Nos últimos anos, o exercício não se limita ao propósito de melhorar a saúde e a resistência. Hoje em dia, investir no mundo fitness é encontrar um meio adicional para se sentir bonita e cuidar da estética corporal.
Assim, o mundo fitness tem várias novas oportunidades para se investir que incluem locais para a prática de exercício físico, bem como espaços para a venda de artigos e produtos relacionados às preferências do público.
Segundo a Associação Brasileira de Esportes, o faturamento anual nesse setor é de 4,73 milhões de reais.
Quer entender o porquê o mundo fitness é tão promissor para investir? Confira o material que trouxemos para você!
O que é o mundo fitness?
O mundo fitness é um campo amplo que inclui empresas que geralmente se concentram em saúde e bem-estar.
A palavra fitness, emprestada da língua inglesa, refere-se tanto à boa aptidão física quanto aos exercícios que levam a esse estado de bem-estar corporal e mental.
Portanto, junto aos centros esportivos, os representantes mais comuns desse mercado são as academias com atividades aeróbicas e musculação.
No Brasil existem 35 mil unidades de academias em todo o território, o que faz de nós o segundo país com mais academias do mundo (o primeiro é o Estados Unidos, que possui 40 mil).
Apesar disso, o percentual de usuários de academias e academias no Brasil não ultrapassa 5%. O que dá uma ideia de um mercado em potencial de crescimento para investir.
Personal trainer e consultorias
Pessoas que têm uma rotina agitada e querem uma atenção mais especializada podem investir na contratação de um personal trainer ou até mesmo um consultor para ajudar na prática.
Um personal trainer é um profissional que atua em diversos locais e atua como um orientador físico.
Assim, ele pode acompanhar as atividades na casa do cliente até em parques ou academias, para incentivar e acompanhar de perto os treinos, realizando orientações para qualificar os exercícios.
Isso facilita o cumprimento de um cronograma coeso e a obtenção dos resultados esperados.
Já um consultor é normalmente um profissional experiente que adquiriu conhecimentos aprofundados para gerir treinamentos avançados após anos de carreira.
A equipe também pode contar com equipes interdisciplinares compostas por especialistas como nutricionistas, endocrinologistas e para melhorar ainda mais os benefícios ao cliente.
Nutrição
Manter o corpo saudável requer a combinação de uma alimentação equilibrada, suplementos nutricionais e atividade física.
O mundo fitness, portanto, também possui serviços e produtos voltados à nutrição.
As consultorias e suplementação são exemplos de soluções que visam melhorar a eficácia da atividade física que, por sua vez, tem efeitos muito positivos para os clientes com bons hábitos àqueles que estão há muitos anos em sedentarismo.
Academias
Tradicionais representantes da área, as academias ainda são uma opção de negócio vantajosa para se investir, principalmente por se tratar de um espaço voltado para exercício regular, principalmente em cidades onde as práticas ao ar livre são escassas.
Atualmente, muitas redes têm feito ajustes para atrair mais clientes, incluindo turmas diferenciadas, preços competitivos e melhor formação dos profissionais de educação física.
Existem também empresas altamente segmentadas que focam em determinados tipos de treinamento para maximizar resultados e atender públicos selecionados.
Estética e cosmética
Procedimentos e produtos para melhorar a aparência é outro segmento que une o mundo fitness, beleza e bem-estar.
Dentre os serviços mais comuns, considerando ambas as áreas, estão:
- Peeling facial;
- Limpeza de pele;
- Tratamento de varizes;
- Depilação;
- Musculação;
- Cirurgias para definição.
Esses processos geralmente utilizam cosméticos, que também podem ser adquiridos diretamente pelos pacientes, como uma operadora de serviços de enfermagem domiciliar.
Quais são as tendências para o mundo fitness em 2023?
O progresso das tecnologias produz efeitos determinantes em vários setores, inclusive em áreas de academias e fortalecimento corporal.
Como muitos aspectos influenciam as tendências que prometem guiar o mundo fitness no ano que vem, leia os tópicos abaixo para conhecê-las antes de todo mundo!
1. Uso de apps
Longe dos locais em que costumam praticar exercícios, como o espaço da academia, muitas pessoas usam planos de aula e conteúdo online para complementar a rotina e buscar orientações sobre os exercícios. Esse é um dos principais mercados para se investir num futuro próximo
Foi assim que nasceram os aplicativos que são projetados para divulgar informações e para que os profissionais façam o monitoramento de internet.
Principalmente devido aos acontecimentos dos últimos anos, essa tecnologia tende a se manter ativa, agregando serviços de interesse ao público-alvo do mundo fitness.
2. Aulas online
A digitalização já é uma realidade no mundo fitness, principalmente nas academias, possibilitando que as aulas ocorram em novos modelos.
Com a comodidade e praticidade da internet, oferecer aulas online de qualidade com uma boa seleção de horários e profissionais é essencial para conquistar e manter clientes.
