vez, vamos considerar uma pessoa que pesa 80kg e tem 1,70m de altura. A circunferência do seu quadril seria de 90 cm. O seu cálculo seria o seguinte:

[90 / (1,70)²] – 18 = 13

No cálculo do IAC, as pessoas de peso ideal são as que apresentam resultado:

  • Entre 21 e 32, se mulheres;
  • Entre 8 e 20, se homens.

Neste caso, a pessoa imaginária que criamos estaria no peso ideal apenas se fosse um homem. Caso fosse mulher, estaria abaixo do peso.

Por que os cálculos de IMC, RIP e IAC são importantes?

Sobretudo para profissionais e estudantes de áreas que envolvem a saúde física das pessoas — professores de educação física, nutricionistas, fisioterapeutas etc. —, é essencial conhecer os cálculos e as limitações de cada um desses índices.

O acompanhamento desses números, apesar de não ser exato, é fundamental para garantir que as pessoas estão dentro do limite de peso adequado para a sua saúde. 

É claro, porém, que apenas esses índices não são suficientes para descartar eventuais problemas, e o contato direto com médicos e outros profissionais da saúde é indispensável.

Conclusão

A percepção antecipada de um problema de sobrepeso ou de obesidade pode fazer total diferença no conforto de uma pessoa. Daí a importância de manter esses cálculos em dia.

Porém, mais do que entender e calcular corretamente o IMC, RIP e IAC, manter uma vida saudável com bons hábitos alimentares e a prática regular de atividade são fatores fundamentais para prolongar a qualidade de vida e o bem-estar físico e mental.

Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.