Com muitos profissionais no mercado, é importante investir em recursos que agreguem diferencial ao alcançar potenciais clientes. Para os profissionais no segmento de saúde e condicionamento físico, por exemplo, investir no marketing para personal trainer é um jeito de apresentar os seus serviços de forma qualificada, agregando oportunidades.
Não importa o quão bom é o profissional, é muito importante desenvolver estratégias eficientes para se destacar no segmento, crescer e ganhar mais visibilidade.
Sendo assim, entender a importância do marketing para personal trainer e dicas de como criar estratégias eficientes são maneiras de ter resultados promissores nessa área que vem crescendo mais a cada ano, considerando o reconhecimento da importância das atividades físicas para a saúde geral.
Continue a leitura e conheça 7 estratégias de marketing para alavancar sua carreira dentro desse segmento.
A relevância do marketing para personal trainer
Aos iniciantes na carreira de personal trainer, é importante entender o que é marketing e a importância de utilizá-lo na carreira, divulgando o trabalho autônomo ou vinculado a academias.
Na prática, o marketing corresponde aos conteúdos e estratégias que o profissional – ou equipe responsável pela divulgação – pode utilizar para divulgar a marca.
Deste modo, ao investir no marketing para a sua carreira, você pode entregar valor e atender as demandas do seu mercado, demonstrando expertise na área de atuação e alcançando novos potenciais clientes.
Com as pessoas cada vez mais conectadas e o uso intensificado da internet, o marketing digital vem conquistando mais relevância, acontecendo em canais digitais como blogs, e-mail, sites e redes sociais.
Isso representa ainda mais oportunidades para os profissionais que desejam estabelecer e ganhar reconhecimento com seu negócio.
Isso porque a internet possibilita a aproximação mais qualificada com o público-alvo, além de contatos mais frequentes, segmentação de campanhas, mensuração de resultados e ações orgânicas e pagas – sendo que os anúncios apresentam um melhor custo-benefício, sendo mais flexíveis.
Por conta disso, diversos nichos passaram a utilizar o marketing digital para crescer no mercado e se tornar uma referência, e isso não seria diferente para os condicionadores físicos.
Nesse contexto, o marketing para o personal trainer se tornou um recurso muito importante quando o assunto é expandir o público e ter excelentes resultados na área da saúde de forma responsável e informativa.
Consequentemente, as ações possibilitam mais visibilidade, atração de novos clientes e fidelização da base de contatos, além de expandir o retorno financeiro e remuneração profissional.
Como colocar o marketing para personal trainer em prática?
Os investimentos em boas estratégias de marketing são fundamentais para se destacar no mercado. Mas afinal, como criar uma estratégia eficiente e colocá-la em prática de modo a ter melhores resultados na divulgação?
Acompanhe a seguir algumas dicas para aplicar 7 estratégias de marketing para divulgar seus serviços de personal com qualidade.
1. Conheça bem a sua persona e suas necessidades
A estética é algo que as pessoas consideram muito ao iniciar atividades físicas. Ainda assim, a procura pelos serviços de personal trainer ocorre bastante por questões de saúde.
Seja por estética, status ou aparência, é importante conhecer as necessidades e motivações da sua persona (representação ideal do cliente), pois isso ajuda na criação das estratégias, adequação da abordagem e a definição dos canais que serão utilizados.
Cabe ressaltar, ainda, a importância de destacar o alinhamento individual, considerando questões de saúde mais pessoais e que podem impactar na realização de exercícios, como algum acidente anterior.
Assim, atente-se às demandas nichadas que visam atender e reforçar a necessidade de um acompanhamento ou encontro individual para uma avaliação personalizada.
2. Tenha uma imagem profissional
Criar um planejamento para a marca é algo importante para o personal, já que ele atua como um microempresário.
Desenvolver uma imagem profissional com um logotipo, canais de comunicação e conteúdos de qualidade são elementos que podem fazer a diferença.
Isso pode facilitar a identificação por parte do público, principalmente ao encontrar os perfis e páginas nas redes sociais, blog ou site.
Por isso, estabeleça cores e imagens para usar em diversos desses canais, bem como uma linguagem fácil de ser identificada por seu público.
3. Marque presença nas redes sociais
Criar uma presença nas redes sociais é essencial no marketing para personal trainer, pois promove a aproximação mais direta com o público, inserindo o profissional na rotina desses potenciais clientes.
Nesse contexto, considerar algumas redes é crucial para ter sucesso nas estratégias, como é o caso do Instagram.
Com as pessoas utilizando cada vez mais aplicativos para interação social, investir nas redes sociais é importante, pois é a partir delas que você será descoberto pelo público.
Mais ainda, considerando que não há barreiras geográficas para as redes, esta é uma excelente maneira de ampliar o alcance de sua atividade para o público.
4. Compartilhe conhecimento com o público
O compartilhamento de conhecimento com o seu público, independentemente da plataforma utilizada, é algo muito educativo e interessante para as pessoas, além de ajudar na autoridade e credibilidade.
Ao mostrar que você tem conhecimento e domina o assunto, você se tornará uma referência enquanto personal de saúde, fazendo com que as pessoas confiem mais em suas instruções.
5. Aposte no marketing digital como seu grande aliado
O marketing digital proporciona bons resultados, ou seja, é possível investir além das redes sociais e produção de conteúdo. O e-mail marketing, por exemplo, é uma boa solução.
Outra possibilidade de investimento é em blogs, utilizando SEO (Search Engine Optimization) e conteúdo orgânico para que mais pessoas conheçam o seu trabalho.
Nesse contexto, quando um potencial cliente realizar alguma pesquisa nos mecanismos de busca como o Google, sua marca poderá ser encontrada.
6. Crie anúncios para o Google
Os investimentos em anúncios pagos para palavras-chave relacionadas com o seu serviço, também é muito importante para o fortalecimento e reconhecimento da marca, sendo um jeito de conquistar mais clientes e aumentar a visibilidade.
Ao realizar uma pesquisa utilizando os termos relacionados ao universo de personal trainer, isso aumenta as chances das pessoas encontrarem o seu trabalho em destaque na página de pesquisa, indicada como anúncio.
7. Faça postagens interessantes e envolventes
O conteúdo criado para as redes sociais, blog e site precisa ser interessante e envolvente, ou seja, é preciso que as pessoas que estão lendo o seu conteúdo tenham vontade de continuar a leitura até o fim ou aquelas que visualizarem um vídeo no instagram anseiem por compartilhá-lo com os colegas.
Assim, quanto mais dinâmico e informativo, melhor para que os usuários se informem, confiem na marca e passem a informação adiante, reforçando ainda mais a autoridade do profissional.
Conclusão
O conhecimento sobre a persona e suas dores tem um papel muito importante no processo criativo das estratégias de marketing, sendo fundamental para o direcionamento das campanhas criadas.
Portanto, estudar esse público para saber como investir no marketing para personal trainer é uma maneira de evidenciar o seu trabalho, aumentar o número de clientes, ter mais credibilidade e claro, chances de crescimento no segmento.