Uma forma inteligente de continuar prestando serviços de academia de qualidade é oferecer aulas ao vivo e gravadas, para atender diferentes gostos e rotinas, inclusive aqueles que não poderão assistir ao vivo.
A participação e presença nas redes sociais ajudarão a promover melhor suas aulas e serviços.
Além disso, a transmissão de uma aula especial pode atrair clientes e interessar novos alunos.
3. Proximidade e comunicação ativa
Um bom relacionamento com os clientes é um dos fatores cruciais para o sucesso da empresa.
Portanto, há uma tendência de criar intimidade com os alunos, mantendo os canais de comunicação abertos para ajudar na construção de relacionamentos.
É possível transmitir informações, coletar feedback e implementar diversas estratégias de marketing, não só em academias, mas também nos serviços de enfermagem home care e em outros setores.
Essas medidas ajudam a manter o engajamento e fidelizar os alunos, por meio de uma boa experiência, promovendo contratos mais longos.
Se a estratégia for bem-sucedida, é mais provável que os alunos recomendem uma academia que atraia um público crescente e promova a identificação, de alguma forma.
Neste ponto, vale investir também no aumento da participação nos canais online. Por exemplo, estar nas redes sociais facilita a aproximação com o público, enquanto sua academia pode aumentar a autoridade no mundo fitness.
4. Estratégias multidisciplinares
Nesse sentido, há uma tendência no mundo fitness de investir em um trabalho multidisciplinar, como acompanhamento de médicos e nutricionistas junto com rotinas de exercícios.
Esta pode ser uma oportunidade para criar parcerias com especialistas de outras áreas e qualificar os serviços prestados. Afinal, um aluno pode estar interessado em encontrar um nutricionista e pedir orientações,
O mesmo vale para nutricionistas, cujos pacientes podem perguntar onde se exercitar.
Caso sua empresa tenha boas parcerias, existe a oportunidade de troca de entradas, o que aumenta a atratividade dos alunos.
Ao mesmo tempo, você mostra que é mais adaptável às necessidades do cliente e oferece ainda mais valor com seus serviços.
5 dicas importantes para investir no mundo fitness
Se você chegou até aqui, já está ciente das oportunidades para investir que academias e locais de prática de exercícios apresentam.
Dentro de um mercado tão vital, é sempre bom ter dicas para se sair bem. Saiba mais agora!
1. Invista em suplementos
Além de uma dieta equilibrada, muitos entusiastas do mundo da academia contam com suplementos nutricionais para melhorar os resultados.
Este tipo de produto está no mundo fitness há muito tempo. Embora a venda de misturas seja um bom negócio, muitos empresários preferiram investir no fornecimento de suplementos nutricionais manipulados.
O diferencial desse tipo de comércio está na adequação do produto a cada pessoa e suas necessidades. Com isso, os resultados são otimizados e o cliente fica mais satisfeito.
A permanência neste campo exige que equipes de profissionais de saúde realizem exames e criem receitas seguras e personalizadas.
2. Use as ferramentas digitais a seu favor
Outra dica interessante é investir em ferramentas digitais para alavancar o poder da sua marca no mundo fitness.
Você pode usar técnicas importantes, como o inbound marketing, uma das mais populares do mercado.
É uma estratégia que compartilha conteúdos interessantes com o público e é amplamente utilizada nos modelos de negócios atuais.
Com o inbound marketing, seu público descobre sua academia por meio de materiais relevantes para eles a qualquer momento.
3. Poste imagens motivacionais
Sem dúvida, um dos principais objetivos de uma rede social no mundo fitness é chamar a atenção do público.
Para atingir esse objetivo, inclua uma frase motivacional e uma imagem que represente o conteúdo. É possível que muitos seguidores se identifiquem com a mensagem.
4. Compartilhe receitas
Receitas são outros conteúdos interessantes no mundo fitness. Se você tiver uma página no Instagram, poderá publicá-las em seu feed, stories e reels, utilizando o valor das imagens desses formatos nas redes para posicionar o negócio.
O conselho é: foque em alimentos sem açúcar, sem glúten e sem lactose, mas em uma montagem de prato atrativa.
Hoje, o mercado oferece uma enorme variedade de produtos que substituem a farinha de trigo, o açúcar e o leite. Eles são saudáveis e permitem que você crie receitas deliciosas também.
5. Faça networking
Como você certamente percebeu, essa área é bastante conectada. Ou seja, academias têm relações com nutricionistas, restaurantes saudáveis e marcas de suplementos, por exemplo.
Por essa razão, se você deseja se destacar, é imprescindível estabelecer conexões com colegas e profissionais de diferentes segmentos e que valorizam ainda mais o negócio.
Conclusão
Com um amplo mundo fitness para se investir, o mundo das academias cresce cada vez mais no país, justamente pela variedade de atuações na área. Direcionando seu dinheiro e realizando o marketing de maneira correta, a chance do retorno é grande.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.