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Com muitos profissionais no mercado, é importante investir em recursos que agreguem  diferencial ao alcançar potenciais clientes. Para os profissionais no segmento de saúde e condicionamento físico, por exemplo, investir no marketing para personal trainer é um jeito de apresentar os seus serviços de forma qualificada, agregando oportunidades.

Não importa o quão bom é o profissional, é muito importante desenvolver estratégias eficientes para se destacar no segmento, crescer e ganhar mais visibilidade.

Sendo assim, entender a importância do marketing para personal trainer e dicas de como criar estratégias eficientes são maneiras de ter resultados promissores nessa área que vem crescendo mais a cada ano, considerando o reconhecimento da importância das atividades físicas para a saúde geral.

Continue a leitura e conheça 7 estratégias de marketing para alavancar sua carreira dentro desse segmento.

A relevância do marketing para personal trainer

Aos iniciantes na carreira de personal trainer, é importante entender o que é marketing e a importância de utilizá-lo na carreira, divulgando o trabalho autônomo ou vinculado a academias.

Na prática, o marketing corresponde aos conteúdos e estratégias que o profissional – ou equipe responsável pela divulgação – pode utilizar para divulgar a marca. 

Deste modo, ao investir no marketing para a sua carreira, você pode entregar valor e atender as demandas do seu mercado, demonstrando expertise na área de atuação e alcançando novos potenciais clientes.

Com as pessoas cada vez mais conectadas e o uso intensificado da internet, o marketing digital vem conquistando mais relevância, acontecendo em canais digitais como blogs, e-mail, sites e redes sociais.

Isso representa ainda mais oportunidades para os profissionais que desejam estabelecer e ganhar reconhecimento com seu negócio. 

Isso porque a internet possibilita a aproximação mais qualificada com o público-alvo, além de contatos mais frequentes, segmentação de campanhas, mensuração de resultados e ações orgânicas e pagas – sendo que os anúncios apresentam um melhor custo-benefício, sendo mais flexíveis.

Por conta disso, diversos nichos passaram a utilizar o marketing digital para crescer no mercado e se tornar uma referência, e isso não seria diferente para os condicionadores físicos.

Nesse contexto, o marketing para o personal trainer se tornou um recurso muito importante quando o assunto é expandir o público e ter excelentes resultados na área da saúde de forma responsável e informativa.

Consequentemente, as ações possibilitam mais visibilidade, atração de novos clientes e fidelização da base de contatos, além de expandir o retorno financeiro e remuneração profissional.

Como colocar o marketing para personal trainer em prática?

Os investimentos em boas estratégias de marketing são fundamentais para se destacar no mercado. Mas afinal, como criar uma estratégia eficiente e colocá-la em prática de modo a ter melhores resultados na divulgação?

Acompanhe a seguir algumas dicas para aplicar 7 estratégias de marketing para divulgar seus serviços de personal com qualidade.

1. Conheça bem a sua persona e suas necessidades

A estética é algo que as pessoas consideram muito ao iniciar atividades físicas. Ainda assim, a procura pelos serviços de personal trainer ocorre bastante por questões de saúde. 

Seja por estética, status ou aparência, é importante conhecer as necessidades e motivações da sua persona (representação ideal do cliente), pois isso ajuda na criação das estratégias, adequação da abordagem e a definição dos canais que serão utilizados.

Cabe ressaltar, ainda, a importância de destacar o alinhamento individual, considerando questões de saúde mais pessoais e que podem impactar na realização de exercícios, como algum acidente anterior. 

Assim, atente-se às demandas nichadas que visam atender e reforçar a necessidade de um acompanhamento ou encontro individual para uma avaliação personalizada.

2. Tenha uma imagem profissional

Criar um planejamento para a marca é algo importante para o personal, já que ele atua como um microempresário. 

Desenvolver uma imagem profissional com um logotipo, canais de comunicação e conteúdos de qualidade são elementos que podem fazer a diferença.

Isso pode facilitar a identificação por parte do público, principalmente ao encontrar os perfis e páginas nas redes sociais, blog ou site. 

Por isso, estabeleça cores e imagens para usar em diversos desses canais, bem como uma linguagem fácil de ser identificada por seu público.

3. Marque presença nas redes sociais

Criar uma presença nas redes sociais é essencial no marketing para personal trainer, pois promove a aproximação mais direta com o público, inserindo o profissional na rotina desses potenciais clientes.

Nesse contexto, considerar algumas redes é crucial para ter sucesso nas estratégias, como é o caso do Instagram.

Com as pessoas utilizando cada vez mais aplicativos para interação social, investir nas redes sociais é importante, pois é a partir delas que você será descoberto pelo público. 

Mais ainda, considerando que não há barreiras geográficas para as redes, esta é uma excelente maneira de ampliar o alcance de sua atividade para o público.

4. Compartilhe conhecimento com o público

O compartilhamento de conhecimento com o seu público, independentemente da plataforma utilizada, é algo muito educativo e interessante para as pessoas, além de ajudar na autoridade e credibilidade.

Ao mostrar que você tem conhecimento e domina o assunto, você se tornará uma referência enquanto personal de saúde, fazendo com que as pessoas confiem mais em suas instruções.

5. Aposte no marketing digital como seu grande aliado

O marketing digital proporciona bons resultados, ou seja, é possível investir além das redes sociais e produção de conteúdo. O e-mail marketing, por exemplo, é uma boa solução.

Outra possibilidade de investimento é em blogs, utilizando SEO (Search Engine Optimization) e conteúdo orgânico para que mais pessoas conheçam o seu trabalho.

Nesse contexto, quando um potencial cliente realizar alguma pesquisa nos mecanismos de busca como o Google, sua marca poderá ser encontrada.

6. Crie anúncios para o Google

Os investimentos em anúncios pagos para palavras-chave relacionadas com o seu serviço, também é muito importante para o fortalecimento e reconhecimento da marca, sendo um jeito de conquistar mais clientes e aumentar a visibilidade.

Ao realizar uma pesquisa utilizando os termos relacionados ao universo de personal trainer, isso aumenta as chances das pessoas encontrarem o seu trabalho em destaque na página de pesquisa, indicada como anúncio.

7. Faça postagens interessantes e envolventes

O conteúdo criado para as redes sociais, blog e site precisa ser interessante e envolvente, ou seja, é preciso que as pessoas que estão lendo o seu conteúdo tenham vontade de continuar a leitura até o fim ou aquelas que visualizarem um vídeo no instagram anseiem por compartilhá-lo com os colegas.

Assim, quanto mais dinâmico e informativo, melhor para que os usuários se informem, confiem na marca e passem a informação adiante, reforçando ainda mais a autoridade do profissional.

Conclusão

O conhecimento sobre a persona e suas dores tem um papel muito importante no processo criativo das estratégias de marketing, sendo fundamental para o direcionamento das campanhas criadas.

Portanto, estudar esse público para saber como investir no marketing para personal trainer é uma maneira de evidenciar o seu trabalho, aumentar o número de clientes, ter mais credibilidade e claro, chances de crescimento no segmento.