Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Em estudo recente, relatei sobre o combate ao sedentarismo e a importância da atividade física.

Nos últimos anos, o estilo de vida moderno tem trazido consigo uma série de avanços tecnológicos e comodidades que facilitam a vida das pessoas.

No entanto, essa evolução trouxe consequências negativas para a saúde, como o comportamento sedentário e o sedentarismo. A falta de atividade física regular tem se tornado uma preocupação crescente, pois está associada a um maior risco de desenvolvimento de doenças crônicas.

Eu sou a Carolina Wasem, profissional de educação física e ex-atleta de patinação artística. Neste texto, vou te mostrar como a atividade física ajuda no combate ao sedentarismo. Continue a leitura!

O combate ao sedentarismo é crucial para qualidade de vida

Quase 500 milhões de pessoas vão desenvolver algum tipo doença metabólica entre 2020 e 2030, que comprometem o funcionamento do nosso organismo, dado extremamente preocupante. 

Estudos apontam também que a inatividade física é responsável por 1 em cada 10 mortes por doença, como doenças cardíacas, diabetes, mais de 13 tipos de câncer, hipertensão, AVC, entre outras.

Com o avanço das tecnologias e o aumento das atividades que envolvem o uso de dispositivos eletrônicos, como computadores, smartphones e televisões, as pessoas estão passando cada vez mais tempo sentadas em frente às telas, seja trabalhando, estudando ou se divertindo.

Antes da pandemia, segundo estudos, passávamos 7 horas do dia em inatividade física. Hoje passamos para 9 horas, ou seja, o que já não era bom ficou pior.

Esse estilo de vida é conhecido hoje como comportamento sedentário, pode ser definido como qualquer atividade realizada em uma posição sentada ou deitada, com baixo gasto energético.

A falta de atividade física regular é um fator de risco significativo para o desenvolvimento dessas doenças crônicas. Quando não nos movimentamos o suficiente, nosso corpo sofre uma série de alterações negativas. 

A falta de exercício no dia a dia afeta diretamente o metabolismo, levando a um aumento do acúmulo de gordura corporal e à redução da massa muscular. 

Além disso, através da atividade física o combate ao sedentarismo fica mais fácil. A prática de esporte ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue, melhora a circulação sanguínea, fortalece o sistema imunológico e contribui para a saúde mental, emocional e social.

Quais as idades mais comuns no sedentarismo?

É importante ressaltar que o combate ao sedentarismo não se limita apenas aos adultos, crianças e adolescentes também são acometidos por esse comportamento, especialmente devido ao aumento do tempo gasto em atividades sedentárias, como jogar videogame e assistir televisão. 

Isso pode resultar em problemas de desenvolvimento, falta de condicionamento físico, gerando ansiedade, depressão e predisposição a doenças crônicas desde a infância. 

Portanto, é fundamental incentivar nossas crianças e adolescentes a praticar atividades físicas desde cedo. O que dá muito certo é aplicar a ludicidade, nada melhor do que brincar, estar em movimento, e de forma leve e descontraída aprender novas habilidades, trabalhando o lúdico de cada criança.

Aderir hábitos saudáveis, dedicando uma parte do nosso tempo para a prática de exercícios físicos de preferência com regularidade é a maneira mais eficaz de combater o sedentarismo e prevenir doenças crônicas.

Como os exercícios físicos podem ajudar?

Os exercícios físicos trazem uma série de benefícios para o organismo, auxiliam no controle do peso corporal, promovem o fortalecimento muscular e a melhora da flexibilidade, aumentam a resistência cardiovascular, melhoram o humor e a qualidade do sono, além de reduzirem o risco de desenvolvimento de doenças crônicas.

Adotar um estilo de vida saudável e ativo não significa necessariamente se dedicar a atividades extenuantes e de alta intensidade. 

Para alcançar benefícios para a saúde, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) a recomendação é de no mínimo 150 a 300 minutos por semana de atividade física de intensidade moderada a vigorosa e, 2 dias por semana de exercícios para fortalecimento muscular ou 75 a 150 minutos de AF aeróbica vigorosa para adultos.

Isso inclui quem vive com doenças crônicas ou incapacidade, e uma média de 60 minutos por dia para crianças e adolescentes. A prática pode ser dividida em seções menores ao longo do dia, sendo assim, viável para todos e com metas atingíveis, conforme a realidade de cada um.

No entanto, é importante lembrar que o combate ao sedentarismo deve ser prazeroso. Você deve escolher uma atividade física ou exercício que goste de praticar, que faria mesmo que não fizesse nenhuma diferença no seu corpo, que te traga alegria, e não tenha tempo ruim, porque nada que é forçado se sustenta.

Conclusão

A atividade física desempenha um papel fundamental no combate ao sedentarismo, oferecendo uma série de benefícios que vão muito além da melhoria da saúde física. Ao adotar um estilo de vida ativo, as pessoas podem aumentar sua resistência cardiovascular, fortalecer seus músculos e ossos, e manter um peso saudável. 

Além disso, a atividade física regular contribui para o controle dos níveis de açúcar no sangue, redução do risco de doenças crônicas, melhoria da saúde mental e redução do estresse e da ansiedade.

O sedentarismo, por outro lado, está associado a uma série de problemas de saúde, incluindo obesidade, diabetes tipo 2, doenças cardíacas e até mesmo certos tipos de câncer. A falta de movimento também pode variar de acordo com a disposição mental, causando problemas como depressão e falta de motivação. 

Portanto, incorporar atividades físicas à rotina diária não é apenas uma escolha saudável, mas uma necessidade!

Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.